site stats Blog da Scarlet: Brit�nicos querem ca�ar aster�ides

Brit�nicos querem ca�ar aster�ides


Um comit� de especialistas pediu US$ 32 milh�es ao governo do Reino Unido
para montar um telesc�pio no hemisf�rio Sul com o objetivo de monitorar
aster�ides que passam perto da Terra. Eles recomendaram criar um centro para
desenvolver meios de destruir um objeto em curso de colis�o. (DA "REUTERS")


Nota:
Ja nao era sem tempo! Nao eh questao de ficar eternamente esperando um eventual choque com um asteroide. Isso VAI acontecer, queiram ou nao os estatisticos. Pode ser hoje ou na proxima glaciacao, mas vai acontecer.

Tivemos a sorte de ter o maior atrator de asteroides do sistema solar a postos - e na posicao certa - em 1994. Um cometa foi atraido por Jupiter, esse gigantesco filtro de impurezas, e evitou-se que um cometa de 20 Km de diametro saisse por ai desgovernado. Quem sabe onde ele iria bater?

Um choque da mesma magnitute do que atingiu Jupiter faria com que a terra experimentasse um fenomeno ainda nao constatado, mas teoricamente possivel.

Trata-se da liquefacao do solo (isso mesmo !!), o que pode acontecer sob grandes terremotos.

Ou seja, sob um impacto tao violento, o solo se comportaria como um fluido, exatamente como uma geleia ou um monte de areia que escorre pela ampulheta.
Estariamos sujeitos as mesmas leis mecanicas que governam o movimento das ondas, por exemplo. Se da para imaginar o estrago que faria em montanhas, e em inserbergs, imaginem em cidades...

Outro detalhe: O choque eh tao ou mais viloento de acordo com a velocidade do corpo - energia cinetica - e sua massa. Nas proximidades da Terra um corpo com as mesma dimensaes do que atigiu Jupiter seria sem duvida mais veloz, pois estaria acelerado pela presenca do Sol. Poderia ateh nem deixar crateras de impacto. Atravessaria a crosta, baguncaria todas as cadeias de montanhas e se alojaria no interior da terra, fazendo nosso planeta reverberar como uma arquibancada mal feita, lotada durante um jogo do Mengao.

Proponho que se for impossivel evitar o choque, que pelo menos tenhamos direitos sobre as imagens. Cameras postadas na Lua e numa orbita segura poderiam filmar o evento e explicar pras proximas geracoes - se ainda restar :-)