site stats Blog da Scarlet: Racismo na Austrália : A Geração Roubada

Racismo na Austrália : A Geração Roubada

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!A Austrália é um excelente lugar para morar, não há dúvidas...mas nem sempre foi assim.

Houve uma época em que as crianças negras foram tomadas de suas famílias e dadas para serem criadas por famílias Européias para deixar o país mais branco !!! Isso mesmo.

Se você em alguma conversa aqui na Austrália mencionar a expressão: White Australia pode gerar um certo desconforto entre os presentes.

White Autralia (Austrália Branca) foi uma política implantada no país mais ou menos no ano de 1900.



O que era a Política da White Australia?

A Austrália estava crescendo bastante, mesmo sendo uma colônia penal da Inglaterra. Aos poucos, os governantes Britânicos formularam a idéia de transformar a Austrália numa segunda-Inglaterra. E para isso era fundamental, segundo eles, formarem uma população branca, de biotipo Europeu, com olhos claros e falando Inglês.



Então o governo Inglês começou a enviar famílias inteiras do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales etc) para morarem aqui, com absolutamente TUDO pago pelo governo.

Não precisariam nem trabalhar se assim quisessem.



A idéia era popular o máximo possível a Austrália, chamada também de Nova Britânia, com gente Inglesa e branca.

Em contra-partida, isso criou um buraco social enorme no Reino Unido já que muitas famílias trabalhadoras vieram para a Austrália. Então quem seriam os trabalhadores para repor essas vagas na Inglaterra?

Daí começou um fluxo de imigrantes das colônias Inglesas para a Inglaterra, principalmente da Índia, Paquistão, Jamaica e West Indies. Aliás é por isso que hoje vemos jogadores da seleção de futebol Inglesa como Theo Walcott, e atletas e personalidades Inglesas Negras e Indianas e inclusive famílias Inglesas totalmente negras; eles são descendentes diretos desses migrantes.



Nesse contexto, era uma prioridade maior popular a Nova Britânia com Brancos do que escurecer a população Inglesa com negros e Indianos, contanto que eles trabalhassem em postos de sub-emprego.



Enfim, isso é outro assunto. Voltando a Austrália.



bandeira aborígene da austrália Os Ingleses que estabeleceram-se aqui viam a raça negra como inferior. Aliás, algo comum nessa época na Inglaterra. E aqui não seriam diferente. A diferença é que aqui nasceu e incorporou a Sinofobia.



Sinofobia é aversão aos Asiáticos, mais específicamente aversão contra os Chineses. Ninguém aqui gostava dos Chineses, eram literalmente vistos como sub-raça e imbecis, simplesmente por nào entenderem Inglês.



Por causa dessa aversão aos negros e chineses, e para criar o mais rápido possível uma Austrália Branca as leis foram criadas para barrar novos migrantes dessas raças.

E para os que aqui já moravam? bom, se era chinês ou negro tinha que pagar um imposto especial para usufruir do direito de conviver numa sociedade branca. E esse imposto era por cabeça. Se um casal tinha 3 filhos chineses, os filhos mesmo pequenos também pagavam esse imposto.



Não impressionem-se com isso. Isso era uma prática bastante comum vindo de uma "raça superior contra uma raça inferior". Em muitos países isso é chamado de Head tax.



O mundo de 1900 era bem diferente do que é hoje. E durante boa parte do século 20 sempre existiram nações e raças que se achavam superiores a outras pura e simplesmente por causa da cor da pele. No Canadá, Inglaterra, África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos também tinham políticas semelhantes. Inclusive punindo Judeus também. Isso sem mencionar a Alemanha de Hitler.

Infelizmente e para piorar as coisas, em determinado momento do século o governo ordenou a expulsão dos imigrantes escuros e asiáticos da Austrália.

Também nessa época ocorreu algo terrível: As crianças Aborígenes foram tomadas, separadas à força de suas famílias.



Isso mesmo. O pai e a mãe foram expulsos de país, ou exilados em algum deserto e seus filhos pequenos viraram propriedade do Estado e foram dadas para famílias Brancas e Puras para serem criadas e educadas pelos padrões Europeus.

Assim como o Napalm, eis mais um terrível exemplo do que é capaz a crueldade humana. Imbutir na mente da criança que é melhor ser identificado como Branco do que ser como Negro.



Obviamente as consequências sociais disso são imensas e apareceram quando essas crianças viraram adultos. Hoje na Austrália, o índice de crimes, abuso de alcool, e violência doméstica é predominantemente baseado nessa população, que cresceu sem um suporte moral e com um enorme trauma familiar.



Famílias inteiras foram destroçadas assim. E as crianças dessa época receberam um nome: Stolen Generation. (geração roubada, de suas famílias pelo Governo)

E chega a segunda guerra mundial.



E com o fim dela, alguns países fazem um balanço do que restou. A Austrália estava reduzida a uma nação de quase ninguém. Milhares morreram na guerra e a crise negra financeira aumentou.



Nasce o slogan: "Australia: Populate or Perish" (Austrália: popular ou desaparecer)



Mas a população Australiana é originalmente formada por indíos Aborígenes. São negros, de feições quase Neandertal, e obviamente por serem indígenas não falavam Inglês nem atendiam aos princípios do "padrão" Europeu.



Começou a prática de trazer mais imigrantes Ingleses e de regularizar os 800 negros que aqui moravam.



Infelizmente por mais nojenta que seja/foi essa idéia de fazer uma Austrália Branca e Pura, ela durou até recentemente em 1975, quando o governo criou leis para coibir e punir práticas de racismo aqui. Também nessa época, os imigrantes começavam a ter o direito de tornarem-se cidadãos Australianos depois de 5 ou 3 anos morando aqui. Antes, ninguém que não fosse Puro Inglês poderia ser.



Durante as Olimpíadas de Sydney, uma atleta negra Australiana ganhou medalha de ouro nos 400m. Ao subir no pódium, ela subiu com a bandeira do país Aborígene e não com a bandeira da Austrália. Se você, assim como eu, é da época deve lembrar disso pois ela virou capa dos jornais no mundo inteiro.

Também lembro que a banda Midnight-Oil durante a cerimônia de encerramento, tocou suas músicas vestidos de preto e com a palavra Sorry, estampada nas blusas.



E porque Sorry? Isso é porque o governo Australiano apesar de reconhecer o erro, ele recusa-se a pedir desculpas pelas políticas racistas do passado. A razão disso é simples: se o governo pedir desculpas e assumir que agiu errado, uma avalanche de processos judiciais e de compensações financeiras provavelmente será lançada contra o governo pelos descendentes da Stolen Generation, e isso pode literalmente colocar a economia do país de joelhos.



Toda nação tem algo do que envergonhar-se no passado, a Stolen Generation é o pesadelo da Austrália.

O recém-eleito primeiro Ministro Kevin Rudd entretanto falou que provavelmente vai oficialmente pedir desculpas pelo Governo e pela História Australiana. E esse é o assunto do momento por aqui.



É esperar para ver se ele pedirá desculpas ou não. Caso pedir, Kevin Rudd entrará para sempre na história Australiana e Mundial.