site stats Blog da Scarlet: Haka, a dança da guerra

Haka, a dança da guerra


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Esse fim de semana vimos pela primeira vez aqui na Austrália um jogo de rugbi dos mais tradicionais e interessantes. Austrália vs. Nova Zelândia. Tradicionais porque seria o nosso equivalente entre Brasil vs. Argentina no futebol; nesse caso, a Nova Zelândia seria o Brasil, pois é a mais temida e equipe número 1 no ranking.

A parte interessante. Os "All Blacks", como é conhecido o time de rugbi da Nova Zelândia, (a Austrália são os Wallabies) no início do jogo executa uma espécie de dança de guerra, chamada Haka. É uma série de movimentos e gritos com o objetivo de elevar o espírito da equipe antes do jogo e claramente colocar medo no adversário.

Imagina uma fileira de caras com 2 metros de altura, vestidos de preto e com 100 e tantos quilos de músculo gritando assim e andando em direção ao teu time.

Os movimentos são violentos e exigem tanta energia muscular dos jogadores que depois de a-executarem existe uma pausa de 2 minutos antes da partida começar novamente.



Acho que só em ver ao vivo a execução da Haka contra a Austrália já vale o dinheiro do ingresso.

Uma história curiosa é que houve uma época em que eles foram jogar contra o país de Gales, e houve uma discussão e os All Blacks decidiram que não iriam fazer a Haka antes do jogo. Resultado: eles voltaram para o vestiário e fizeram a Haka lá, com as imagens sendo mostradas no telão do estádio. Por causa disso, eles voltaram tão raivosos e determinados para o jogo que esse acabou entrando para a história como a maior surra que o país de Gales já levou. 45 a 10.
Esse fato também revela outro lado da Haka, ela na verdade tambem é um elogio ao adversário, seria como uma honra ver a haka no seu próprio campo antes do combate.

Atualmente existem 2 versões da dança da guerra deles. A outra é mais violenta e no final da dança eles fazem o sinal de degolar, como se fosse a cabeça do adversário.