site stats Blog da Scarlet: Templo Wat Arun

Templo Wat Arun

O nome Wat Arun deriva de Aruna, a deusa indiana do amanhecer e por isso tamb�m conhecido como Templo do Amanhecer (Temple of Dawn). � um dos mais famosos templos e monast�rios budistas entre os aproximadamente 400 que existem na cidade, e pode-se gabar de um cume impressionante de prang de 79 metros e tem ainda hoje uma impressionante vista na hora do p�r do sol.

Foi constru�do durante o per�odo Aytthaya (1351-1767), per�odo de grande desenvolvimento em que se abriu rotas comerciais que consolidaram a supremacia do Reino de Si�o no sudeste asi�tico e est� situado na margem ocidental do rio Cho Phraya, em que foi fundada a nova capital Thonburi no s�culo XVII.

Por aqui, o budismo exerce uma forte influ�ncia na vida quotidiana; os monges antigos s�o altamente respeitados e os templos e os wat das cidades e aldeias representam o centro da vida social e religiosa. Se pegarmos um �nibus numas das ruas de Bangkok, notaremos que os monges budistas ficam sempre sentados no fundo do �nibus. Se estiver algu�m l�, eles se levantam e d�o o lugar para o monge. A explica��o disso � que aqui a altura relativa ao chao significa status quo, por isso os mais importantes templos s�o sempre os que tem as torres mais altas. E os bancos da parte detr�s dos �nibus s�o os mais altos. Da� voc� imagina como eles s�o importantes.

Infelizmente aqui tamb�m achamos a primeira das armadilhas para turistas: os colares de rosas. O esquema � o seguinte: Acreditam eles que deixar colares de rosas na est�tua de buda tr�s sorte e felicidade. Ent�o vendem-se por toda a �rea esses colares, 70 bahts cada um. Se voc� comprar, na sa�da do templo vai ver que tem uma est�tua de buda coberta de colares. Outros visitantes foram la e deixaram...Mas 10 minutos depois se voc� voltar, todos os colarem ter�o desaparecido!!! ou seja, o mesmo conjunto de colares eles vendem na entrada do templo, os turistas comprar e colocam no Buda na sa�da...quando todos forem embora (ou pelo menos uma excurs�o tiver sa�do) eles retiram do Buda e voltam a vender na entrada para os novos incautos. Portanto, se voc� for l�, n�o se preocupe em comprar os colares :-)