site stats Blog da Scarlet: Uma volta ao redor a Australia em 40 dias. Caminhando.

Uma volta ao redor a Australia em 40 dias. Caminhando.


A primeira coisa que notamos por aqui foi algo que já sabíamos mas que ficou mais do que comprovado: o povo Australiano adora esportes e é em forma. Por aqui o que mais vejo é gente indo de bicicleta para o trabalho, de patins, skate ou até mesmo correndo; e existem vários incentivos para isso, um deles bem legal é ter banheiros completos em vários prédios comerciais, com chuveiros e estacionamento de bicicletas. O trânsito educado também ajuda, claro.

Olha o Harry Kewell. E olha o uniforme de futebol da Austrália - tem as cores do Brasil.Mas uma outra iniciativa legal aconteceu hoje. Harry Kewell, jogador de futebol do Liverpool da Inglaterra é conhecido por aqui como o 'Embaixador da Saúde Australiano' e é modelo para muitas crianças e jovens. Ele sempre aparece falando dos benefícios de uma vida saudável na TV.
Hoje ele apareceu na TV lançando uma campanha, falando diretamente para as crianças entre 9 a 14 anos: 'faça um acordo com seus pais: peça para ficar acordado até mais tarde em troca disso, alimente-se bem de frutas, vegetais e sucos e faça de 30 minutos de exercício por dia. Eles podem concordar.'

Particularmente acho a jogada é genial!

Incentiva assim as crianças a comerem bem (evitar mcdonalds, refrigerantes, doces etc) e praticarem esportes, nesse país que já é tão atlético por natureza.

Ok, muita gente não concorda com crianças ficando acordadas até mais tarde, mas a verdade é que elas vão acabar dormindo cedo de qualquer maneira, provavelmente seriam 30 minutos a mais por noite.

E hoje também durante esse anúncio, Kewell lançou uma iniciativa curiosa: Dar uma volta ao redor da Austrália a pé.

A jogada é o seguinte: É um campeonato Nacional com duração de 40 dias e para crianças entre 7 e 10 anos de idade. O desafio é literalmente cada um dar os passos suficientes que seriam necessários para dar uma volta completa ao redor da Austrália a pé. Calculados, as crianças participantes terão que dar 10 mil passos por dia para completar o desafio. Isso é o equivalente a andar 5 km por dia.

Para isso as crianças receberão pedômetros, oferecidos pelo Governo através das escolas, para gravarem seus passos diários.

E essa também é outra abordagem super inovadora. Dessa forma, as crianças divertem-se com o desafio e ao mesmo tempo estarão contribuindo para um futuro mais saudável. Provavelmente as ruas ficarão lotadas de crianças nas ruas em breve caminhando e brincando com os pedômetros nesse próximo verão.

E mais ainda, todos eles irão estar participando também de um sorteio de 10 mil dólares em equipamentos de esporte.

Isso é mais uma ótima iniciativa para manter a Austrália saudável e combater a obesidade infantil que tem aumentado absurdamente em vários países, inclusive aqui, por conta da explosão das cadeias de fast food durante o fim dos anos 90.
No Brasil não preciso nem detalhar; cada vez mais as crianças crescem sedentárias, dentro dos apartamentos e atrás das grades dos condomínios fechados. Gordinhas por puro sedentarismo.

E quanto vai custar essa 'brincadeira' patrocinada pelo governo Australiano? coisa de 1 milhão de dólares... ou 2 meses de mensalão de Brasília

Enfim, estamos falando de primeiro mundo.