Quando chegamos aqui
em Queensland, o que mais se falava era do tal de "
Origin". O Origin esse ano está sensacional, que você tem que ir pelo menos uma vez na vida para um Origin, que esse ano ninguém segura os "
Queenslanders"..coisa do tipo.
State of Origin é uma série de 3 jogos de Rugby que existe aqui na Austrália. Não existe esse conceito no Brasil porque além das disparidades entre estados e riquezas entre clubes serem enormes, nunca houve nenhum campeonato do tipo
Nordeste vs. Sul, que realmente impulsiona a população a torcer pelo seu estado, até mesmo porque no Brasil as equipes não são estaduais. Por isso hoje em dia o campeonato Brasileiro de futebol poderia facilmente ser rebatizado de campeonato sul-sudeste de futebol. Somente os times do eixo Rio-SP realmente disputam.
Voltando ao assunto.
Aqui é o seguinte. A disputa é entre os estados que eles chamam de
'raízes da Austrália',
Queensland, com capital em Brisbane; e
New South Wales, com capital em Sydney. E aparentemente esses são onde ficam os Australianos mais loucos por Rugby League. Selecionam-se os melhores jogadores do campeonato nacional e monta-se as duas equipes. Nos Estados Unidos tem também essa coisa, mas no caso é Leste vs. Oeste.
Houve uma época que
Victoria, com capital em Melbourne, participou do Origin, mas infelizmente o estado não ligou muito para isso e acabou não fazendo mais parte desse campeonato. Por lá o esporte que manda é o
AFL, uma espécie de futebol com jogadores de mais de 1.90m :).
Os dois primeiros jogos Queensland, conhecido como
"Maroons" (cor de vinho) ganharam de NSW, conhecidos como
"Blues" (os azuis), e na semana que chegamos aqui foi a semana da vitória da segunda partida o que já caracteriza como vencedor do campeonato. Enquanto isso na tv viamos todo tempo comerciais anunciando o "
orgulho de ser um Queenslander". Eles realmente levam esses jogos a sério.
Eu vejo os jogos pela televisão, já que as entradas esgotam-se meses antes do jogo, e é realmente uma festa.