site stats Blog da Scarlet: Sir Bob Geldof, Embaixador de Brisbane

Sir Bob Geldof, Embaixador de Brisbane



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!O cantor Irlandês e um dos ativistas criadores da campanha "Make Poverty History", Bob Geldof, foi escolhido hoje pelo Prefeito de Brisbane como o Embaixador Honorário da Cidade.

Bob Geldof e Bono Vox, numa coletiva da Onu no lançamento do programa ONEComo sempre, o cantor roqueiro que não tem a língua presa soltou o verbo. No seu discurso disse que a Austrália é um dos países mais malvados e terríveis da história do planeta, e disse que sua política de ajuda externa é "de dar vergonha e patética". E acusou também o país de esquecer-se dos seus vizinhos agora que a economia Australiana é uma das mais fortes do mundo.

Disse também que na Austrália falam tanto dos países do terceiro mundo (isso é verdade, aqui somos todos classificados de "South América"), mas que na verdade os países sub-desenvolvidos estão mais preocupados com o planeta do que aqui. (o que eu particularmente discordo dele)

Aqui as palavras dele: "Para um país que vive falando e se gabando para todo mundo do enorme crescimento de sua economia, o que é absolutamente correto, vocês deveriam também ajudar países mais necessitados e também gabar-se de tê-los ajudado a serem melhores locais para se viver. Austrália, será que 99.5% de crescimento ainda não são suficientes para você?" Dando a entender que se o governo Australiano dedicase pelo menos 0.5% em ajuda a outros países faria uma grande diferença.

"E não somente isso. Vocês e suas políticas de ajuda humanitária estão muito atrás do resto do mundo desenvolvido. Vejam os Escandinavos e o Reino Unido, por exemplo."

Sir Bob Geldof, disse que aceita o título mas a Austrália deve comprometer-se a ajudar com 0.7% do seu produto interno bruto para o Fundo das Nações Unidas Contra a Pobreza - um programa da ONU que procura reduzir a pobreza no mundo até 2017.

"Se vocês Australianos achamque isso é dinheiro demais...o que? 99.3% também não são suficientes para vocês manterem sua vida de primeiro mundo? 99.3% não é dinheiro suficiente para vocês? Se não for, desculpem mas isso é trágico!"

Disse também que o título é honorário, não é algo que se recebe e vai ele desaparecer no outro mês. E disse que enquanto ele estiver vivo ele vai continuar apoiando as iniciativas de Brisbane e também cobrando o Governo Australiano (Governo do John Howard) sobre ajudar a reduzir a pobreza mundial.

Isso vem também como um forte golpe contra o atual Governo de John Howard, chamado por muitos de menino de recados dos Estados Unidos, que já está sobre intensas críticas e essa semana é a última semana antes das eleiçòes aqui e corre o risco de ver o partido da oposição liderado por Kevin Rudd tomar o poder na Austrália, finalmente depois de 12 anos como Primeiro-Ministro.
Leia Também: