site stats Blog da Scarlet: Mulher - Sua origem e seu fim

Mulher - Sua origem e seu fim

(Lu�s Fernando Verissimo)

Existem v�rias lendas sobre a origem da Mulher. Uma diz que Deus p�s o primeiro homem a dormir, inaugurando assim a anestesia geral, tirou uma de suas costelas e com ela fez a primeira mulher. E que a primeira prova��o de Eva foi cuidar de Ad�o e ag�entar o seu mau humor enquanto ele convalescia da opera��o. Uma variante esta lenda diz que Deus, com seu prazo para a cria��o estourado, fez o homem �s pressas, pensando �Depois eu melhoro", e mais tarde, com o tempo, fez um homem mais em-acabado, que chamou Mulher, que � �melhor� em aramaico.

Outra lenda diz que Deus fez a mulher primeiro, e caprichou nas suas formas, e aparou aqui e tirou dali, e com o que sobrou fez o homem s� para n�o jogar barro fora. Zeus teria arrancado a mulher de sua pr�pria cabe�a. Alguns povos n�rdicos cultivam o mito da Grande Ursa Olga, origem de todas as mulheres do mundo, o que explica o fato das mulheres se enrolarem periodicamente em p�los de animais, cedendo a um incontral�vel impulso at�vico, nem que seja s� para experimentar, na loja, e depois quase desmaiar com o pre�o.

Em certas tribos n�mades do Meio Oriente ainda se acredita que a mulher foi, originariamente, um camelo, que na �nsia de servir seu mestre de todas as maneiras foi se transformando at� adquirir sua forma atual. No Extremo Oriente existe a lenda de que as mulheres caem do c�u, j� de kimono. E em certas partes do Ocidente persiste a cren�a de que mulher se compra atrav�s dos classificados, podendo-se escolher idade, cor da pele e tipo de massagem.

Todas estas lendas, claro, t�m pouco a ver com a verdade cient�fica. Hoje se sabe que o Homem � o produto de um processo evolutivo que come�ou com a primeira ameba a sair do mar �primevo", e � o descendente direto de uma linha espec�fica de primatas, tendo passado por v�rias fases at� atingir o seu est�gio atual - e a� encontrar a Mulher, que ningu�m ainda sabe de onde veio. � certamente rid�culo pensar que as mulheres tamb�m descendem de macacos. A minha m�e, n�o!

Uma das teses mais aceit�veis sobre o papel da mulher na evolu��o do homem � a de que o primeiro encontro entre os dois se deu no per�odo paleol�tico, quando um homo-sapiens mas n�o muito, chamado, possivelmente, �Ugh", saiu para ca�ar e avistou, sentado numa pedra penteando os cabelos, um ser que lhe provocou o seguinte pensamento, em linguagem de hoje: �Isso � que � mulher e n�o aquilo que tenho na caverna". Ugh aproximou-se da mulher e, naquele seu jeit�o, deu a entender que queria procriar com ela. �Agh maakgrom grom", ou coisa parecida. A mulher olhou-o de cima a baixo e desatou a rir. � preciso lembrar que Ugh,embora fosse at� bem apessoado pelos padr�es da �poca, era pouco mais do que um animal aos olhos da mulher. Tinha a testa estreita e as mand�bulas pronunciadas e usava gordura de mamute nos cabelos. A mulher disse alguma coisa como �Voc� n�o se enxerga, n�o?� e afastou-se, enojada, deixando Ugh desolado. Antes dela desaparecer por completo, Ugh ainda gritou �Espera uns 10 mil anos pra voc� ver!", e de volta � caverna exortou seus companheiros a aprimorarem o processo evolutivo.

Desde ent�o, o objetivo da evolu��o do homem foi o de proporcionar um par � altura para a mulher, para que, vendo o casal, ningu�m dissesse que ela s� sa�a com ele pelo dinheiro, ou para espantar assaltantes. Se n�o fosse por aquele encontro fortuito em alguma plan�cie do mundo primitivo, o homem ainda seria o mesmo troglodita esleixado e sem ambi��o, interessado apenas em ca�ar e catar seus piolhos, e um fracasso social.

Mas de onde veio a primeira mulher, j� que podemos descartar tanto a evolu��o quanto as fantasias religiosas e mitol�gicas sobre a cria��o? Inclino-me para a tese da origem extraterrena. A mulher viria (isto � pura especula��o, claro) de outro planeta. Venho observando-as durante anos - inclusive casei com uma, para poder estud�-las mais de perto - e julgo ter colecionado provas irrefut�veis de que elas n�o s�o deste mundo.

Observei que elas n�o t�m os mesmos instintos que n�s, e volta e meia s�o surpreendidas em devaneio, como que captando ordens de outra gal�xia, embora disfarcem e digam que s� estavam pensando no jantar. T�m uma l�gica completamente diferente da nossa. Ultimamente t�m tentado dissimular sua peculiaridade, assumindo atitudes masculinas e fazendo coisas - como dirigir grandes empresas e xingar a m�e do motorista ao lado - impens�veis h� alguns anos, o que s� aumenta a suspeita de que se trata de uma estrat�gia para camuflar nossas diferen�as, que estavam come�ando a dar na vista.

Quando comentamos o fato, nos acusam de ser machistas, presos a preconceitos e incapazes de reconhecer seus direitos, ou ent�o ro�am a nossa nuca com o nariz, dizendo coisas como �ioink, ioink� que nos deixam arrepiados e sem argumentos. Claramente combinaram isto. Est�o sempre combinando maneiras novas de impedir que se descubra que s�o alien�genas e t�m des�gnios pr�prios para a nossa terra. � o que fazem quando v�o, todas juntas, ao banheiro, sabendo que n�o podemos ir atr�s para ouvir.

Muitas vezes, mesmo na nossa presen�a, falam uma linguagem incompreens�vel que s� elas entendem, obviamente um c�digo para transmitir instru��es do Planeta M�e. E t�m seus golpes baixos. Seus truques covardes. Seus olhos laser, claros ou profundamente escuros, suas bocas. Meu Deus, algumas at� sardas no nariz. Seus seios, aqueles m�sseis inteligentes. Aquela curva suave da coxa quando est� chegando no quadril, e a Conven��o de Genebra n�o v� isso! E as armas qu�micas - perfumes, lo��es, cremes. S�o de uma civiliza��o superior, o que podem nossos tacapes contra os seus ex�rcitos de encantos?

Breve, dominar�o o mundo. Breve, saberemos o que elas querem. Se depois de sair este artigo eu for encontrado morto com sinais de ter sido carinhosamente asfixiado, como um sorriso, minha tese est� certa. Se nada me acontecer, � sinal de que a tese est� certa, mas elas n�o temem mais o desmascaramento. O que elas querem, afinal? Se a mulher realmente veio ao mundo para inspirar o homem a melhorar e ser digno dela, pode ter chegado � conclus�o de que falhou, que este velho guerreiro nunca tomar� jeito.

Continuaremos a ser mulheres com defeito, uma experi�ncia menor num planeta inferior. O que sugere a possibilidade de que, assim como veio, a mulher est� pronta a partir, desiludida conosco. E se for isso que elas conspiram nos banheiros? A retirada?

Ser�amos abandonados � nossa pr�pria estupidez. Elas levariam as suas filhas e nos deixariam com caras de Ugh. Posso ver o fim da nossa esp�cie. Nossos melhores cientistas abandonando tudo e se dedicando a intermin�veis testes com a costela, depois de desistir da mulher sint�tica. Tentando recriar a m�gica da cria��o. Uma mulher, qualquer mulher, de qualquer jeito. Prometemos que desta vez n�o as decepcionaremos.

Uma mulher!

Como � que se faz uma mulher?