site stats Blog da Scarlet: Futebol Australiano - Aussie Rules - AFL

Futebol Australiano - Aussie Rules - AFL

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Como sabemos, o futebol é o esporte mais praticado no mundo. Para jogar futebol ninguém precisa ser alto ou baixo, forte ou fraco, gordo ou magro, homem ou mulher. Por ser tão democrático, o futebol é o esporte das multidões, e só para se ter uma idéia, a FIFA hoje tem mais Países afiliados que a própria ONU. Ano passado, a Costa do Marfim, por exemplo, parou a guerra só porque o país conseguiu classificar-se para a Copa da Alemanha.

Entretando futebol aqui na Austrália tem outro nome: Aussie Rules (apelidado também de footy, como se fosse nossa pelada). E o nosso futebol é chamado de Soccer.



Ao contrário do Soccer, o futebol Australiano é um jogo de gigantes. Assim como o Rugby, não é um jogo para qualquer um. É um jogo extremamente físico, os jogadores tem pelo menos 1.80m de altura e condicionamento físico impecável é a regra número 1 para praticar esse esporte.
O campo é imenso e os jogadores são obrigados a correrem grandes distâncias. As trombadas são inevitáveis, as brigas também. Quando vemos o jogo pela televisão não notamos mas sempre tem alguém brigando com alguém fora do lance ou da imagem da TV, o que torna o jogo muito legal de se ver ao vivo no estádio. Estádio esse que é imenso.
A regra é o seguinte. Existem um gol de cada lado, delimitados por enormes colunas de ferro. E o gol deve ser feito com um chute na bola. Bola essa que é oval.
E vale tudo, qualquer coisa, para fazer a bola cruzar o gol ou para tomar a bola do adversário.
Uma vez que o jogador tem a bola, ele tem que correr.
Porque? Bem, porque vale empurrar, bater, segurar na blusa, chutar o calcanhar do jogador para ele cair, vão fazer de tudo para tomar a bola dele. Não é permitido isso em alguém que esteja sem a bola, mas sempre acontece, contanto que o juiz não veja.

E por causa dessa natureza física do jogo, jogador que é gordinho, ou baixinho, ou não é musculoso, ou que se machuca facilmente não tem absolutamente chance nenhuma de praticar esse esporte em nível de time.

Aliás, esse pessoal do Aussie Football é quem chamam de viadinhos e mulherzinhas nós que jogamos o soccer.

O Footy também é hoje talvez o esporte número 1 da Austrália, brigando com o Cricket.

O Cricket aliás é um jogo absurdamente sacal e estranho. Por exemplo, de um jogador estiver com sede, eles param o jogo para ele beber água; ou se chover, o jogo é interrompido.

Enfim, voltando ao AFL.

Esse esporte nasceu no estado de Victoria, e durante muitos anos o campeonato era chamado de Victorian League, já que só existiam times por lá e só aconteciam jogos lá. Aos poucos o esporte cresceu e foi ganhando o País. Melbourne tem uns 10 times de AFL, em Queensland acho que tem somente um, o Brisbane Lions.

E hoje foi a final do campeonato nacional, o jogo final é chamado de Septopia (algo como a "utopia de Setembro"), assim como nos Estados Unidos a final do futebol americano é chamado de Superbowl.

Algumas curiosidades do jogo:
  • apesar do jogo somente ser praticado aqui, quem ganha o campeonato é chamado de Campeão do Mundo e o melhor jogador é chamado de Melhor Jogador de Futebol do Mundo.
  • a bola passa tanto tempo no ar que o jogo também é chamado de "Aerial ping-pong", ou ping-pong aéreo.
  • Repare nos shorts dos jogadores, eles são minúsculos e apertados.
  • e talvez a característica mais impressionante do jogo: Apesar de serem bastante musculosos e por isso bastante pesados, eles pulam incrívelmente alto. É bastante comum ver um jogador saltar na altura dos ombros de outro jogador, coisa de 1.80m ou 1.90m de altura.

Eis aqui um vídeo que peguei no blog da Polly que é bem legal.