site stats Blog da Scarlet: Dança dos Leões Chineses, Chinese Lion Dance

Dança dos Leões Chineses, Chinese Lion Dance


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!

Esse fim de semana fomos dar uma conferida no campeonato de Chinese Lion Dance (Dança dos Leões Chineses) que houve aqui. Em geral fazem isso para:

  • Homenagem a alguém muito importante
  • Abertura de alguma empresa, pois acredita que essa dança atrai dinheiro
  • Proteger algum negócio ou exorcisar espíritos



A figura do leão é associada aqui na Ásia como um espírito guardião, apesar de leões não existirem aqui e sim na África. Enquanto que a figura do Dragão de Fogo é o Deus super-poderoso, apesar de não existirem Dragões de Fogo em canto nenhum exceto em lendas.

Outro detalhe: Dnão confundir a Dança do Dragão do a Dança do Leão.

A dança do Leão é o seguinte: São dois caras que se vestem de leão, um faz a cauda e o outro a cabeça. O da cauda normalmente é físicamente bem mais forte pois ele tem que levantar e impulsionar o que fica com a parte da cabeça, que por sua vez é responsável pelas emoções do leão, piscar olhos e movimentar orelhas e boca.
Esses rapazes normalmente são lutadores de Kung-Fu, bem avançados, e é uma honra para eles representarem o leão.

A dança sempre começa com o leão dormindo. Ele lentamente acorda, pisca os olhos e mexe a cabeça. Depois solta um bocejo, balança as orelhas... É até engraçadinho, em geral as crianças adoram esses leões.
Depois o Leão sobre em uns troncos e lá ficam dançando e saltando de um para o outro. Aí entra em ação a perícia dos lutadores. É impressionante a agilidade deles e os saltos que eles dão de um tronco para outro, principalmente do que fica atrás.

Note também como o rapaz que fica na cauda faz um exercício tremendo nos braços e pernas. Ele de fato é quem levanta o companheiro nas mãos e por vezes fica segurando ele no alto. E ainda por cima é quem salta entre os troncos, e ainda tem que manter o equilíbrio. A gente fica cansado só de olhar.

Quem dá o ritmo é uma bandinha fazendo um barulho absolutamente sem ritmo. E de vez em quando soltando fogos. Um barulho só sem nexo.

Quando for mais ou menos em fevereiro, no ano novo chinês, esses mesmos leões vão dançar nas ruas e os donos dos estabelecimentos dão dinheiro para eles agradecendo pelo ano que passou.

Agora, de hoje até fevereiro são só celebrações chinesas. Oficialmente aberta a época dos festivais religiosos.