Perguntas e respostas comuns sobre filhos nascidos na Austrália.
Se eu nascer na Austrália, sou automaticamente um Australiano/a?
Depende. O que vai dizer se você é Australiano de nascimento (ou Australiano-da-gema como falamos) é a data do nascimento.
Todas as pessoas nascidas na Austrália depois de Agosto/1986, e que pelo menos um dos pais seja cidadão Australiano ou residente, são Australianas automaticamente.
Uma criança nascida na Austrália de pais que não são residentes ou Australianos ganha cidadania aos 10 anos de idade automaticamente, contanto que a criança esteja morando com endereço fixo na Austrália. Não vale o filho nascer na Austrália e depois sair para morar na Venezuela por 15 anos, por exemplo.
Crianças de diplomatas estrangeiros nascidas na Austrália não são Australianos.
Para as pessoas que nasceram na Australia antes de Agosto de 1986 devem seguir o processo de pedir cidadania e cada caso é analisado. Entre setembro de 1994 e fevereiro de 2001, todas as crianças nascidas na Austrália de pais da Nova Zelândia tornaram-se Australianos também, contanto que os pais tenham o visto adequado para a Austrália.
Entretanto se os pais eram diplomatas estrangeiros, convidados do governo etc a criança não é Australiana.
Curiosidade: até 1949, não existia cidadania Australiana. Todos que nasciam aqui eram automaticamente Ingleses com cidadania Britânica.
O que é Dupla Cidadania?
é o resultado da junção e interação das leis de dois países para uma pessoa. Uma pessoa pode ficar com dupla nacionalidade automaticamente ou depois de pedir o processo em outro país.
Exemplos de quem ganha automaticamente dupla cidanania na Austrália:
* uma criança Australiana de nascimento e filho de pais ou avôs de outro país;
* uma pessoa de outro pais que casa-se com um Australiano. Esposas e maridos estrangeiras que casam com Australianos tem um processo separado e devem também ser residentes na Austrália.
É possível ser cidadão de outro país e continuar sendo Australiano?
Sim.
Se um Australiano/a adotar uma criança, ela é Australiana também?
Sim, ela tem todos os direitos e inclusive os pais adotivos recebem tratamento como se tivessem gerado o filho eles mesmos. A única regra aqui é que o processo seja feito com o conhecimento do Governo Australiano.