Na Inglaterra tem um excelente canal de televisao, BBC, onde passam documentários, programas culturais, filmes de arte e seriados locais. Em geral a programação é de ótima qualidade.
A Austrália também tem o canal ABC, uma versão Australiana da BBC, e tem programas interessantíssimos.
Um desses programas que eu mais gosto chama-se 'The Gruen Transfer'. É um programa que analisa os comerciais de televião e tenta explicar o porque de determinada campanha publicitária ter seguido essa linha de raciocínio.
Por exemplo, o último programa reuniu 6 grandes publicitários da Austrália e eles analisaram as nuances dos comerciais da Toyota. Explicando porque alguns deles são completamente ridículos com mocinhas de shortinho vendendo a RAV4, ou por que os atores de determinada marca X devem aparecer sorrindo e da marca Y devem aparecer sérios, e inclusive mostrando figuras ocultas que somente o mecanismo subliminar é capaz de capturar como as nuvens do céu formando o logotipo da Toyota.
Ao final do programa o apresentador sempre lança um desafio que é fazer uma campanha publicitária sobre temas incompreensíveis ou ignóbeis. Coisas do tipo fazer um comercial para defender a utilização de sacos plásticos, ou para mostrar o lado bom de ter armas nucleares.
A idéia aqui é mostrar como qualquer coisa pode ser vendida, qualquer coisa pode ser dita como 'uma verdade' mesmo sem ser...contanto que o comercial seja bem feito, muita gente vai acreditar.
No último programa o desafio foi: criar um comercial de TV para manter os turistas longe da Austrália.
Não venha para a Austrália
Posts Relacionados: austrália, dicas de viagem, video