site stats Blog da Scarlet: A história do mooncake, bolo da lua e festival de mid autumn

A história do mooncake, bolo da lua e festival de mid autumn

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Ontem dia 21 de setembro começou o festival de mid autumn (ou festival do meio-outono). Apesar de aqui não haver de fato outono, e é celebrado mais como uma tradição Chinesa.



E do mesmo jeito que temos o nosso peru de natal, eles aqui tem o mooncake. Um bolinho que cabe na palma da mão, meio aredondado e de uns 5 centimetros de altura, com recheio feito de várias coisas, a que eles mais adoram e a mais cara é com recheio de gema ovo de pato salgado. Eu não tenho nenhum desejo nesse, deixa a boca com cheiro de gema de ovo o dia inteiro, mas é chique.


Explico porque é chique: Se você aparecer com a boca cheirando forte a gema de ovo (??), significa que...você comeu bastante mooncake, e se você comeu bastante mooncake significa que... você gastou um bocadinho de dinheiro já que cada bolinho desse, assim pequenininho custa 10 dolares!!! De novo, Chinês e sua tradicional adoração por dinheiro e fortuna.

Para aumentar as vendas, eles agora vem com outros tipos e recheios, mas mesmo assim nada muito gostoso. Mas não tome minha palavra como final. É apenas meu gosto, eu também não como galinha mas conheço um bocado de gente que adora canja, coxinha, peito de frango etc. Pode ser que você adore esses bolinhos.

Aliás, antes que eu esqueça: para que serve esse mooncake? Isso mesmo, para atrair fortuna.


Se você notar nas fotos, os bolinhos tem um relevo especial. São escritos em Mandarim e normalmente tem as palavras 'vida longa' e 'fortuna', e uns desenhos de luas, por isso o nome mooncake ou bolo da lua, e um desenho de uma mulher. Essa mulher é a Deusa da Imortalidade.

Resumindo : Tradicionalmente esses bolos são pequenos, não tem nada de saudável, são 100% só açúcar e gema de ovo de pato salgado, são caros e deixam cheiro de gema de ovo na boca.

Se você tem reuniões de negócios, certamente você vai ganhar vários.



Mas tem uma historinha interessante: Na China, durante o domínio Mongol, os revolucionários de Han usavam mensagens dentro desses mesmos bolinhos para distribuir mensagens secretas entre os membros do grupo. As mensagems iam como cartas dentro dos bolos ou escritas na superfície dele.


Leia Também:
- Feliz Ano Novo Chinês
- Cerejeira dentro do shopping