site stats Blog da Scarlet: Superannuation na Austrália

Superannuation na Austrália



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!
Que tal você ser sócio-acionista de uma das maiores fortunas do mercado financeiro do mundo? Aqui na Austrália é fácil.

Mas antes, vamos para algumas definições: No Brasil os serviços públicos são sustentados pelo governo público, mas como não existem fábricas de dinheiro o governo tem que conseuir esse dinheiro de algum lugar. Outro órgão do governo vinculado ao ministério da fazenda coleta todo mês de cada trabalhador Brasileiro uma porcentagem do salário mensal que ele recebe.
Então o governo pega o dinheiro que VOCÊ emprestou a ele e paga salário de médicos, paga construções de casas para a própria população, paga escolas públicas e o salário dos professores, paga os ônibus nas ruas, paga pelos metrôs, polícia e todo serviço público essencial que você possa imaginar.

Esse dinheiro diga-se de passagem NÃO partence ao governo, na verdade o Governo está pegando EMPRESTADO da população e reutilizando esse dinheiro para oferecer saúde, educação, transporte, polícia de qualidade.

Pega emprestado mas ao mesmo tempo investe esse dinheiro no mercado financeiro, para que possa render e um dia devolver esse mesmo dinheiro ao mesmo trabalhador para que ele possa aposentar-se e viver com dignidade sem precisar mais trabalhar. A coleta, administração e retorno desse dinheiro é feito por um órgão chamado INPS.

Falando assim, parece muito para o governo pagar sozinho, mas não é. Na verdade o Brasileiro trabalha 4 meses do ano inteiramente para o governo. Em matéria de arrecadação, o Brasil é um dos países mais ricos do mundo. O que acontece com esse dinheiro, é outra conversa...

Justamente por causa desse dinheiro mal administrado e como ninguém confia na aposentadoria do Governo Brasileiro é que existem os fundos de pensões privados; os funcionários da Petrobrás por exemplo tem seu próprio INPS. o fundo de pensão da Petrobrás contrata as melhores equipes de investidores financeiros do Brasil e do Mundo e então coleta o dinheiro dos funcionários e administra toda essa fortuna; quando um funcionário se aposenta, ele recebe uma enorme bolada de dinheiro, uma pequena fortuna e certamente extremamente confortável para o padrão Brasileiro, afinal essa equipe de investidores passou dezenas de anos cuidando do seu dinheiro do mercado de ações mundial, de forma extremamente profissional.

Falo isso para explicar como funciona na Austrália.

Na Austrália, todo trabalhador é recomendado separar pelo menos 9% do seu salário para o governo, que também toma emprestado para oferecer todos os mesmos serviços que no Brasil. Qual é a diferença? É que o governo em si NÃO se intromete nessa parte do investimento. Ao invés disso, ele licencia diversas empresas privadas que funcionam aqui como o INPS.

É um INPS, só que particular, e administrado por gigantes mundiais do mercado de capitais como Meryll-lynch, ING e Chase-Manhattan.

O papel do governo aqui é regular o que pode e o que não pode ser feito com o dinheiro. Por exemplo, o dinheiro é seu, mas você não pode pegar esse dinheiro investido na Superannuation até completar 60 anos. Fez 60 anos, pode sacar tudo e fazer o que quiser.

A diferença aqui é que esse dinheiro é investido de forma extremamente competente, como no fundo da Petrobrás, e quando chega aos 60 anos cada um recebe uma pequena fortuna, a diferença é que é em dólar :)

Por causa disso, é comum o trabalhador Australiano saber sobre mercado de ações e sobre investimentos porque se você parar para pensar, escolher onde colocar seu dinheiro da Super é como saber se vai comprar ações da Vala do Rio Doce ou do Banco do Brasil.

A Superannuation na Austrália é uma das forças econômicas mais fortes do mundo, com um capital atualmente de 1 trilhão (isso mesmo, UM TRILHÃO) de dólares. E não é todo dia que você lê a palavra trilhão.

Durante o Governo Howard houve uma pressão para aumentar a contribuição de 9% para 15% mensais, se isso tivesse sido feito, o "INPS Australiano" hoje valeria quase 2 TRILHÕES de dólares.

Toda família que vive aqui e trabalha na Austrália tem hoje mais dinheiro investido no mercado de ações mundial que qualquer outra economia do mundo.

Quem não é obrigado a pagar Super? Quem recebe menos de $450 por mês (estudandes provavelmente), quem tem menos de 18 anos e quem tem mais de 70 anos.

Quando completa-se 60 anos de idade, você ganha direito a receber o dinheiro investido pela Superannuation. Estima-se que cada Australiano vale em média 520 mil dólares. Esse dinheiro é recebido sem taxas nem impostos, líquido.

Por causa disso, uma estratégia comum aqui é cada um pagar mais do que os 9% mensais, já que esse dinheiro é investido e devolvido sem impostos.

Uma dica para quem negocia salários: quando negociar o valor, negocie sempre "plus Super". Significa que seu salário será X + 9%, fazendo assim o seu empregador depositar a sua Superannuation, ao invés de descontar do seu salário.

Então quando você completar 60 anos de idade, pode comprar aquele veleiro e passar a aposentadoria viajando o mundo de barco.


Leia Também:
- Austrália é o futuro dos fundos de investimento privados
- Ninguém tem mais dinheiro investido em fundos privados que a Austrália
- A profissões mai bem paga da Austrália