site stats Blog da Scarlet: Cheguei na Austrália. Lista de coisas que devo fazer.

Cheguei na Austrália. Lista de coisas que devo fazer.


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Essa é uma pergunta que todos os que migram devem se fazer já mesmo dentro do avião; falo isso porque nós passamos por isso.

Gabriel Garcia Marquez tem uma frase que resume a vida do andarilho: Me basta teto, uma roupa no corpo, e uma secando ao sol. (segundo Hemetério)

Por minha própria experiência, e de vários países que já morei, deixo umas dicas. Lembre-se: estou falando de migração, não de passar férias em Madrid ou Flórida.

- Teto. Arrume onde dormir bem e com segurança. Importantíssimo. Mais inclusive do que alimentação. Se existe uma hora do dia em que você estará certamente e completamente vulnerável essa hora é durante seu sono. Reserve um quarto de hotel por 1 ou 2 semanas enquanto não encontra uma casa para alugar.

- Dinheiro na mão. Veja quanto de dinheiro você pode levar consigo e troque o máximo que você puder. Dinheiro na mão é importantíssimo nessa fase, e ele é que abrirá as portas para você , estrangeiro recém-chegado e que não conhece ninguém. A gente aqui por exemplo não conhece NINGUÉM, imagina como é tentar alugar uma casa sem referências.

- Documentos com fotos. A maioria dos documentos do Brasil, carteira de motorista, carteira de estudante, CPF, Identidade...eles não valem nada aqui. A dica é: tenha consigo carteiras que contenham fotos suas. Quando fomos alugar casa aqui o que nos ajudou MUITO foi minha carteira de mergulho da PADI, só porque ela tem foto minha. Passei por situações parecidas em outros locais também, por isso a dica é quente.

- Certidão de casamento, certidão de nascimento. Faça cópia traduzidas delas. Autenticação do Brasil não serve, exceto se feita na embaixada do País.


Agora no específico da Austrália.
Dito isso e já depois de quase um mês aqui, compilamos uma pequena lista de coisas importantíssimas a fazer aqui ASSIM que chegar:

1. Obtenha um Tax File Number (TFN). Faça isso imediatamente. É como um número de seguro social e para trabalhar você precisará dele. Dá para fazer pela internet inclusive. Chegue no aeroporto, tire 10 minutinhos numa lan house e faça o seu. O link é aqui.

2. Registre-se com o Medicare.O governo Australiano oferece um ótimo sistema público de saúde a disopsição do migrante, pagando inclusive remédios. O nome desse sistema é Medicare. É como se fosse uma UNIMED, só que pública e "sem custo" para você e sua família.

3. Abra uma conta bancária. A única coisa que você vai precisar é o seu passaporte. Nem dinheiro você precisa para abrir conta no banco. Pronto, agora você já não precisa mais dormir em cima do seu dinheiro toda noite. O banco que particularmente recomendo é Commonwealth Bank, o maior e mais estável banco do país. como se fosse um Banco do Brasil, por aqui. Peça um cartão eletrônico. Faça isso durante as primeiras semanas aqui, depois de 6 meses, você só pode abrir conta com documentos etc.

4. Cadastre-se no Centrelink. O Centrelink é uma agência do governo que oferece diversos serviços para os moradores da Austrália. O nosso similar é um "poupa tempo", só que eles auxiliam não somente com documentos, mas também com empregos e trabalhos. Se você precisar de tipo um "auxílio desemprego", é lá que você recebe também.

5. Cadastre-se em aulas de inglês. Se você não fala inglês fluente ou tem alguém da família que não fala, procure isso imediatamente. Comunicar-se em inglês aqui é algo importantíssimo, como migrante você tem direito a aulas de inglês oferecidas pelo Governo em convênio com Universidades, um programa chamado AMEP, Adult Migrant English Program (curso de inglês para adultos migrantes). É uma ótima época para fazer novos amigos, também estrangeiros provavelmente na mesma situação, e aprender a língua.

6. Matricule seus filhos na escola. Pelas leis Australianas, todos até 15 anos de idade devem frequentar escola; é uma ofensa se não fizer isso. As escolas públicas são de ótima qualidade e oferecem programas para adaptação de crianças. Se bem que pelo sei, crianças de 12 anos de idade precisam somente de 3 ou 4 meses para falarem inglês bem...melhor que os pais inclusive. Fale com alguém que tenha filhos pequenos e estudando língua estrangeira e você terá a confirmação.

E isso é o básico até agora, quase 1 mês depois de chegarmos aqui. Obviamente existem muitos outros desafios como por exemplo, transferir sua conta bancária do exterior para cá, procurar passagens, carteira de motorista etc. Mas esses, sinceramente são secundários. O que listei são as coisas mais importantes que você precisa para chegar e estabelecer-se.

Para o resto..bem, o resto tem tempo, inclusive procurar emprego.