site stats Blog da Scarlet: 22% dos Australianos descendentes de criminosos

22% dos Australianos descendentes de criminosos


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Mais de 2 milhões de Britânicos e mais ou menos 4 milhões de Australianos são descendentes de condenados, deportados da Inglaterra durante os séculos 18 e 19. Para quem não sabe, a Austrália era uma espécie de colônia penal Britânica.
E para quem acha que o problema do Brasil foi a nossa colonização, que se a gente tivesse sido colonizado por Franceses ou Holandeses, bom...ta aí a Austrália para mostrar que não. Um país de condenados que hoje tem 3 das 10 melhores cidades do mundo para morar.

A novidade é que agora o governo aqui lançou um site onde os Australianos podem consultar seu passado e ver a árvore genealógica da sua família online em http://www.ancestry.com.au/

Lá existem registros dos navios, dados demográficos, datas de nascimento e deportação etc. E de acordo com o site, estima-se que 22 por cento dos Australianos hoje teve pelo menos um condenado na sua família.

E mais, o site dá dados de quando o cidadão chegou aqui de navio, qual o crime que cometeu, a sentença, os autos do jugamento, nomes dos navios e tudo mais. Um verdadeiro tesouro antropológico e para pesquisas.

Dos condenados que chegaram aqui, 83% deles eram homens, entre 15 e 30 anos de idade. 70% eram Ingleses; 24% eram Irlandeses; 5% eram Escoceses. O prisioneiro mais velho tinha 60 anos e o mais novo tinha 9 (condenado apenas com 9 anos de idade?)

E os crimes. 2% deles eram envolviam assaltos e mortes; a grande maioria eram crimes do tipo fulano roubou galinha, ou uma vaca de uma fazenda, ou deixou de pagar o bar etc. Nada de crime sério mesmo, afinal de contas, os padrões sociais na época eram totalmente diferentes de hoje.

E por conta disso, os Australianos já começaram a pesquisar os dados de gente famosa como por exemplo o atual Primeiro-Ministro John Howard para saber que passado curioso ele pode ter.

Criminosos famosos como um Irlandês chamado Red Kelly, famoso ladrão de porcos da Tasmânia, após ser liberto viajou para Vitoria e teve um filho, o famoso fora-da-lei Ned Kelly.