site stats Blog da Scarlet: 10/01/2006 - 11/01/2006

A Historia de Phan Thi Kim Phuc



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Durante nossa visita ao museu da guerra do Vietnam, em Saigon, tivemos a oportunidade de ver ao vivo dezenas de fotos que foram capas de revistas da época e que ficaram famosas no mundo inteiro e ganharam varios premios, a maioria Pulizter.

Uma das fotos que mais recordo, desde pequeno, é a foto de uma garotinha, correndo nua no meio de uma tropa de militares do exército. Fica claro na foto o sofrimento dela e sua expressão é marcante desde o primeiro momento que colocamos os olhos nela.

A foto da pequena Phan Thi Kim Phuc correu o mundo aumentando ainda mais o poder das manifestacoes anti-guerra e contra a invasao do Vietnam, hoje ela mora no Canada e é uma pacifista mundialmente reconhecida.


Lá no museu, descobrimos que seu nome é Phan Thi Kim Phuc, e ela tinha na época 9 anos de idade. Na foto ela está tentando sobreviver de um ataque de Napalm ao seu vilarejo, Trang Bang. Sua pele está completamente queimada.

Curiosamente tambem passamos no vilarejo onde ela morava quando fomos visitar o templo Cao Dai, mas nao sabiamos disso quando fomos lá.

O fotógrado Nick Ut, da AP (Associated Press), ganhou um premio Pulitzer Prize por essa foto. A imagem a pequena criança correndo, nua e desesperada, com a vila em chamas ao fundo é hoje talvez mundialmente a imagem mais lembrada do vietnam. Já adulta, numa entrevista para a BBC, ela disse que estava gritando: Está quente! esta muito quente!

O fotografo logo após tirar a foto, a levou para um hospital em Saigon e sobreviveu. Nick e ela ficaram bastante amigos depois disso.

Já adulta, ela foi estudar em Cuba e virou celebridade mundial de manifestacoes anti-guerra.

Hoje ela, seu marido e duas criancas moram em Ontario, no Canada, onde receberam asilo politico, conseguindo assim fugir do Vietnam.

No Canada, em 1996, ela finalmente conseguiu falar com os médicos que salvaram sua vida.

Agora uma informacao muito curiosa. O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, nao acreditou que a foto dela era verdade. Ele disse publicamente que aquilo era 'uma farsa montada para desestabilizar os planos da America na guerra do Vietnam'. Uma lástima saber que tal homem comandou a morte de milhares de jovens americanos por causa de uma briga de poder estupida contra a antiga Uniao Sovietica, URSS !

Pra mim, ele e todos os outros politicos que mandam jovens para morrer em guerra deveriam ir pessoalmente. Vai ver ele tambem nao acreditava que as mortes da guerra eram reais.

O Massacre de My Lai

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Eis uma historia que me chocou profundamente nas nossas andanças por aqui. Passei 2 dias aterrorizados com os fatos que vamos lhes contar agora.

Em 16 de Março de 1968 no vilarejo de My Lai (fala-se "mi-lai"), um pequeno grupamento de soldados norte-americanos executou um dos massacres mais crueis e sanguinarios da historia das guerras. Nao existiam soldados ou grupos armados na pequena vila de camponeses; centenas dos seus habitantes, mulheres e criancas abaixo dos 12 anos de idade sofreram as maiores brutalidades do mundo.

Os Soldados estavam quase a ponto de matar essa familia; quando eu vi, gritei: ESPERE!!!. Entao eles pararam por uns segundos e tirei essa foto. Dei as costas e sai, depois escutei os tiros dos rifles matando todos. Nao tive coragem de olhar para tras. Ha poucos segundos estavam todos vivos. - palavras do fotografo. Essa foto e os olhares das criancas prestes a morrerem é algo q nunca vou esquecer.Apos a ofensiva Tet, a Inteligencia do exercito americano organizou-se um ataque surpresa a uma suposta base da resistencia do Vietnam, supostamente localizada em My Lai.

O grupo de soldados ao chegar lá somente achou criancas, mulheres e idosos. Mesmo assim receberam instrucoes de destruir tudo e todos, o Capitao Ernest Medina ordenou que ninguem deveria sobreviver naquele dia, nem mulheres, nem criancas.

o soldado matou a tiro uma crianca, ela deveria ter uns 2 anos de idade; o irmao mais velho se joga em cima do corpo, e em seguida é executado tambem.Entao comecou uma chacina sem tamanho na historia. Familias inteiras foram mortas, a grande maioria com as proprias maos, ja que nao ofereciam resistencia nenhuma. Soldados estupraram e degolaram mulheres, esfaquearam criancas, e torturaram e estraçalharam idosos. Naquele dias os soldados 'encarnaram e externaram os piores demonios que existem dentro de cada um de nos.'

O massacre somente nao foi maior porque um soldado, Hugh Thumpson Jr, piloto de um helicoptero recem-chegado na guerra viu a cena toda de cima e pousou desesperadamente salvando 15 criancas e mulheres. E mais que isso, ele confrontou os proprios soldados americanos dizendo que se continuassem com aquele absurdo ele mesmo dispararia contra seu proprio exercito.

Esta mae e seus 3 filhos, foram executados segundos depois dessa foto ter sido tirada. O desespero no rosto da mae contrasta com o olhar da crianca em direcao a cameraIsso me leva a crer no seguinte: A guerra realmente mexe com a cabeça das pessoas. Aqueles soldados sanguinarios que estavam ali nao eram mais homens, nao tinham mais alma. A vida nao valia mais nada. Somente o 'heroi' recem-chegado que conseguiu ver a demencia da situacao, e felizmente conseguir salvas algumas vidas. Essas pessoas jamais voltarao/voltaram a ver o mundo com os mesmos olhos, tal qual mostra de forma excelente o filme 'Full Metal Jacket', de Stanley Kubrick.

Porque essa historia foi importante? porque em junho do mesmo ano, essa noticia virou capa do New York Times, e fortaleceu mais ainda o movimento anti-guerra nos Estados Unidos. A massa de indecisos da populacao norte-americana finalmente tomou parte na questao anti-guerra. E as historias das brutalidades norte-americanas comecaram a chegar mais rapidamente aos noticiarios.

Relacao de 4 familias e como elas foram mortas. Note que quase todos sao mulheres, algumas gravidas, e criancas, alguns com apenas 7 meses de idade. Todos mortos esfaqueados, esquartejados, degolados e rasgados na barriga com facasOutra coisa que mexeu com meus brios: A 'frieza' de um fotografo-correspondente de guerra. A maioria dessas fotos foram tiradas com a cena acontecendo o prestes a acontecer. Tem que ter muito sangue frio para testemunhar a cena e nao interferir em absolutamente em nada, mesmo sabendo que um massacre esta ocorrendo diante de seus olhos.

Essas fotos são REAIS, foram tiradas durante, antes ou após o massacre. Algumas são crueis e fortissimas. Outras mais nao colocarei aqui, mas estao no nosso album de fotos do Vietnam. Clique nas fotos para saber mais delas.


Cao Dai e Caodaismo em Tay Ninh


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar! Fomos para Tay Ninh, visitar o templo de uma religiao super curiosa, o caodaismo. La o Deus deles é 'O Olho'.

De acordo com o que lemos no nosso guia, a crenca deles é a seguinte: no inicio de tudo existia o Tao. Entao ocorreu uma grande explosao, e daí nasceu o Yang (O Deus).

Foto de um dos portoes de entrada para o templo principal do Cao Dai
Deus é masculino, e nao pode criar nada novo. Por isso de um pedaco dele mesmo, criou Yin (A Deusa). Com a uniao do Yin e o Yang, apareceram todas outras coisas que existem hoje. Yin é a mãe de tudo.

Os Caoistas, adoram o nosso mesmo Deus Cristao, Ocidental; e a Deusa, a mesma das religioes Orientais e Celtas. Inclusive para Yin, eles ainda deram um nome especial, Mãe Buda. Assim, eles tambem adoram Buda.

Parece piada. As estatuas de Buda e Jesus (de saia), lado a lado, em cima de uma ave Fenix e esmagando uma cobra com os pesUm detalhe: No Budismo todos os Budas sao homens, logo Mae Buda também é homem :) aqui a historia fica complicada de explicar. Mae Buda é masculino; Yin é A Deusa, feminino; Mae Buda e Yin sao a mesma pessoa. Enfim, cada religiao com seu Dogma.

Quando é preciso orar e pedir algo, reza para quem? Ai surge 'O Olho'. O Olho que tudo ve, tudo sabe e tudo pode. Eles rezam para esse Olho.

Essa é a explicacao da religiao.

Agora, a explicacao de como ela naceu, é bem mais realista.

Um cidadao resolveu criar ele mesmo sua religiao. Diz ele que teve a revelacao dessa missao através de um sonho. Reuniu milhares de pessoas que logo tornaram-se seguidores dele. Ele conseguiu arrecadar um bocado de dinheiro para construir um templo, e todos os coitados, que em sua imensa maioria eram pobres, deram sua contribuicao em dinheiro; em troca, o seguidor ganhava um lugar num dos Paraisos e um posto melhor na religiao...Lembra demais Universal do Reino de Deus e o Bispo Edir Macedo.

Entao um dia, com a igreja ja estabelecida, o cidadao se nomeou Bispo e o Bispo precisou de mais dinheiro para construir um templo chamado de o Grande Cao Dai. Com o templo construido, todos foram felizes; e o tal Bispo reuniu o dinheiro... e desapareceu, deixando todo mundo na mao. Olha so.

No topo do templo, O mundo. Acima do mundo, o dragao rosa, acima do dragao rosa, esta o Tao.

Entao, um dos que restaram resolveu nomear-se Bispo tambem; imagina o que vai acontecer?
Ele juntou mais dinheiro para alguma obra lá, e quando atingiu a meta...pegou o dinheiro... e sumiu tambem :)

Diante disso tudo, so havia uma solucao: A igreja nao poderia ficar sem lider; Entao um outro seguidor nomeou-se Bispo :) ... Só que ai o governo entrou no meio da conversa e determinou que 'a piada foi longe demais' e que ele seria o ultimo Bispo da religiao, ninguem mais poderia ser. E ele esta la ate hoje.

O Caodaismo foi feito para pegar gente de varias religioes e agradar a todos: cristaos, budistas, celtas, taoistas. Por isso existe tanta mistura de Tao, com Buda, com Jesus, com a Deusa.


Foto de uma missa. Note os degraus no chao. Cada degrau representa um nivel espiritual mais elevado. e quando mais perto voce senta do Olho, mais prestigio voce tem


O templo é muito curioso. Enorme, na verdade o templo é uma mini-cidade de 2km quadrados. Com figuras muito estranhas: dragoes cor de rosa, uma estatua de Jesus ao Lado de Buda ao lado de Mao-Tse e uma estatua de vários santos, entre eles: Sun Yat Set, um falecido politico chines enormemente adorado aqui na Asia, e Victor Hugo. É....aquele mesmo escritor.

Hoje a igreja nao ganha muito mais adeptos, de tanto problema que ja teve; mas ela é parada obrigatoria como um dos locais curiosos do Vietnam.

O Poder do Napalm



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! "Eu adoro o cheiro de Napalm durante as manhas. Ele tem cheiro de...vitória!!" - filme Apocalypse Now, de Oliver Stone

O Napalm é uma arma que foi enormemente utilizada na guerra do Vietnam, uma especie de gel solvente e altamente inflamavel. O unico problema é que seca rapidamente. Entretanto a mente humana é capaz de absurdos inimaginaveis em nome da destruicao, e assim aprendemos a misturar o napalm, que é altamente corrosivo e explosivo, com latex. O resultado : Agora tudo aquilo que o napalm toca nao somente incendeia, mas tambem gruda (na pele) ate consumir-se. nem mesmo mergulhando em agua o fogo é aliviado. Veja da crueldade que somos capazes...

Fotos de varios B-52 sobrevoando e atacando o norte do Vietnam. Essa foto tiramos no museu da guerra, em Saigon.E nao para por ai. No Vietnam, a nossa mente destrutiva mais uma vez superou. O exercito dos USA descobriu que adicionando mais gasolina, ele nao somente fica mais destrutivo, como tambem anula todo o oxigenio ao redor. Agora eles podem nao apenas tocar fogo no inimigo, mas tambem evitar que outros se aproximem para ajudar, ja que nao é possivel respirar perto dele.

Normalmente, o napalm mata rapidamente, aqueles que escapam o fazem terrivelmente desfigurados. O napalm virou uma das assinaturas dessa epoca cruel.

As bombas com mais carga explosiva eram lancadas com paraquedas, para retardarem sua explosao e dar tempo da esquadrilha sair de cima do raio de acao delasComo arma, foi banido internacionamente, e varios paises assinaram um acordo de nao usa-lo mais em conflitos. Para surpresa de alguns, os Estados Unidos recusaram-se a assinar, mas prometeram destruir o napalm que possuiam.

Em momentos extremos, o Napalm foi lancado desde avioes, exterminando vilarejos de gente inocente e tudo que existe de vida ao seu redor. Nao adiantava correr.


pequeno trecho de video demonstrando como o napalm era lancado dos avioes.

Compare o tamanho de uma das varias bombas lancadas por um B-52 com uma pessoa.A administracao Bush, recentemente no Iraque, durante muito tempo procurou por armas de destruicao em massa (mass destruction weapons). Napalm é uma delas. Curiosamente, eles foram exatamente os 'mestres' nessa utilizacao.

Aos poucos eu estou tendo uma imagem mais marcante e cruel sobre o que foi a Guerra do Vietnam. Somente conhecida aquela guerra que vi anos depois na tv, que iniciou um movimento de paz e amor pelo mundo; mas aos poucos vejo a razao disso. Ela conseguiu tirar de humanos o lado perverso, do mesmo estilo do mostrado durante a epoca do nazismo. Da ate medo perguntar 'qual o limite da nossa crueldade'.

Transito No Coracao de Saigon, Vietnam


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar!
Esqueçam os tours pela cidade dentro de van ou onibus turisticos. Não importa o que digam, só existe uma maneira de realmente sentir a verdadeira Saigon: à pé ou no banquinho traseiro de uma moto. No comeco é de meter medo, mas logo se tornou uma das maiores diversoes da viagem.
Algumas fotos de um raro momento: Motociclistas parados num dos raríssimos sinais de transito. Parecia mais que estavam esperando a largada da corrida ;)

Para descobrir Saigon, observe o transito. A pe ou numa motocicleta.
enquanto isso, do outro lado da rua...
motociclistas num dia normal de Saigon, esperando o sinal abrir. Exercito de milhoes, todos com sua propria motocicleta

Mais tarde falamos mais sobre isso aqui mesmo ok?

Finalmente com internet



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Estavamos sem internet mas agora estamos na civilizacao, de volta a Saigon.
Aqui uma amostra do que é a 'civilizacao' no Vietnam. Uma foto tirada hoje do centro de Saigon.

foto aerea de uma area do centro de Ho Chi Minh, Saigon, no Vietnam.


Antes uma paradinha para almoçar...menu de hoje: Sapos e Cobras

menu de hoje: sapos e cobras. Eu ja vi pior, peba e lagarto no ceara


Um bocado de gente diz: uurrghh!! Com cara de nojo. Bom, pra mim que venho do Ceará, isso não é tão estranho. A gente come até peba. Cobra a gente comia na barraca Itaparicá, na praia do futuro...entao se algum cearense ler isso e fizer cara feia, recebe uma vaia de fresco :-)

Enquanto isso, leio no UOL e Terra as noticias de hoje: caso do goleiro Stefan Postma e o cachorrinho Flock Mello Pires da Sheila Carvalho. O 3o Mundo é surreal mesmo.

Chegada em Saigon (Ho Chi Minh) e breve historia do Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Estamos no Vietnam, mais precisamente em Ho Chi Minh
que um dia foi conhecida como Saigon. Infelizmente a imagem que
tenho do Vietnam é Guerra. Por isso, uma das minhas metas pessoais aqui, alem de
tentar otimas fotos, e fazer amigos é sobretudo entender sua cultura e história.
A Guerra do Vietnam sozinha já é tema suficiente para livros extensos, tentarei ser breve sobre o que aprendi aqui dos proprios Viets.

Detalhe : Aqui na Asia o "grande vilão" historico sao os Japoneses, que durante seculos dominaram, guerrearam, dizimaram e torturaram dezenas de paises e culturas.Se eu te perguntasse: Essa foto foi tirada num pais devastado por uma guerra ou no Brasil? o que voce responderia? Sera que o Brasil nao vive uma guerra velada e nós não conseguimos aceitar o fato?A China aqui reinou durante seculos. Disputas internas entraram em conflito com uma etnia local, os Trans, que viviam mais ao sul. Os Trans pediram auxilio Francês, e assim comecou a protecao/dominio Francês ao sul. Por ordem da França, as tropas foram ordenadas a sair do país; mas ai aconteceu algo muito interessante: os soldados negaram as ordens, deserdaram da Franca e continuaram no vietnam :) e o imperio Frances no sul caiu as graças do povo. Ai pronto! os Franceses comecaram o domínio e expansao.

Nascia a Conchichina :) isso mesmo, aquela das piadas la no Ceará: "Ah, vai ver se eu estou na cochichina, menino!" O poder corrompe, e o poder logo corrompeu os Franceses. Escravidao e trabalhos forcados criaram guerrilhas para expulsa-los do pais. O povo ja nao os queria la.


no aeroporto, um busto do lider Ho Chi Minh entre a bandeira e simbolos comunistas. lembrancas da antiga URSSUm dia surge da multidao um jovem de classe baixa, trabalhador, idealista e muito carismatico, capaz de mobilizar multidoes onde passava (Lembrou do Lula??) Ele foi para Moscou buscar apoio comunista. Seu nome era Ho Chi Minh e ele estava disposto a liberar seu pais de vez dos invasores.


Os Franceses buscaram ajuda dos Japoneses para dominar o sul. Grande erro. Rapidamente os japoneses dominaram os Franceses e assumiram o controle do sul, para em seguida devolver o dominio aos Chineses.


Sendo assim, a Franca buscou auxilio da Inglaterra. Meses depois os Ingleses aportaram no sul e controlaram parte dele, libertando e unindo-se aos prisioneiros Franceses. Nesse momento no Vietnam surgiu um modelo social completamente sem leis e sem dominio, o chamado Estado de Anarquia. As criancas, nao importam de onde sejam, sempre trazem consigo a esperanca de um futoro mais prospero; aqui nao é diferenteO jovem Ho Chi Minh fugiu entao para as montanhas ao norte. Ingleses e Franceses iniciaram a guerra contra o norte. A missao: Capturar Ho Chi Minh.


E advinhem so!! uma pequena milicia de idealistas com armas rudimentares derrotou o exercito do poderoso Imperio Ingles. Taticas de guerrilha eram sua arma, ninguem conhecia tao bem as montanhas e selvas como eles.


Assistiu ao filme Rambo 2? Do mesmo jeito, mas imagina o Rambo sendo os vietnameses. Eles escondiam-se no solo, na lama, nas arvores... e assim matavam silenciosamente, um por um. A tatica de guerrilha era eficiente e cruel! Conta-se que cada batalha contra um soldado Vietnames morriam 50 soldados ingleses. Ingleses e Franceses sucumbiram e morreram nas selvas. Diante da inevitavel derrota, buscaram um acordo, que dividiu o Vietnam em 2: Norte (os livres e comunistas, liderados por Ho Chi Minh com capital em Hanoi) e Sul (os anti-comunistas com capital em Saigon)

Chegamos aqui em Saigon e esta caindo uma chuva daquelas, mas as meninas ali nao parecem se incomodarNessa epoca nao havia internet, web etc... noticias caminham lentamente e com falsas interpretacoes. Assim elas chegaram aos ouvidos do governo dos Estados Unidos. Então começa agora uma absurda e inumeravel sucessao de erros e falsas interpretacoes dos fatos reais por parte dos Americanos, o que fatalmente desencadeou a guerra do Vietnam, um dos episodios mais violentos do seculo passado!!

Bom...sobre isso a gente fala mais em breve, agora vamos sair para tirar umas fotos ;)

A primeira vez que a televisao mostrou a morte ao vivo


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!O ano é 1968. O local é o Vietnam. O momento é durante a Ofensiva Tet, um dos momentos mais marcantes da guerra do Vietnam. General Nguyen mantem sua arma apontada para a cabeça de um prisioneiro Viet Cong.

General Nguyen mantem sua arma apontada para a cabeça de um prisioneiro Viet Cong. Essa foi a primeira vez que a televisao mostrou a morte ao vivo

Durante a ofensiva Tet, a rede de TV NBC transmitia direto de Saigon o que eles acreditavam ser o final da guerra. Ao contrário do que muitos imaginavam, o que está sendo executado é um vietcong, e o executor é aliado dos Estados Unidos.
A transmissão foi rápida, o cinegrafista deu um giro de câmera e coincidentemente estava essa a cena enquadrada na tv de milhões de norte-americanos esperando por notícias sobre a guerra. De repente....o disparo. Sangue jorrado por toda parte.
Ninguém esperava, ninguém planejou isso. E ele foi morto ali mesmo, chocando milhões na TV. A televisão e a tecnologia pela primeira vez na história traziam ao vivo e em rede nacional uma morte, crua e nua para todos testemunharem. Ali, naquela hora. As transmissões foram abruptamente encerradas e a TV saiu do ar momentaneamente. Ninguém mais estava inocente com a guerra.
Dias depois começavam as primeiras manifestações pacifistas e anti-guerra, com o lema "say no to war" em San Francisco, New York e Washington.
"O General matou um viet cong; eu matei o General com minha camera. Fotografia é a arma mais poderosa do mundo. Pessoas acreditam nas fotografias, mas as fotos tambem podem mentir. Elas são meias-verdades. E se voce fosse o General, naquela época, naquela situacao, com o bandido mais procurado da época, logo após ele matar 5 Americanos, o que voce faria? será que voce tambem nao puxaria o gatilho?" - Disse Eddie Adams em defesa do General Nguyen, e fotógrafo que por um momento desses de extrema sorte conseguiu captar a exata foto no exato momento da execução e que posteriormente ganharia o Prêmio Pulitzer de fotografia daquele ano.
Essa é Saigon. E é para lá que estamos indo. A partir de sexta o blog será atualizado de lá.
Até mais pessoal :)

O Ritual Indiano do Karwa Chauth para a Felicidade dos Maridos

oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar! Dia 10 de outubro houve mais uma celebração hindu (típica do norte da Índia), chamada Karwa Chauth - um ritual das esposas hindus que oram pela felicidade, longevidade e prosperidade de seus maridos.

Esposas indianas vestidas para a celebracao do ritual do karwa chauth
As esposas permanecem em jejum, não sendo permitido nem mesmo tomar líquidos, desde o nascer do sol, passando por momentos de orações e a noite manifestações de culto à lua, quando então se quebra o jejum e há oferenda de água à lua. As mulheres se reunem para contar histórias e trocam presentes simbolizando alegria, felicidade e esplender para a vida conjugal.
tipicos desenhos tatuados nas maos feitos com henna

A beleza é fundamental neste dia, então elas providenciam roupas especiais e muito coloridas, destacando principalmente à cor vermelha e rosa, esbanjam nas jóias, capricham na maquiagem e fazem tatuagens de henna nas mãos, corpo e pés.


esposas se enfeitam e jejuam na esperanca de ajudar na felicidade do marido
E como toda celebração hindu, claro que tem uma história a ser contada, agora de uma princesa chamada Veeravati que com sua devoçao e fé ganhou o afeto do seu marido e a benção da deusa Parvati.

Pelo o que já presenciei, a cultura hindu é mesmo muito rica em detalhes. Quando tivermos oportunidade colocaremos algum vídeo de dança típica, é incrível a precisão dos movimentos e a expressão facial, com grande destaque ao olhar. É de fascinar!

Ah, e aquela que tem, reze pelo seu marido, nao indiano! ;)

O jogo das sexta-feiras


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Pessoal, estou aqui com uma proposta para voces que eu achei legal. Olha só.

A ideia é o seguinte: Toda sexta-feira aqui no blog a gente coloca 5 perguntas, bem definidas e claras. O objetivo é coletar suas respostas de acordo com o tema e a partir dai vemos como se dessenrola a coisa.

E a variacao aqui sera o seguinte: estaremos abertos a contribuicoes :-) ou seja, nao somente a gente mas qualquer um tambem pode participar nos enviando 5 perguntas e nós publicaremos aqui no blog. Eu acho super bacana! :-) Se quiser participar nosso email é superedge@gmail.com

Entao vamos lá, começando a brincadeira:

Que música primeiro aparece na sua imaginacao quando você pensa nessas situacoes:

  1. Um evento esportivo
  2. Uma festa entre amigos
  3. Dirigindo carro
  4. Uma noite de sexta-feira
  5. Uma manha de segunda-feira

Legal! Agora é com voces, cliquem aqui e digitem suas respostas ! :-)

Cingapura com 100% de acesso gratuito a internet e sem fio, wi-fi


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!
Acho que o futuro chegou, e notamos isso em varias coisas cotidianas que eram impensaveis ha mais ou menos 10 anos.

Um exemplo disso é que aqui, a partir de dezembro de 2006, todo o pais sera coberto por internet sem fio, wi-fi ate o fim desse ano. E de graça!!. La em casa por exemplo, ja acessamos a internet de graca, agora a cobertura sera extendida ao resto do país.


Todo ano os politicos aqui tracam metas para a década, uma das metas aqui é fazer de Cingapura o país lider mundial de telecomunicacoes. Acesso wi-fi gratuito e irrestrito tambem incluso. Outra meta é colocar um computador em cada casa com crianca em idade escolar, patrocinada pela Microsoft.

O futuro chegou sim, aos poucos mas está tomando conta.

O Padrao de beleza ditado por Bollywood


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Em outras oportunidades a gente falou aqui sobre Bollywood e seus astros.
Interessante como o conceito de atrativo, de belo, o nosso brasileirissimo 'gostoso' ou 'gostosa' muda de lugar para lugar. E por aqui na Asia o impacto é fortissimo. Que abdomem definido e musculos que nada, vejam so o caso da cultura da India.

Li no jornal dias desses uma reportagem sobre mulheres solteiras, bem sucedidas profissionalmente e maduras sofrem golpes de homens solteiros e bonitos. Um caso específico foi de uma executiva na Malasia que ficou apaixonada por um rapaz que trabalhava num shopping center em Kuala Lumpur.
- Ele era lindo! Nao tinha como nao conter minha atracao por ele. Eramos bem felizes, e minhas amigas todas diziam que queriam tambem alguem bonito como ele, que eu ganhei na loteria - disse ela
.
Eles iniciaram o namoro, meses depois, comecaram os dois a tirar fotos em poses sensuais. Logo logo ele ameacou com uma chantagem: ela tinha que pagar por mes cerca de 400 dolares para ele ou ele divulgaria as fotos dela na internet.
- Eu estava cega de paixao. Ele era perfeito, o cabelo, os olhos, ate o bigode(??) e as roupas. tudo nele era encantador. Me deixei levar, mas nada é tao perfeito como parece.


Resultado : Depois de muito relutar, ela decidiu denunciar o rapaz a policia e ele acabou preso.

O interessante aqui nao é nem tanto o enredo da historia, ate bem comum, vide por exemplo sites com fotos de ex-namoradas que existem por ai aos milhoes; o legal é descobrir o que é o padrao de beleza por essa regiao.

- Ele parecia demais com um aqueles atores de bollywood. Impossivel uma mulher nao se apaixonar, nao é?


Entao meus amigos, estao curiosos para saber como é definido o homem bonitao que encanta os coracoes das mulheres por aqui?

E o que voce acha ? vai deixar o bigode crescer e se mudar para India? :-)

Theemidhi no Templo Sri Mariamman, Deusa Draupadi andando sobre Brasas


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar!Toda vez que visita-se um país de cultura Hindu, a mesma história aparece, o Mahabharata, uma fantástica história de aventuras e guerras na India que menciona Deuses e heróis, lembra as Mitologias Gregas e Romanas. Um desses personagens é a Princesa Draupadi, filha do Rei Drupada que torna-se esposa dos 5 Pandavas.

A história é bastante longa, o livro é imenso; é aquela mesma história que fala das dinvidades Hindus: Shiva, Brahma, Vishnu, Rama, Chakra, Krishna, Ganesh entre outros. Lembra do Indiana Jones? então...

Uma parte da história de Draupadi é a parte onde ela tem que provar sua inocência diante de um tribunal, e para isso ela deve andar sobre brasas ardentes. Obviamente como toda história fantástica ela consegue.

Para celebrar essa passagem, que é um dos marcos centrais da mitologia, anualmente Indianos repetem a façanha de Draupadi. Não é uma cena agradavel, nem confortável. Literalmente eles estendem 4 metros de carvão e ferro em chamas e caminham sobre ele, sob aplausos da multidão. O ritual é chamado de Theemidhi. Clique nas figuras abaixo para ver.

Isso aconteceu ontem, 3 da manhã, e não deu tempo de irmos ver, no templo Sri Mariamman.
Na noite seguinte às 7PM houve uma procissão com uma estátua de Draupadi num cavalo de Prata pelas ruas da Little India, também perdemos. Mas fica o registro de quem foi e viu.

Ano passado a cunhada foi para Hong Kong e passou por aqui para nos visitar, quando fomos deixa-la no aeroporto vimos por todo canto Indianos vestidos de amarelo, eles estavam voltando da celebração e não sabiamos na época.

Pequeno superstar, filmes da India, Bollywood, tipico bonitao Indiano


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Eu vejo esse vídeo pelo menos 2 vezes toda manha antes de tomar o café para começar o dia. Genial!! Momento WTF da semana :-)

Festival Mid Autumn, Danca do Dragao, Espiritos e Fogos


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Fomos ver o Festival de Mid-Autumn esse fim de semana em Chinatown. Esse é um dos eventos mais importantes do calendário Chines, perdendo somente para o Ano Novo Chines. Tipicamente ele celebra o fim da época de colheita do verão.

As familias Chinesas se reunem, fazem uma janta especial e saem pela cidade para ver o colorido das lanternas e comer moon-cake :-)



Crianças normalmente carregam consigo lanternas chinesas e pela cidade espalham-se figuras de Chang'e, aquela mesma da historinha que contamos há uns dias.

Bom, já falamos sobre o mid autumn festival, dos moon cakes etc. Aqui agora um vídeo com algumas cenas da celebração.

clique para ver o vídeo

Nesse vídeo você vê um pouco da festa de fogos. Depois a cena onde um 'mestre' recebe um espírito, deixando-o completamente dopado e fora de si.
Detalhe: os guarda-chuvas servem para 'segurar' o espírito dentro dele, caso contrário o espírito foge e pode invadir o corpo de qualquer um, inclusive o meu que filmava :-).

E finalmente, a tradicional Dragon Dance (dança do Dragão). Lembre-se: não confundir com a Dança do Leão.

Yin e Yang : O mito de Hou Yi e Chang'e

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Façamos um trato. Hoje eu conto uma história que fiquei sabendo, segunda-feira eu explico onde ela se encaixa numa grande festa religiosa cultural Chinesa. ok?

Essa é a história de Hou Yi, um belo e bravo guerreiro e imortal, casado com Chang'e, uma bela e jovem mulher que trabalhava no castelo do Imperador do Paraíso de Jade. A jovem Chang'e era empregada de serviços da Rainha do Oeste, que era a esposa do Imperador.



Devido a beleza, bravura e destreza de Hou Yi o guerreiro, todos os outros imortais do Paraíso tinham ciúmes dele, e reunidos pressionaram o Imperador de Jade a desfazer-se dele.

Assim, o jovem casal foi expulso do Paraíso e foram viver na Terra entre os humanos.

Graças a sua habilidade de guerreiro e imortal, rapidamente ele tornou-se o arqueiro mais conhecido da terra pelos seus inumeros feitos.

Aquela era uma época mística e tudo acontecia entre Deuses e Humanos, Dragões e Lendas de guerreiros imortais como Hou Yi. E também nessa época existiam o abismo do Destino, onde a queda nele era infinita e também nessa época existiam não somente 1 Sol mas sim 10 Sóis.

Esses sóis se alternavam, cada um girando a Terra a cada 10 dias.

Mas um belo dia, todos os sóis resolveram aparecer juntos para demonstrar sua força, causando panico e destruição na Terra!

O Imperador da China, sabendo da fama de Hou Yi, ordenou que ele fosse lutar contra todos os Sóis e matasse 9 deles, deixando somente um para iluminar o planeta. E assim o guerreiro Hou Yi, matou cada um dos Sóis, deixando vivo apenas um Sol.

Como recompensa o Imperador deu a ele uma pílula mágica e disse : "Esse é o elixir da vida, mas para traga-la, antes prepare-se com orações e jejum durante um ano". Assim sendo, Hou voltou para casa, escondeu a pílula e começou seu jejum.

Hou Yi em breve saiu para outra caçada. A bela Chang'e ficou em casa. Logo ela descobriu a pílula escondida e ficou maravilhada com uma luz que irradiava dela. A bela então tomou a pílula!

Imediatamente ela descobriu que podia voar!

Nesse momento Hou Yi chegava em casa e notou o que acontecera. Na discussão Cheng'e saiu de casa e voou para os céus.

Começa a perseguição. Ele foi atrás dela atravessando vários perigos e paraísos. Infelizmente como não podia voar tão alto, retornou a terra.

Chang'e alcançou a lua. Na lua, sem ar e cansada, ela tossiu e deixou cair a pílula de sua boca, perdendo seus poderes. Lá ela encontrou um mágico e ordenou que ele fizesse uma pílula semelhante, assim ela voltaria ao seu marido na terra.

Até hoje, a pílula ainda não foi feita.

Quanto ao guerreiro Hou Yi, ele construiu para si um castelo no Sol, chamado de Yang (o princípio masculino).

Observando ao longe a obra do marido distante, Cheng'e fez o mesmo e chamou de Yin (o princípio feminino).

Hoje, todos os anos, no 15o. dia de lua cheia, O guerreiro visita sua esposa nos céus. Por isso a lua fica cheia e tão bela nessa noite.

Se o inferno não está vazio, não é possível tornar-me Buda

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! O Mandarim é realmente uma língua complicada, mas eu acho bastante elegante e artistíca, assim como o Árabe. Escrever em Mandarim ou Árabe é também ter que desenvolver um talento do traço que particularmente acho que poucos tem.
Hoje um colega me indicou essa frase que expressa de uma maneira interessante as práticas do Budismo.

Se o inferno não está vazio; não é possível tornar-me Budda.

Na sua vida, no dia a dia, o seguidor do Budismo tem como meta alcancar 'a luz', 'a iluminação', um estado de espírito tão alto que todas as degradantes coisas terrenas, guerra, intriga, ódio, discussões, dinheiro tornam-se inferiores, já que o iluminado consegue ver algo que nós comuns ainda não iluminados não conseguimos ver. E como alguns de nós morreremos sem ver a luz das coisas, alguns de nós iremos para o inferno.

Por isso, o Budista tem como missão recuperar essas almas que cruzarem no seu caminho, assim como aquelas que já estão no inferno, e ajuda-las a tornarem-se melhores a cada dia, saindo assim do inferno e indo para um plano superior. Isso reflete duas outras coisas do Budismo: a crença em vida após a morte, e a crença na regeneração das almas perdidas e que todos nós possuímos uma versão melhor de nós mesmos.

Somente então depois de recuperar todas essas pessoas/almas, é que o Budista pode pensar em ajudar a si mesmo a alcançar o seu melhor. Ou seja, no Budismo o 'outro' é sempre mais importante que o 'eu', principalmente se o outro não tiver nenhuma idéia que precisa ser ajudado.

Uma vez que o inferno esteja vazio, que todas as pessoas estejam em paz, é que o praticante começa entào a pensar em alcançar o máximo estágio espiritual, Nirvana.

Acho que o inferno está longe de ser vazio, e o Budismo tem uma tarefa enorme pela frente :-)

Haze e fumaça tóxica da Indonésia, Sumatra afeta países vizinhos

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Aqui nessa região da Ásia, todos os anos durante essa época os céus ficam acinzentados e uma forte fumaça, que causa incômodo e mal-estar paira sobre as cidades. Ela é chamada de Haze. E está acontecendo no momento, mas felizmente não tão forte como o ano passado.

O que acontece é que plantadores e o povo das áreas rurais da Indonésia, Sumatra e Borneo ateam fogo nas suas plantações, então a fumaça dessa queimada geral na selva junta com poeira e outros poluentes e num ambiente de ar húmido a fumaça não se movimenta. Por isso ela 'pousa' sobre a cidade.



Países como Cingapura, Tailândia e Malásia chegam a ter uma umidade relativa do ar de 98%, por isso muitas vezes as escolas fecham porque as crianças não conseguem respirar bem e os olhos normalmente ardem.

Para se ter uma idéia de quanto é forte isso, ano passado, na Malásia toda a região que fica perto da fronteira de Cingapura foi paralisada. Empresas, colégios, bancos etc tudo fecharam simplesmente porque o ar estava quase irrespirável, o que causou milhões de dólares em prejuízos e uma agressiva campanha contra essa prática.

Em agosto de 2005, foi decretado estado de emergência nessa região. A situação foi desesperadora que a única coisa que podia-se fazer era rezar por chuva.
De outro lado, na Indonésia, um dos países mais pobres da região, é imensamente difícil fazer a população rural ter consciência dessa prática, por isso todo ano eles repetem as queimadas, principalmente da ilha de Sumatra.