site stats Blog da Scarlet: O Maulid

O Maulid


A palavra 'paz' em �rabe



Hoje celebra-se o Maulid (ou Mawlid), um feriado curiosiss�mo, que � o dia do anivers�rio do Profeta Maom� (Muhhamad) na religi�o Islm�mica.
Maom� nasceu em Mecca, na Ar�bia, o dia n�o se sabe ao certo, mas � coisa de 20 de abril. Ent�o eles recalculam todo ano para saber que dia seria esse dia atualmente e celembram. Curiosamente, essa tamb�m � a data de morte dele. Ou seja, na verdade celembram o anivers�rio e a morte do Profeta.

Olha s�: Os mul�umanos tratam-se entre si por 'Crentes' ou 'Fi�is'. "ah, t� vendo aquele ali? ele � um Fi�l." Em contra partida quem n�o �, eles chamam de 'infi�is' "ah, ta vendo aquele? ele � Infi�l, � crist�o", por exemplo.

Acontece o seguinte: A celebra��o � feita com os mul�umanos fazendo servi�os para a comunidade local, depois le�m a b�blia deles, o Alcoor�o, depois estudam uns escritos de norteiam os 'Fi�is', feitos pelo Im� (o l�der espiritual deles). O cidad�o que tem o t�tulo de Im� tambem � chamado de 'Tempo'. Por isso os 'Fi�is' tamb�m s�o conhecidos como os 'Filhos do Tempo'. Quando um Im� morre, aponta-se outro para substitu�lo. Ou seja, vamos considerar assim: o primeiro Im� teoricamente foi Maom�, ele morreu e indicaram outro, que depois morreu e indicaram outro...e assim sucessivamente. Da� a import�ncia desse cidad�o na religi�o deles, e consequentemente na celebra��o desse feriado aqui.

Nao tenho certeza, mas aparentemente os Im�s descendem diretamente de Maom�. Ou seja, para os Crist�os � como se o Papa ou o Bispo fossem somente um, e filho ou neto ou bisneto direto de Jesus...Pense numa posi��o de respeito entre eles.

Os mul�umanos tem uma religi�o com tantos simbolismos, express�es po�ticas e eles se referem de uma maneira t�o catedr�tica que � at� meio estranho para n�s a maneira como se tratam: Filhos do Tempo e Fi�is(os seguidores), Luz Divina ou Luz de Al� (Noor, a alma deles), Lindo Modelo (a vida que seguem) etc.

Parecem as passagens b�blicas de 2000+ anos atr�s, mas mantidas at� hoje. Infelizmente ningu�m mais fala: "Meu primog�nito" hoje em dia, seria at� legal e culto :)

Eu ia colocar uma ilustra��o no blog de hoje, mas essa coisa de ilustrar o Maom� j� deu confus�o grande antes, ent�o fica para a pr�xima :)