Um pouco como esperado, essa viagem por Saigon e Vietnam do sul é algo que como 'turismo de guerra'. Mas não é bem a guerra de uma maneira como a gente imaginava. De certa forma, é na verdade uma viagem sobre guerra, mas principalmente lembrando que durante guerras não há vencedores e vencidos; somente sobreviventes.
Acho legal que o governo tenha conseguido conservar, com os poucos recursos que eles tem, a grande maioria dos sítios bélicos da epoca. E principalmente, convertido isso como forma de campanha de conscientizacao anti-guerra. Por exemplo, la mesmo em Saigon, visitamos uma sala do museu da guerra que fala sobre guerra química. É realmente uma experiencia e tanto. Principalmente porque todos nós, sempre ouvimos falar das terriveis armas de guerra mas poucos de nós tivemos a oportunidade de entender o que é, porque é, como é delas. Uma dessas é o agente laranja, tão comentado durante os anos 80.
O agente laranja é na verdade um herbicida desfoliante extremamente forte, e que foi utilizado pelo exército dos Estados Unidos aqui, e era parte do que eles chamavam 'herbicidas arco-iris' (rainbow herbicides).
Existiam o agente laranja, purpura, rosa, azul, branco e verde, todos eles causam cancer se expostos a humanos. E pior, eles sao transferidos geneticamente. Ou seja, um homem ou mulher que é exposto a um desses agentes, alem de sofrer seus males ainda transferem suas agruras para as futuras geracoes. Os filhos dessa geracao nascem com varios problemas desde cegueira, cancer, tumores ate mutacoes geneticas.
Porque utilizaram isso?
Os Americanos estavam perdendo a guerra, e perdendo feio. O poderoso armamento norte-americano simplemente nao fazia efeito contra as taticas de guerrilha. Principalmente depois da ultima invencao Vietnamita, os tuneis de Cu Chi.
A ideia dela era exterminar as plantacoes e matar a selva que protegia a resistencia vietnamita; mas depois ficou claro que, assim como também vimos nos campos de concentracao nazistas, a ideia era exterminar humanos como se fossem insetos. Acabar com qualquer possibilidade de vida naquele solo infectado por armas quimicas. De novo, foram essas mesmas armas quimicas que George Bush estava procurando no Iraque de Saddam Hussein.
Mas desta vez, o feitico virou contra o feiticeiro. E tambem os soldados norte-americanos que ficaram expostos a mais essa absurda arma de exterminio, tambem voltaram para suas familias trazendo consigo esse 'demonio interior'. Hoje é comum ver filhos, netos e ate bisnetos de veteranos de guerra do Vietnam mutilados, cegos, deficientes físicos e com anomalias no corpo. Com leucemia, esterilidade, problemas de coordenacao, e diversos tipos de cancer (testicular, pancreas, retal), diabetes e tumores no cerebro.
Os norte-americanos perderam a guerra, mas não perderam a viagem; e lançaram mão de uma das armas mais crueis: matar gente com gás. Comparando as proporcoes, eles transformaram o norte do Vietnam numa camara de gás a ceu aberto onde tudo e todos que estavam expostos deveriam morrer de alguma maneira. O uso de armas quimicas marcou a retirada das tropas do Vietnam e o inicio de uma nova geracao de armas de guerra, onde nada explode, nao existe fogo, nao existem explosoes, mas por meio do gás tudo morre.