site stats Blog da Scarlet: Viagem no Tempo

Viagem no Tempo


Sobre a viagem no tempo, eh teoricamente possivel sim, mas nao existem grandes vantagens em ir ao passado. Explico mais na frente.

Por exemplo, uma viagem pela fisica Einsteiniana de 10 anos no futuro, ao redor do nosso sistema solar geraria um lapso de 1000 anos. Ou seja, nao existira mais ninguem aqui da equipe que fez o projeto para saber
noticias....e como diria o prof. Hawking, quem iria nos receber no aeroporto pra dar beijos? :-) is ser no minimo frustrante...

E a nave do tempo? bem, para se ter uma ideia de como eh dificil a facanha, imagine q a nave seja um fusquinha. Uma nave desse tamanho seria impossivel faze-la acelerar a pelo menos 10% da velocidade da luz...um absurdo pensar nisso hoje em dia. Mas vc me para e diz: "Ei Edge, hoje em dia existem aceleradores de particulas, como o da universidade de princeton, nos USA, que lancam corpos na velocidade da luz"

E eu digo: "Claro que sim, mas esses corpos sao moleculas...infimos...e alem disso, nao sei se voce sabe o acelerador da universidade de princeton tem um quilometro de extensao. Se eh preciso um quilometro de extensao para fazer acelerar uma molecula aa velocidade da luz, imagina uma nave tripulada !!! Seriam distancias planetares !!"

Segundo os calculos de Sagan, seria preciso um acelerador do tamanho da orbita de Marte para acelerar o nosso fusquinha a 60% da velocidade da luz...Milhoes de pessoas nao tem ideia do absurdo de grande que eh isso.

Vou lhes dar uma ideia.( Os criancas e adolescentes adoram quando faco essas comparacoes ): Desenhe um ponto numa folha de papel, essa eh a Terra. 1/2 centimetro distante desse ponto, desenhe outro ponto, essa eh a lua...1 metro e 30 centimetros depois desenhe outro ponto, esse eh Marte. Desse ponto onde estah a terra, imagine um ponto agora 300 metros distante...esse eh Jupiter.

As distancias espaciais sao absurdas...Notastes o quanto somos infimos no nosso sistema solar? e no universo? o sistema solar eh nada mais do que um ponto na via lactea, que nao eh nada mais nada menos do que uma das mais ridiculas e novas q existem.

E agora? O segredo eh mandar informacoes em naves diminutas, do tamanho de um ovulo
por exemplo. Jah temos tecnologia pra issso, mas infelizmente a nanotecnologia ainda nao descobriu como agrupar elementos dentro desse espaco...ou seja, nao adianta de nada mandar pro futuro o vazio do nosso tempo.

As informacoes seriam em cadeias de DNA, pois eles sao capazez de se perpetuar durante seculos...ele sofrera mudancas, claro, como jah disse no email anterior sobre a viagem dos gemeos, mas o detalhe: o DNA basico nao sofre mudanca ! essa descoberta eh genial e pode ser a chave do futuro.

A nave deve ser lancada perpendicularmente ao plano do sistema solar para nao sofrer inifluencia dos planetas. Newton nos ensinou q corpos sofrem aceleracao negativa ou positiva.

E se lancada hoje, no ano de 2000, somente no ano de 2010 ela alcancara 60% da velocidade, e em 2100 e tantos alcancara 90%...(de novo, viajem ao passado eh inviavel e sem razao)...Mas Edge, porque essa distancia tao grande de anos entre 60 e 90 por cento? Eh porque quanto mais se aproxima da velocidade da luz, a aceleracao vai tendo ganhos cada vez menores.

mas entao? devemos ficar parados? claro q nao, eh dever da humanidade dar o proximo passo, se arriscar no desconhecido e mesmo q isso nao traga resultado nenhum para nos, esse serah nosso presente para as futuras geracoes daqui a varios seculos, e eles vao agradecer. Onde quer que eles estejam...

Nasceria entao uma nova ciencia para isso, com dimensoes ainda nem imaginadas...e assim como nasceu a computacao e seus efeitos, todas as ooutras ciencias ganhariam com ela...biologia, fisica, robotica, neurologia...todas elas seriam beneficiadas como nunca foram na historia da humanidade.

Foi assim com as embarcacoes, caravelas e clippers, tambem a filosofia e a politica.
Imagina o que nos poderiamos fazer com esse conhecimento? seria sensacional!

Sei sei sei...absurdo ne? mas entao? qual a saida? nao fazer? um passaro nao voaria se soubesse dos riscos que corre?
'Nunca diga para um passaro q nao voe, nem diga para um homem q nao sonhe' -
William Travis