site stats Blog da Scarlet: Ter filhos em hospitais públicos na Austrália

Ter filhos em hospitais públicos na Austrália

rbmw3

rbwh

Eis uma informação interessante para quem é acostumado com o sistema de saúde no Brasil.

O melhor, com melhores médicos e mais bem equipado hospital daqui (Queensland) chama-se Royal Brisbane Hospital, e é um hospital público e é aqui que o nosso nenêm vai nascer; algo que é impossível de imaginar no Brasil. Em alguns centros Brasileiros até é possível achar os melhores médicos na rede pública, mas todos eles tem também suas clínicas particulares e é para lá que a classe média e alta Brasileira vai. Não dá para confiar no SUS e saúde pública infelizmente.

Por dentro o hospital é impecável! Enormes estruturas de vidro que aproveitam a luz do sol, completamente refrigerado, atendimento de 1a. classe, confortável, com lojinhas e cafés dentro, organizado, dezenas de elevadores e de pontos de acesso usando transporte público.

O Royal Brisbane Hospital é enorme, e esse da foto é o prédio (melhor dizer, conjunto deles) dedicado à saúde da mulher, o Royal Brisbane Women's Hospital.

Existem hospitais particulares aqui?
Sim, existem. mas são utilizados normalmente para comodidade. Coisas do tipo, a mamãe quer ter o bebê num quarto especial com dvd, banheiro e quarto de visita. Então ela tem isso num particular e paga cerca de 2000 dólares para alugar o quarto por 2 dias.

Se houver alguma complicação com o parto?
Aqui saúde é responsabilidade do governo. Se houver algum problema, mesmo estando num hospital particular, a mamãe é enviada para o Royal Brisbane.

Aqui também é onde a mamãe vai para as aulas de aeróbica e hidroginástica durante a gravidez, tudo pago pelo governo.

No Brasil trabalhamos 1 ano inteiro e 4 meses desse ano trabalhamos de graça para o governo, nossa carga de importos é enorme e não recebemos quase nada em troca. A família tem que pagar colégio particular, plano de saúde particular etc

Aqui pagamos impostos também, não tanto como no Brasil, mas em troca recebemos tudo isso público, e com qualidade. E algumas vezes dá uma sensação estranha, quando vejo o imposto descontado no salário nem reclamo, e algumas vezes até fico "feliz de contribuir", porque eu sei que esse meu suado dinheirinho está sendo revertido para o bem da nossa família.

Uma das coisas que mais chateia no Brasil é saber que não importa o que você faça, reclame, tente melhorar a limpeza nas ruas, coloque seu filho no colégio público, leve sua mãe para operação num hospital público...o "sistema" estabelecido é simplesmente muito forte, muito grande e acaba ganhando, e a gente perdendo e verificando: é mesmo, devia ter colocado o menino no colégio particular, devia ter levado a mamãe para o plano de saúde.

E muitas vezes a gente acaba achando outro Brasileiro por aqui e repetindo a mesma frase: Seria tão bom se o Brasil fosse assim, né?

É, seria.