site stats Blog da Scarlet: Acostumados

Acostumados

Quando crescer quero ser que nem o Leonardo de Caprio
Agora os cartões de ônibus estão sendo atrelados ao documento de identidade ou cartão de crédito e o itinerário da semana pode ser consultado pela internet. Eis a conversa que tive com uma amiga daqui sobre essa novidade:

- Acho ótimo a gente poder verificar pela internet todos os ônibus que a gente pegou e o trajeto que fizemos no dia. O governo acertou mais uma vez nessa iniciativa de segurança. - Ela diz.
- Como assim? - Retruco.
- Ah..porque é mais uma medida para conter o terrorismo.
- Ainda não entendi onde isso ajuda.
- É porque agora se alguém quiser fazer algo mau, o governo pode
verificar todo o caminho que ele fez e chegar até ele. Já que o cartão é
associado com a identidade da pessoa.


Breve pausa para reflexão e então eu continuo:
- Sabe... como um bandido realmente mau age? Eu explico. No meu país, por exemplo, eles primeiro sequestram alguém na rua.
- ooooohhh!!! - ela diz - assim sem mais nem menos?
- é sim. E roubam o máximo de dinheiro que puder dela.
- Ah, mas como vão saber se tem muito ou pouco?
- Simples. Eles te sequestram, te levam para um caixa eletrônico de banco e te fazem
sacar dinheiro.
- ooooohhhh. Que malvadeza!!! É sério???
- É sim. E digo mais: se você tiver esse cartão do ônibus, eles vão utilizar o seu roubado. Se rastrearem, vão chegar no inocente e não no bandido.
- Nossa!! Como são astutos e maldosos!!
- É por isso que são bandidos...
- E esses sequestros acontecem muito??? É comum???
- Demais...Eu mesno conheço vários casos.
- E a polícia? não faz nada?
- bom...ela faz quando pode. São muitos casos, demais. E não tem polícia suficiente.
- Waaaa!!! (exclamação típica Chinesa) Como vocês conseguem viver num lugar assim sabendo que a qualquer momento alguém pode te sequestrar só para sacar dinheiro?
- Pois é
- E se você não tiver o cartão na hora ???
- Varia de caso para caso. Em muitas vezes eles matam.

Nessa hora ela já está com o olhar de que o mundo está acabando...

- Oh, Meu Deus...Não se preocupe, aqui você está a salvo!! - Conta me consolando, e eu fico pensando na nossa ainda triste realidade de 3o Mundo.