site stats Blog da Scarlet: Fase de Crescimento do Bebe, Growth Spurt

Fase de Crescimento do Bebe, Growth Spurt

 

Sempre quando o bebê completa uma fase do seu desenvolvimento ocorre um fenômeno interessante.

O bebê que em geral é calminho, não chora muito, nem dá trabalho de repente fica nervoso, chora sem parar por horas a fio com altos berros e quer mamar constantemente numa fome que parece incontrolável. Isso é chamado de "Growth Spurt", algo que é comparado a grosso modo com espécie de "puberdade" do nenêm.

Essa é uma fase importantíssima porque é quando o corpinho do nenêm dá uma acelerada na evolução. Sua estrutura óssea, cardíaca, respiratória, hormonal, tudo tem uma aceleração...e obviamente o nenêm sente isso e a única maneira de ele comunicar isso é pelo choro. Por isso é importante o papai e a mamae manterem a calma e aceitarem isso como algo inevitável e bom para a saúde do nenêm.

Quando ocorre essa fase de crescimento acelerado ?

Ela ocorrerá algumas vezes durante os primeiros anos de vida. Notadamente eles ocorrerão com 2-3 dias de vida, com 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, aos 3 meses de idade, aos 4 meses de idade, aos 6 meses de idade e outro aos 9 meses. Isso em média, cada nenêm é um ser diferente e podem ter seus Growth Spurts um pouco diferentes, mas não muito disso.

Em geral, o growth spurt vai parar depois de 12 meses de vida. Algumas mamães vão notar uma ou outra fase dessa depois disso nos anos seguintes de vida e olha só até durante a adolescência do filho/a.

Quanto tempo dura essa fase rebelde do nenêm?

Dura 2 a 3 dias. É uma fase difícil, o nenêm chora direto e fica mais fácil aguentar a barra uma vez compreendido que isso é o normal e esperado de um bebê saudável.

O que fazer quando der o ataque de choro durante esse período?

Amamentar (ou dar a alimento se a mamãe não puder alimentar) e dar carinho. O organismo do nenêm precisa de mais combustível, simple assim. O bebê que antes demorava 40 minutos, 1 hora e até quase 2 horas numa mamada normal agora está mamando durante menos tempo (coisa de 20-40 minutos) e mais frequentemente durante o dia. E olha só que dado curioso: o organismo da mamãe vai entender o recado e automaticamente vai adaptar-se. Serão nessas fases que a mamãe comecará a produzir mais leite para atender a demanda. Tudo automático, e por isso a mamãe vai sentir mais fome, mais sede. Importante que a mamãe não pare de amamentar o bebê já que isso pode influenciar na produção de leite e no balanceamento orgnânico de ambos.

Se você também tem um bebê e ele está passando por uma dessas fases de Growth Spurt, a gente lhe dá os parabéns :) afinal vocês já estão presenciando uma importante fase do desenvolvimento do seu nenêm.

Se você acha que isso é incômodo, espera só ele chegar na adolescência :)