site stats Blog da Scarlet: As Matildas-Futebol Feminino-Australia

As Matildas-Futebol Feminino-Australia


jogadoras da seleção de futebol australiano, as matildasAustralianos adoram apelidos.

Assim como os jogadores da seleção Australiana de futebol são os Socceroos, os jogadores da seleção de Rugby são os Wallabies, o time de Queensland são os Maroons, as jogadoras da seleção Australiana da futebol são as Matildas.

Mas qual a origem do nome Matildas?

A música popular mais conhecida na Austrália é a "Waltzing Matilda". É quase que um hino para os Australianos, e existem dezenas de versões para sua letra. Muita gente até considera esse o segundo hino Australiano, tamanha sua aceitação.

E ao contrário do que se possa imaginar, Matilda não é nenhum nome de mulher... pelo menos não uma que tenha existido de fato.

A música fala da história de um viajante desconhecido, trabalhador de fazendas, que caminha sozinho desbravando o terrível deserto Australiano, o Outback, em busca de trabalhos; e trazendo consigo todos seus pertences e roupas dentro de um saco, amarrado na ponta de uma vara, que ele carrega nos ombros, e usando um chapéu de cowboy.

Segundo a música, ele sobrevive fazendo chá das plantas que vê pelo caminho e matando ovelhas roubadas para alimentar-se.

Essa figura emblemática representa bem o Australiano imigrante que chegou aqui e teve que aprender a trabalhar com o que aparecia na frente dele.

A palavra "Waltzing" é parte do inglês Australiano, e significa viver viajando, grandes distâncias e sobreviver aprendendo trabalhos (geralmente lavoura, construção e carpintaria) enquanto viaja. Então Waltzing não tem nada a ver também com Valsa.(Waltz)

clique para ver as fotos do calendário das Matildas, completo
A palavra Matilda é justamente esse saco com os pertences amarrados e que o viajante traz consigo. "Ela" é toda a riqueza que ele possui. Ele pode sofrer, entrar em brigas, ser preso, pode tudo acontecer com ele. Só não pode perder sua "Matilda". Com sua Matilda ele pode sobreviver tudo, sem ela ele não pode nada.

Assim, as garotas da seleção receberam esse nome, através de uma bela e poética história!

Apesar de o futebol ter crescido enormemente aqui depois do mundial da Alemanha, e hoje sendo o esporte mais praticado pelas crianças até 15 anos, sobreviver de futebol aqui na Austrália não é fácil. Por isso as meninas da seleção decidiram posar nuas para um calendário e com as vendas desse calendário juntar dinheiro suficiente para competir nos torneios internacionais. A decisão foi tomada por todas elas e nenhuma arrependeu-se disso.

Hoje, o calendário com as meninas do futebol é um dos objetos de desejo mais comprado e comentado no meio esportivo Australiano, com toda a primeira tiragem esgotando-se no primeiro dia de lançamento. E graças a esse calendário elas podem continuar com sua paixão: o futebol.

Leia também: