Esse fim de semana fomos dar uma conferida no campeonato de Chinese Lion Dance (Dança dos Leões Chineses) que houve aqui. Em geral fazem isso para:
- Homenagem a alguém muito importante
- Abertura de alguma empresa, pois acredita que essa dança atrai dinheiro
- Proteger algum negócio ou exorcisar espíritos
A figura do leão é associada aqui na Ásia como um espírito guardião, apesar de leões não existirem aqui e sim na África. Enquanto que a figura do Dragão de Fogo é o Deus super-poderoso, apesar de não existirem Dragões de Fogo em canto nenhum exceto em lendas.
Outro detalhe: Dnão confundir a Dança do Dragão do a Dança do Leão.
A dança do Leão é o seguinte: São dois caras que se vestem de leão, um faz a cauda e o outro a cabeça. O da cauda normalmente é físicamente bem mais forte pois ele tem que levantar e impulsionar o que fica com a parte da cabeça, que por sua vez é responsável pelas emoções do leão, piscar olhos e movimentar orelhas e boca.
Esses rapazes normalmente são lutadores de Kung-Fu, bem avançados, e é uma honra para eles representarem o leão.
A dança sempre começa com o leão dormindo. Ele lentamente acorda, pisca os olhos e mexe a cabeça. Depois solta um bocejo, balança as orelhas... É até engraçadinho, em geral as crianças adoram esses leões.
Depois o Leão sobre em uns troncos e lá ficam dançando e saltando de um para o outro. Aí entra em ação a perícia dos lutadores. É impressionante a agilidade deles e os saltos que eles dão de um tronco para outro, principalmente do que fica atrás.
Note também como o rapaz que fica na cauda faz um exercício tremendo nos braços e pernas. Ele de fato é quem levanta o companheiro nas mãos e por vezes fica segurando ele no alto. E ainda por cima é quem salta entre os troncos, e ainda tem que manter o equilíbrio. A gente fica cansado só de olhar.
Quem dá o ritmo é uma bandinha fazendo um barulho absolutamente sem ritmo. E de vez em quando soltando fogos. Um barulho só sem nexo.
Quando for mais ou menos em fevereiro, no ano novo chinês, esses mesmos leões vão dançar nas ruas e os donos dos estabelecimentos dão dinheiro para eles agradecendo pelo ano que passou.
Agora, de hoje até fevereiro são só celebrações chinesas. Oficialmente aberta a época dos festivais religiosos.