site stats Blog da Scarlet


Em Athenas a inquietacao mais difundida eh sobre os marmores do Parthernon, que foram tomados pelos ingleses quando grecia era ocupacao turca. Eles limparam o lugar e colocaram as pecas no museu britanico, acondicionadas em estruturas especiais, com controle de oxigenio e luz, para q assim as2 pecas se conservem mais.

Os gregos vivem reinvidicando essas pecas para q voltem a fazer parte do espaco aberto do pathernon...nao entro no merito da coisa aqui. ha quem defenda q elas serao melhor conservadas em londres, ha quem defenda q as pecas sao gregas e portanto q voltem ao patrimonio do seu pais (ou seriam patrimonio mundial? de quem eh o mundo?)

Agora, infelizmente nao se deu devida atencao aa Historia. Imagina se os USA declara uma guerra ao egito. e explodem as piramides? ou uma guerra a italia e destroem os coliseus?.... ah, mas eh isso mesmo. toda guerra tem suas baixas. o q valem sao os "ideais"...

Eh esse o balanco geral da situacao. Uma impresa que perdeu a etica na cobertura de uma guerra, e um planeta nas maos de um presidente ficticio eleito numa eleicao ficticia...

anyway..how cares?? o q importa eh q a NASDAQ ainda continue operando em alta :(

Agora...imagina o sentimento de perda q deve ter sido o incendio na biblioteca da Alexandria... :(


-E
triste...vendo desconsolado a destruicao do que restava da mesopotamia

----------------------------------------

Iraque: nem tesouros da Mesopot�mia escapam da onda de saques
http://www.cnn.com.br/2003/mundo/medio/04/12/museu/index.html

Caixas vazias, tudo o que sobrou nos cofres do museu
12 de abril, 2003
�s 6:08 PM hora de Bras�lia (2108 GMT)

BAGD� -- Em quest�o de minutos, tesouros da Mesopot�mia preservados h� cinco mil anos desapareceram ou foram destru�dos nas m�os de saqueadores que v�m varrendo as ruas de uma Bagd� sem lei desde que o desgoverno se abateu sobre a capital iraquiana, esta semana, ap�s sua captura por tropas norte-americanas.

A onda de saques, que a princ�pio visava essencialmente propriedades de Saddam Hussein e membros de seu governo, chegou ao Museu Nacional do Iraque.

Agora, n�o apenas tapetes, m�veis, e outros artigos de luxo que decoravam os pal�cios opulentos do ditador trocaram de m�os. Antiguidades avaliadas em bilh�es de d�lares, que estavam guardadas nos cofres do museu, tamb�m sumiram.

Neste s�bado, funcion�rios do museu culparam as tropas norte-americanas por este assalto � Hist�ria, dizendo que os militares n�o se preocuparam em proteger os tesouros da Mesopot�mia.

Perambulando em meio a estilha�os de vidro e estantes reviradas, a vice-diretora do Museu Nacional, Nabhal Amin, chorou.

"Eles saquearam ou destru�ram 170 mil itens que tinham milhares de anos... S�o pe�as que valiam bilh�es de d�lares", disse.

Amin afirmou que a dire��o do museu apelou �s tropas da coaliz�o anglo-americana para que resguardassem as antiguidades contra a a��o dos saqueadores, que acabaram invadindo o pr�dio na sexta-feira.

"Os norte-americanos deveriam proteger o museu", afirmou. "Bastava trazerem apenas um tanque e dois soldados para c� e nada disso teria acontecido".

"Eu responsabilizo os soldados norte-americanos pelo que aconteceu a este museu", concluiu.

Os v�ndalos conseguiram invadir salas que haviam sido constru�das como cofres, dotadas de portas maci�as de a�o.

Por todo o museu, o cen�rio se repetia: portas arrombadas, janelas quebradas e ch�os cobertos de pap�is e livros.


Um civil bisbilhota um exemplar do Tor�
"Sabemos que as pessoas est�o famintas, mas o que elas v�o fazer com estas antiguidades?", indagou Muhsen Kadhin, que h� 30 anos trabalha como vigia no museu.

Kadhin contou que n�o teve como enfrentar sozinho a multid�o de saqueadores.

"Assim que vi soldados norte-americanos perto do museu, pedi prote��o a eles", disse. "No segundo dia, por�m, os saqueadores vieram e destru�ram ou roubaram todas as antiguidades".

Algumas das pe�as do museu haviam sido levadas para o dep�sito, em uma tentativa da dire��o de evitar uma repeti��o dos danos sofridos por outras antiguidades durante a Guerra do Golfo, em 1991.

O Museu Nacional abriga desde est�tuas antigas, da �poca dos sum�rios, ass�rios e babil�nios, a capacetes de ouro e prata.

Ap�s fechar suas portas ao in�cio da Guerra do Golfo, a institui��o foi reaberta ao p�blico apenas em abril de 2000.

O museu sobreviveu praticamente ileso ao primeiro conflito no Golfo e, igualmente, �s tr�s semanas de bombardeios da coaliz�o anglo-americana, este ano. Mas n�o foi poupado pelos saqueadores.

(Com informa��es da Reuters)