site stats Blog da Scarlet: 05/01/2006 - 06/01/2006

Ronaldinho em Shanghai, Hong Kong e Cingapura

A novidade aqui � a chegada dos gibis do Ronaldinho, aquelas mesmas editadas pelo Maur�cio de Souza.
Com certeza, as vendas dela v�o dar um g�s danado na conta banc�ria dele. :)
Vendo isso tava lembrando, tive a chance de comprar a primeira Playboy lan�ada na Indon�sia e n�o lembrei!! Uma Playboy sem foto de mulher pelada, j� pensou?



No ritmo da copa, um comercial com a sele��o Alem�
(eu coloquei as legendas :-) )

Segura Brasil!

O Brasil come�a a se enfeitar para a Copa! Est� chegando a hora de esquecer dos problemas, come�ar as mandingas e promessas e fazer muita festa! E esperar muitas comemora��es como esta e muitos tapinhas. Precisando de uma m�ozinha ;)

Aqui tamb�m j� estamos no clima. D� pra descobrir onde mora brasileiros? E a noite � um espet�culo, tem luzes :)

Rodou no mundo em 24 horas

Mais Alborghetti pra gente :-)




Enquanto isso, perto da fronteira da Alemanha. E n�o � que a loira ficou famosa mesmo? :-)



Eita internet. Depois tem mais.

Tudo um trade-off

Conversa com um amigo no msn ontem a noite:

- e aí, bicho? tudo legal? novidades?
- novidade nenhuma. tudo do mesmo jeito. trabalhando hoje pra pagar o que comemos ontem.

Quando eu estudava na 3a. série do 1o grau, foi a primeira vez que me lembro ter escutado 'O Brasil é o país do futuro'. Lá pelas épocas que eu fiz o vestibular eu achava: 'Acho que agora é o futuro, o Brasil passa pro primeiro mundo. '

Nesse época sofrei meu primeiro assalto: era estagiário num CPD de uma empresa (sim, sou da época dos CPDs). 2 caras armados me tomaram o carro, usaram para um assalto numa farmácia Pague-Menos e por pouco não me mataram (ficaram discutindo se deveria me matar ou não, porque eu ia lembrar deles de falar para a polícia)

Mais ou menos 1 ano depois, uma conhecida minha foi abusada numa cabine telefônica. Um assaltante entrou na cabine telefônica onde ela estava, agarrou por trás e passou a mão nela toda, beijou, cheirou, fez contato sexual com ela...tudo uma cena enquanto dizia: 'passa a bolsa, gatinha', quem via de fora achava que era um casal de namorados doido...uma experiência horrível.

Outros ocorream depois, mas não tão perto de mim assim. Até coisa de 2 meses atrás: o vizinho da casa onde eu morava, ali pelo bairro de Fátima, estava chegando em casa no carro. Isso era 6 da noite. Dois bandidos armados entraram no carro:- Sai sai garotão!! o teu carro agora é nosso.

O problema é que o meu amigo é deficiente. Não podia sair assim sem mais nem menos do carro sem a cadeira dele, que fica no porta malas.

Houve um grita grita dentro do carro por causa disso, até que os meliantes finalmente notaram que sim, ele era paraplégico.

Durante esse interim, tudo na vida de alguém muda. Não adianta seu trabalho, se você faz horas extras, se você junta dinheiro para aquela viagem... nada disso serve se você vive num país onde infelizmente o Estado AINDA não oferece as mínimas condições da gente conquistar nossos planos e sonhos com o suor e dedicação e trabalho.

A história é a seguinte: a gente não se toca, até acontecer do nosso lado. Se acontece no bairro pobre, na cidade do lado, em São Paulo...tudo bem. Não é conosco - pensamos. Mas quando acontece com o nosso amigo, com um vizinho, com um familiar...aí é quando cai a ficha - putz...podia ter sido eu :-(. Senão fosse aquele sinal vermelho que me segurou 30 segundos a mais.

Quando um amigo meu morreu e eu recebi a notícia eu falei pro cara: Como assim morreu? - a ficha demora pra cair, como se nós fossemos eternos e a vida fosse uma novela das 7.

aparece cada doido na tv


Dizem que, comparando com o primeiro mundo, coisa de 1 ano depois é que a maioria entende o quão frágil e expostos estavámos durante os últimos 15, 20 anos da nossa vida. As vezes até achamos que é milagre chegar onde chegamos. Isso talvez explique porque tanta gente é capaz de fazer mil loucuras para tentar uma vida melhor nos USA, na Europa etc. que nem aquela garota da novela das 8 que atravessou o Texas.

Os astronautas quando estão no espaço e olham o nosso planeta dali de cima, nunca mais voltam a ver o mundo de outra forma. Talvez mudamos quando vemos que realmente somos frágeis e estamos a mercê de mil variáveis.

A pergunta que não quer calar: Qual o mais fácil - dedicar sua atual vida e futura geração dos seus filhos para trabalhar em prol de um re-início para nosso país? ou simplesmente deixar isso aqui e seguir seus sonhos num local onde você efetivamente pode realizar mais facilmente com seu esforço e merecimento?




E voltando ao mundial... :-)
Quem ganha essa copa do mundo? siga a regra do 3964 :-)

Du Bist Deutschland!

Por falar em vira casaca :-)




Enquanto isso, na Alemanha, uma campanha para receber bem os amantes do futebol.

Se mandar para uma copa do mundo em outro continente n�o � tarefa f�cil para qualquer um (ou pelo menos a maioria). Na Alemanha ent�o, que tem um dos custos de vida mais caros do mundo, � outro fator que n�o ajuda muito. Portanto dicas atuais, de viajantes globetrotters ou gente que vive por l�, sempre s�o valiosas. Eis uma que recebi de um amigo em Berlim:

Uma passagem de trem, 2a. classe, Frankfurt para Cologne custa 60 Euros (!!). Duas pessoas custar� 120 Euros...se contar que ainda temos que voltar para Frankfurt no dia da viagem de volta (o nosso aeroporto � l�) ser�o 240 Euros....isso somente para chegar e sair da Alemanha :)

A grande dica do momento � comprar tickets da Bahn Railways Nesse per�odo est�o com uma promo��o: viagens ilimitadas durante 8 dias por 360 Euros.

Conclus�o: n�o d� nem pra pensar duas vezes :) A n�o ser que 'viajar de carona' esteja nos planos (algo bem comum l�)

Mais desastre na Indon�sia

Hoje acordei com a not�cia em v�rios canais de tv sobre um terremoto (6.2) que tinha acabado de acontecer na Indon�sia, mais precisamente na ilha de Java. Mas outro desastre?! H� alguns dias tinha sido o vulcao Merapi! � mesmo de ficar chocada em como esse povo sofre com tantos desastres naturais.E a popula��o ainda tem os traumas de um desastre maior, o tsunami, onde o epicentro foi l� mesmo na Indon�sia, mas em outra ilha, Sumatra. As pessoas sairam � procura de lugares mais altos em busca de lugar seguro. Mas n�o h� risco de acontecer novamente com este terremoto. No mapa, Cingapura est� no sul da Mal�sia. At� agora 309 mortos. Espero que n�o seja como o tsunami, que sem saberem a real gravidade iniciaram com uma estimativa baixa e o n�mero final foi obsurdo! S� na Indon�sia (pa�s mais atingido) 228.429 pessoas morreram e mais de 1 milh�o ficaram desabrigados.
Agora que conhecemos a regi�o � maior o sentimento com o sofrimento desse povo que j� vive de forma t�o dif�cil.

dia 28 de manh�: mais de 3.300 / 200.000 desabrigados
dia 28 de tarde: mais de 4.600
dia 30: 5.400



Foto do dia: Batman Shaolin Academia de KungFu

Protesto em Cingapura


Por várias vezes que passei em um lugar aqui em Cingapura vejo uma mulher no meio da calçada (perto da Orchard Road), parada com os olhos fechados e os braços esticados, as vezes quem ver pode pensar que está meditando. Mas meditando num sol quentíssimo, com cartazes ao redor (o que vi estava em algum dialeto chinês) e com algumas coisas espalhadas no chão? Algumas vezes sozinha (a que está usando uma saia preta) outras poucas vezes com uma ou duas mais pessoas. Bem, nunca consegui identificar o que era mas hoje perguntei a um 'local' o que era aquilo e para meu espanto ele disse:

- É uma 'china' protestando.
- Mas como você sabe que ela é 'china'? (pergunto insegura, afinal todos aqui parecem ter a mesma cara).
- Porque está em frente a Embaixada da China e porque Cingapureano não protesta. Aqui as pessoas não se preocupam com isso e se fizerem serão presos".
- Mas sendo a pessoa de fora porque eles não prendem tamb�m?
- Sendo caso isolado (ela estava em silêncio e sozinha) eles não acham que seja problema. Só se for em grupo.


Comentei com uma outra pessoa e ela soube me explicar que é um protesto contra um cirurgião plástico chinês que operou uma pessoa conhecida ou da família e desconfigurou o rosto da pessoa e logo então esta faleceu. E ela também confirmou:

- Se fosse de Cingapura, mesmo em um protesto em silêncio, a pessoa já estaria presa.

Na verdade as leis de Cingapura são muito restritas também em relação a liberdade de expressao. Para se ter noção, ha um lugar específico chamado 'Speakers Corner', em um parque, em que as pessoas podem discursar 'livremente'... Bem, liberdade maquiada, pois para fazer qualquer discurso primeiramente a pessoa tem que se registrar (!?) na polícia e não pode falar de assunto religioso ou racial (bem, isso ok).

Estes são os tipos de protestos que vemos aqui :-)

A m�gica gr�fica

A m�gica da computa��o gr�fica acontece justamente quando faz a gente pensar que ali n�o tem computa��o gr�fica :-)



Volto J�



Indo agora mesmo comprar meu EuroPass. At� agora � a maneira mais barata de viajar pela Europa na �poca da copa. Quando voltar com as passagens de trem na m�o conto mais detalhes :)
Enquanto isso...mais umas fotos.

Elvis � uma figura! N�o importa o canastr�o que esteja trajando essas roupas, ele atrai alegria e amigos onde quer que passe :)

The King, estava l� tamb�m. Apresenta��o de uma trupe brasileira numa 'world village' (acampamento de fans de futebol)em Suwon.
Nessa �poca a moda era a boquinha da garrafa...lembra? :) Fontes de �gua mineral nas ruas de Seoul...isso sim � civiliza��o. D� pra imaginar uma dessas na pra�a do Ferreira ? :-)
Comprar �gua mineral pra que? �gua mineral direto da fonte nas ruas de Seoul

Argentina fora !!

A hist�ria � o seguinte: A Argentina foi como uma das grandes favoritas para o mundial de 2002. (O Brasil penou para classificar-se e a Argentina passou invicta)
Chegando no mundial, as coisas mudaram. O Brasil estava prestes a ir para a pr�xima fase e a Argentina...perdendo e quase fora da competi��o. Quando finalmente enfrenta a Su�cia. E Perde. No Brasil, a primeira paix�o nacional � a sele��o. A segunda acho que � ver a Argentina perder :) As ruas de toda a Cor�ia foram tomadas por Brasileiros numa ENORME festa. Trecho de uma conversa nesse momento de um Coreano e um brasileiro:

- Voc�s est�o celebrando o que? o jogo � s� amanha.
- A Argentina foi eliminada. e na primeira fase!!! ���������!
- Mas eles t�o no Jap�o (??)
- N�o importa. Eles perderam !!! T�o fora!!! ���������!


Agora eles entendem um pouco mais a rela��o Brasil x Argentina :)
E pra quem n�o entendeu, tem esse v�deo aqui que explica



Enquanto isso em 2006, a nossa sele��o foi pra Su��a, um pa�s tranquilo e longe da badala��o, para se preparar para a copa. bem...nem t�o tranquilo assim.

Diabeisso? Robinho Hannibal?

Planeta Futebol

Eu s� fui em uma, mas imagino que toda copa do mundo deve ser assim. Em cada cidade-sede existem literalmente dezenas de pontos de encontros e boas-vindas para estrangeiros da na��o futebol. Aqui um cartaz na cidade de Suwon, na �ltima copa do mundo na Cor�ia/Jap�o. Note o texto em portugu�s.


E pela cidade toda se espalham os banners.

Viajante � tudo uma fam�lia s�. N�o importa de onde voc� venha, todos chegaram aqui com o mesmo objetivo: vir para a maior festa do esporte mundial (maior at� que as olimp�adas, alguns dizem).

Para quem vai � copa, uma dica: a festa grande mesmo acontece fora dos est�dios. Se eu soubesse disso quando fui na Cor�ia tinha economizado 200 dolares por jogo (o pre�o do ingresso na primeira fase). Detalhe nessa foto para a bandeira desenhada pelo amigo Hemet�rio


Na Alemanha n�o repetirei os mesmos erros :)

Aqui na foto al�m do seu amigo brasileiro aqui, tem mais um americano, uma coreana, um portugues e um sueco. A Su�cia ali�s foi motivo de uma das MAIORES festas na Cor�ia. A hist�ria de como ocorreu � interessante e conto amanh�.:)

Pr�ximo Destino: Copa da Alemanha 2006

Um r�pido intervalo para not�cia urgente: Finalmente, juntei o �ltimo trocadinho que tinha e decidi: Copa da Alemanha aqui vou eu :) a passagem foi comprada, ao contr�rio da �ltima copa (Cor�ia e Jap�o) a diferen�a � que agora a mulher vai junto :)
Para onde vamos? aqui �

Tamb�m a partir de hoje os posts v�o ter duas partes: uma parte que � o post nosso de cada dia e outra falando algo sobre a copa (fotos, cidades-sede, sele��o etc).

Quando estivermos l�, obviamente continuaremos as not�cias e fotos fresquinhas (vixe!) para o blog, ok? ;)

Macacos e Espíritos

O que tem de sobra em Bali, além de Templos dentro de cada casa, são macacos! Lá conhecidos como Macaques (além de cachorros, mas esses não são tão privilegiados como os macacos) e são considerados sagrados. Visitamos uma das florestas de macacos, Wanara Wana em Ubud.


Em Bali, todo mundo tem o mesmo nome. Seja homem ou mulher, no Balin�s tradicional, o primeiro filho sempre ser� Wayan, o segundo, Made, o terceiro, Nyoman, e o quarto, Ketur. Caso haja o quinto, a lista se repete. Para diferenciar o nome masculino do femininino, o masculino sempre termina em 'a' e o feminino em 'i'.
Banho espiritual no templo. Para afugentar maus press�gios que aparecem durante os sonhos.Em uma das visitas ao um dos templos, presenciamos um banho coletivo com um ritual para purificação. É comum ter vários lugares públicos para banhos e geralmente ser pode ver ao final da tarde.

Com tantos trajes coloridos, parece que, para os balineses, todo dia tem festa, mas a mais importante delas é a Galugan, o ano novo, que acontece a cada 210 dias.
Tudo sob a proteção do poderoso Vishnu.
Esse gesto na minha terra tem outro significado...

Casas de bali


Há muitos templos em Bali, na verdade em todos os lugares é possível vê-los e cada casa tem seu próprio templo. Das mais de 13 mil ilhas (!!!) da Indonésia, Bali é a única ilha Hindu de todas elas, todo o resto da Indonésia é Mulçumana; e uma das obrigaçòes dos hindus é construir seus próprios templos e lá fazer cerimonias e oferendas todos os dias.
Morador de Bali na frente do seu quarto
Visitamos uma casa para conhecer a cultura local. Curioso também que todas tem uma placa que indica o número de pessoas que lá residem. A casa é formada por vários compartimentos separados - o quarto dos pais (apontando para oeste), o quarto dos filhos (ao norte), a cozinha, o banheiro e o templo (apontando para o norte também). Em geral as casas são muitos simples, e pelo o que vimos a grande maioria da população é muito carente.

A placa indica quantos homens, mulheres e crian�as vivem aqui


É bastante curioso que a maioria das estátuas, muitas com forma humana e cabeça de elefante, para adorar o Deus Ganesh, são vestidas com uma saia quadriculada em branco-e-preto. Isso é para equilibrar as forças positivas e negativas - note nas fotos que até as árvores vestem saia lá.

Entrada de templo dentro de uma casa

Bali, a única ilha hindu da Indonésia

Bem, começamos falando de Bali sobre alguns lugares ou momentos específicos. Agora comentarei pra vocês sobre todos os dias que passamos lá, e já que estamos de volta, podemos colocar mais fotos a partir de agora :)


Uma blusa madame? custa s� 400.000 rupias!!!

Agricultura (arroz) e turismo s�o as bases econ�micas de Bali

Garotas indo para um templo levando suas oferendas

Os balineses são hinduístas e todos os dias, durante o nascer do sol, as mulheres preparam com capricho suas oferendas em pequenos cestos de folhas de palmeiras, lá colocam flores, frutas, arroz e incenso. Depois elas entregam uma ao marido e outras espalham em vários lugares. É comum andar na rua, na praia, e vê-las espalhadas pelo chão, nos carros, e nós muitas vezes pisamos em várias por não estarmos acostumados com isso. O que é como se alguem chutasse nossa imagem de nossa senhora no Brasil, por exemplo.

Uma oferenda colocada na praia. (em quantas n�s pisamos..?..)Mas também há muitos templos em Bali, na verdade em todos os lugares é possível ve-los - nas ruas, nos estabelecimentos comerciais, em lugares que julgamos 'apropriados' para templos e até mesmo em casas! Isso mesmo, todas as casas balinesas tem seu próprio templo. Uma das obrigações dos hindus é construir templos e lá fazer cerimonias e oferendas todos os dias.

Enquanto isso, as outras 13.666 ilhas da Indonésia são muçulmanas e as mulheres andam com corpos e rostos cobertos, contrastando com o colorido e exuberancia das roupas balinesas. A Indonésia é o país que tem maior população muçulmana.

Deja Vú em Bali


De volta a ilha de Bali, fomos a um vilarejo chamado Jimbaran, perto de Kuta. Est�vamos andando pela �rea de Nusa Dua quando nos deparamos com essas cenas. Quem vem do Cear�, � imposs�vel n�o fazer a comparacao com as jangadas...
os meninos do mangue no Coc� ou Prainha...
As velas do Mucuripe...
E o nosso prestigioso p�r-do-sol no mar, visto da Ponte Met�lica...
Mas mesmo com tudo isso, com as belezas das praias ainda garanto: O nosso Cear� n�o perde pra Bali!

E tem mais: mesmo do outro lado do mundo eles entendem o nosso portugu�s! As pessoas que trabalham com turismo falam italiano perfeito e se comunicam bem em espanhol :) Ent�o l�, � preciso ter cuidado com o que se fala :)

Futebol em todo canto.

Todos os comerciais de tv da Champions League sao com a mesma chamada: Uma cena do quotidiano, de repente uma bola aparece quicando ou rolando...entao todo mundo da cena sai correndo atras da bola:)
Realmente, o futebol tem um fascinio mundial.
Entao, hoje tem paradinha no blog, vou madrugar pra assistir Barcelona x Arsenal.
Palpite: 2 x 1 pro Bar�a.

Algu�m cobre a aposta?:)

Vulc�o Merapi, quase estivemos l�


Merapi � o vulc�o mais jovem da Ilha de Java, e leva mais ou menos 1 hora e meia de carro. Pesquisando no Google Earth descobri que onde est�vamos na verdade n�o era o monte Merapi, mas sim alguns kilometros mais ao sul. Como descobrimos? porque na foto tem um lago, e no monte Merapi n�o tem lagos ao redor. Aqui a foto a�rea dele.



Bom, sobre o vulc�o que visitamos, Batur, chegamos l� por causa de uma 'tourist trap', daquelas que o cara te fala: quer conhecer um vulcao? � ativo bla bla bla.
Fomos l� achando que iamos escalar ou fazer algum trekking, mas que nada, na verdade fomos para um restaurante com vista para ele.

Ao redor do vulcao vemos uma faixa de lava solidificada da �ltima erup��o. De longe parece pequena, mas na verdade tem mais ou menos 15km de extensao!! Na foto � a �rea preta que parece uma nuvem. Ali o acesso � imposs�vel. O solo rasga at� pneu de carro. Assim como o Merapi, esse vulc�o tamb�m � ativo e a popula��o que vive ao redor dele n�o se preocupa com isso, na verdade muitos hesitam em sair de l� quando o vulc�o explode. O m�ximo que fazem � ir para a casa de um amigo/parente esperar 'o espet�culo acabar' :) v� entender!

Tamb�m eles s�o em grande maioria animistas, ou seja, s�o daqueles que acreditam que sacrificar um animal acalma o Merapi.

Est�o vendo no canto da foto, uma pequena faixa denunciando um lago? pois �...bom, estivemos perto...mas nem t�o perigosamente perto assim :-)

Java News : Por um triz

Uma interrup��o para not�cia de �ltima hora:

Grandes nuvens podem ser vistas pr�ximas ao Merapi


Interessante como as coisas s�o. Por fra��es de segundo, por quest�es de minuto, por alguns dias e tudo pode mudar. A gente nunca sabe.
Domingo est�vamos vendo o vulc�o Merapi e quando sa�mos da ilha no outro dia o vulc�o explodiu!!

Leia Mais : Atividade do vulc�o Merapi se intensifica


S� por causa disso o pr�ximo post ser� sobre ele :-)

Bali e o Balinismo

Ol�,
seja bem vindo mais uma vez ao nosso espa�o virtual :)

Temos mais uma hist�ria para contar:

Templo Tanah LotNo come�o, existia somente uma cobra que era chamada Antaboga.
Depois de muito refletir e verificar a imensid�o e vazio do universo, ela criou outras 2 cobras similares a ela e com menos poderes. Para move-l�s criou uma tartaruga , e a isso chamou Bedwang. Bedwang foi enviada para o submundo para de l�, iniciar o mundo :)
O submundo � governado por Kala e Setesuyara (u�, n�o era somente Antaboga no inic�o?). Esses dois criaram a nossa terra e a luz.

Depois esse casal de Deuses criou as �guas, depois os c�us e o vazio. Como estava tudo dessarrumado, Kala empilhou as �guas sobre a terra, Setesuyara por sua vez empilhou os c�us sobre as �guas e os dois empilharam o vazio sobre os ceus, onde l� vivem o sol e a lua.

Antaboga para mostrar seu poder criou o C�u Perfumado e colocou acima de tudo isso e colocou l� Tjak (um p�ssaro com rosto humano), Taksaka (uma serpente) e v�rias outras serpentes submissas � ela, chamadas Awan.
Nota: Quando uma estrela cadente aparece nos c�us, � um Awan caindo para a terra.

Por do Sol em Bali, Vilarejo de JanbaramNa cren�a, quando o Balin�s fi�l morre, � para l� que ele vai.
Nota: O para�so vive em chamas, similar ao inferno crist�o. Ou seja, n�s inicialmente nascemos e viemos do submundo, e temos como miss�o melhorar a cada dia.

Acima do Para�so Perfumado e incendi�rio vivem os Deuses, descansando. J� que hoje n�o h� muito mais para fazer. Exceto.... lutar entre si. Da� surgem inumeras hist�rias de poder, cobi�a e o j� famoso Bem vs. Mal.

Nota : J� � a terceira vez que visitamos pa�ses e sempre mencionam aqui o cl�ssico indiano Mahabharata servindo como pano de fundo das explica��es. Ou seja, esse ser� o pr�ximo livro a ser lido :)

A partir de hoje colocaremos aqui detalhes da cultura, dos mitos e do povo Balin�s e Javan�s de acordo com nossas viagens que estamos fazendo por estas bandas aqui :) Espero que voc�s nos acompanhem em mais essa tamb�m.

Indo para Bali

Bom...esse fim de semana nao tem post. A razao pra isso e' que estamos neste exato momento embarcando para Bali.
em compensacao, segunda-feira tem fotos e novidades.
Uma historia eu ja adianto: Bali e' a unica ilha da Indonesia que nao e' mulcumana. Ou seja, deve ser bem colorido e divertido la.
Outra e' que vamos visitar Kuta, aquela mesma praia que sofreu um ataque terrorista em outubro de 2005. :)

Ate segunda-feira!!

Vesak Day

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Foto de um 'Buda Deitado'. Atenção para o detalhe: um monge 'Ang-M�' :)
O Vesak Day, em Abril ou Maio, comemora o nascimento de Buda, a sua iluminação e morte. Nesta festividade são celebrados vários atos; entre eles, soltam pássaros enjaulados para simbolizar a libertação das almas cativas, ato conhecido aqui como 'Dana'. Também nesse dia é comemorado a entrada de Buda no Nirvana.

Sobre o Nirvana um breve comentário: para os Budistas, o Nirvana (o mais alto nível espiritual que se pode alcançar) é aqui e agora e de acordo com eles, alguns já perceberam (os iluminados), outros não.

Aparentemente vão acontecer grandes festas e rituais budistas nesse dia, as Danas. Aí segue-se o rito já tradicional em qualquer celebração aqui na Asia: visita a templos, orações e desfiles...e de novo: Feriado! :)

Também é dia de doação de sangue. Mas o mais curioso é que nessa sexta-feira do dia das mães eles não comem carne...e pior, eles assinam um atestado na segunda-feira afirmando que realmente não comeram carne :) Aqui meus amigos já estão imprimindo seus próprios atestados para serem assinados. Vá entender.

Assim como o 9o. mes Chines Taoísta, o Vesak é o mes mais sagrado para os Budistas, e muda de nome em vários paáses: Na índia é chamado de Visakha, no Nepal é Buddha Purnima, na Tailandia é Visakha Bucha, na Indonesia é Waisak.

Durante esse feriado estaremos viajando para a Indonésia, então esperem fotos na próxima semana :)