site stats Blog da Scarlet: Início do Hari Raya Puasa e Ramadã

Início do Hari Raya Puasa e Ramadã

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Aqui como já sabem, é uma ilha bem pequena mas com uma diversidade cultural bem interessante, mais especificamene diversidade religiosa. E uma das religiões dominantes aqui é o Islam, dos Mulçumanos e esse mês também começa o Hari Raya Puasa. A palavra Hary Raya significa 'Dia de Celebração'

O Hari Raya Puasa é uma das mais importantes datas comemorativas do calendário mulçumano.Ele marca o início do Ramadã (Ramadan) que é um mês de jejum que eles todos fazem. Não somente jejum, mas um período de abstinência, pausa para reflexão e adoração.

Lembra bastante a nossa quaresma. Mas enquanto que a nossa é simbólica, a deles é bastante disciplinada. A partir do dia 22 de setembro desse mês até o próximo todos eles devem acordar cedinho e tomar seu café da manhã antes do nascer do sol. Depois disso não podem comer mais nada até depois do pôr-do-sol. Ou seja, jejum e abstinência entre o nascer e o pôr do sol.

Esse período é conhecido especialmente por uma época de perdão. Absolutamente todas as rixas entre os 'fiéis'(mulçumanos) e 'não-fiéis'(outras religiões) são colocadas de lado e perdoadas. Acho que essa parte do perdão deve ter uma interpretação totalmente diferente por parte dos radicais, senão não existiriam homens-bomba por aí. Para isso eles tem uma palavra: Salam, que significa tipo algo como "por favor, me perdoe por qualquer coisa" ou algo assim. Sabe aquelas coisas que brasileiro costuma dizer quando se despede de amigos depois de passar uns dias na casa dele? pois é.

As mulheres vão fazer preces nas mesquitas e todas as casas e ruas ficam bastante coloridas. Depois colocamos umas fotos aqui de como estão as ruas.

Essa semana também começa o Deepavali, que é uma celebração dos Indianos. Além desse mês também ser o início do Mid-Autumn Chinês.

Lembro que quando estudava no colégio Cearense, tinham 3 meninos mulçumanos. O próprio fato disso já fazia a gente olhar pra eles com estranheza.
Não sei porque, mas para mim, sempre tive a imagem de Ramadan como algo mulçumano do que aprendi na TV. E convenhamos, o Islam nem sempre é mostrado na TV como algo pacífico. E esse é talvez a raiz dos problemas. Na TV ocidental, o Islam é algo da guerra, dos extremos etc, assim como mostram o Brasil como pobreza, prostituicao, futebol e selva. Pura ignorância minha e estupidez dos programas de TV também. Para conhecer algo bem, devemos ir lá e ficar imerso na cultura mesmo, e ter a mente aberta.


Interessante aliás, e se a gente parar pra pensar talvez possamos demonstrar, ao contrário do que a Globo e o Domingão do Faustão/Gugu falam, o quanto o brasileiro pode ser preconceituoso ou resistente à novas culturas. Se já temos problemas o bastante de preconceito suficiente entre católicos e evangélicos, imagina se no Brasil tivessémos uma população grande de mulçumanos ??? Seria uma guerra entre evangélicos e o Islam...parece que Deus sabe mesmo onde colocar suas crias :-)