site stats Blog da Scarlet: Desenvolvedores n�o s�o bichos

Desenvolvedores n�o s�o bichos


Quantas vezes n�o escutamos que desenvolvedores de sistemas s�o introvertidos?
Particularmente n�o acho isso verdade, na grande maioria dos casos, mas concordo tambem que temos uma facilidade bem maior de concentra��o que a maioria da popula��o corrente; e s�o essas duas coisas que somadas que acredito d�o a impress�o desse quadro.

Essa capacidade de manter o foco em uma �nica tarefa durante longos per�odos com a exclus�o de diversos outros fatores, j� levou pesquisadores a compararem esses profissionais com o autismo em certo grau. Uns afirmaram que os desenvolvedores de sistema sofrem de um "certo autismo temporario" enquanto desenvolvem suas tarefas. Onde n�o concordo em absoluto, mas como disse, � f�cil fazer essa relac�o. De maneira similar, nossa concentra��o facilmente pode ser quebrada. Analisar um projeto, modelar o mundo computacionalmente e expressar este universo em linhas de c�digo s�o atos de criatividade. N�o sendo apenas ci�ncia; isso � engenharia, embora sejamos bastante felizes quando temos que aplicar ci�ncia e id�ias de engenharia durante esse proceso criativo.

� f�cil ver como se empolgam esses profissionais quando falamos em implementaram aquela rotina de rede neural usando �lgebra linear ou como modificar a classe-base de um dataset para oferecer maior flexibilidade. Isso � criatividade. Ali�s, acredito que essa seja uma das raz�es pela qual somos t�o felizes trabalhando em novos e desafiantes projetos numa empresa puramente de tecnologia, ao contr�rio de trabalhar em manuten��o ou em uma empresa financeira, que apenas tem um departamento grande de inform�tica. E o ponto aqui n�o � porque o c�digo do projeto est� antigo, mal documentado, escrito ou especificado...a raz�o � bem mais simples: � porque a tarefa de manuten��o deixa pouco espa�o para a inventividade, para a oportunidade de criar. Pesquisas indicam que quando trabalhando com projetos novos, somos normalmente conduzidos � um estado de mental onde as id�ias simplesmente parecem voar ou flutuar no espaco. N�o � � toa que muitas vezes nos pegamos falando sozinhos, como que em uma discuss�o interna sobre nosso proprio sistema.

Quem j� teve a oportunidade de bater um papo com um webdesigner, um engenheiro de sistemas ou algu�m da �rea de marketing, sabe como � esse isso; Eles simplesmente enxergam o mundo com outros olhos.

E esse � um estado mental altamente prazeroso, estimulado pela libera��o de serotonina, o mesmo que � liberado pela sensa��o do chocolate. Exatamente no alcance desse estado mental � onde a empresa, o neg�cio ou o indiv�duo produzem. E falo n�o somente de produ��o de sistemas, falo em produ��o e retorno financeiro.

Estive numa palestra, em San Francisco, e vi Bill Gates dizer que: "para id�ias inovadoras e originais aflorarem no seu tempo, vo�� tem que estimular a sua equipe a seguir seus pr�prios desejos, desejos que muitas vezes s�o levados por forcas que desconhecemos, �s vezes na cor da sua sala, na proximidade de uma janela, numa planta em sua mesa de trabalho...� atrav�s da combina��o desses fatores aleat�rios que as coisas novas e criativas aparecem e se mantem num processo criativo!".

E falando sobre o processo criativo, a capacidade de seguir uma linha de racioc�nio formando a solu��o ou uma id�ia durante o pensamento; ele � algo leva tempo para ser atingido, e � fragil. Se o fluxo de pensamento de um desenvolvedor � interrompido, ele pode levar ate 1 hora para atingir o mesmo ponto outra vez. E essa hora, � onde ocorre a perda de produtividade da sua equipe. E se o desenvolvedor � interrompido v�rias vezes durante o dia, ele pode at� perder o dia de trabalho sem atingir novamente esse estado.

O fluxo do pensamento � fr�gil... Mas felizmente n�o t�o fr�gil como parece ser.

Ele pode ser interrompido somente se isso for decorr�ncia de uma mudan�a de contexto; ou seja, se um companheiro me dirigir a palavra para discutir o esquema RSA do meu algoritmo PGP, eu sou capaz de dar assit�ncia e ainda continuar com meu trabalho... At� aqui ok. Mas se ele me pergunta se gostei do filme de ontem, se vou sair hoje � noite ou algo nesse sentido, o contexto se perde e se eu n�o mantiver a minha concentra��o, o fluxo se vai. � assim que explico como � feito o desenvolvimento de sistemas em pares, metodologia conhecida como extreme programming.

Ou seja, Podemos alternar entre diferentes tarefas, contanto que elas estejam ligadas pelo mesmo contexto.

Outra sugest�o de como eu mantenho o fluxo: me apego as coisas que me estimulam e d�o prazer. Pode ser aquele papel de parede com uma foto de uma nebulosa, pode ser a cor do meu monitor, pode ser a localiza��o do meu desk perto de uma janela onde eu possa ver o mundo l� fora...Isso em geral faz o desenvolvedor produzir mais; ele se sente no seu ambiente; um predador no seu habitat. Infelizmente, a maioria das empresas adota a mesmice no quesito design. Todos aparentam o mesmo, do vendedor ao contador passando pela secret�ria at� o desenvolvedor de sistemas... Como sere humano e profissional prefiro minha identidade, com minhas coisas e at� mesmo o vaso com meu cactus ao lado a ter aquela escrivaninha padr�o dos escritorios.

Ruidos...Ruidos...Ruidos... Quando se atribui uma tarefa de pesquisa, desenvolvimento e implementa��o, a melhor maneira de se garantir que o produto ter� qualidade suficiente � oferecendo um ambiente favor�vel � esse empreendimento. Ambientes ruidosos, muita conversa��o, muitas trombadas pelo pequeno espa�o f�sico...tudo isso s�o s�rios agravantes � produtividade, no meu entendimento... Na verdade, particularmente, isso me estressa. �s vezes, at� demais.

Solu��o: saio, levanto, dou uma volta...e espero as coisas se acalmarem ou a multid�o se dispersar. Um dia eles ver�o o seu estilo e ir�o lhe respeitar e respeitar seu profissionalismo (�! acho isso mesmo, falta de respeito!). Mas se depois de 10 minutos a baderna desrespeitosa ainda continuar, paci�ncia mas � hora do contra-ataque... Obviamente isso raramente ocorre em empresas de tecnologia. Mas ja passei por uma situa��o dessas e n�o recomendo a ningu�m.

Ali�s, sua companhia tem uma sala dessas para descanso? chill out?

Se um desenvolvedor pede para ter 2 horas por dia para sua tradicional aula de gin�stica, deixe-o ir. Ele voltar� para terminar o trabalho bem mais disposto. A mente humana tamb�m precisa de descanso. Defendo a teoria da disciplina da mente atrav�s da disciplica do corpo. � fato: um videogame dispon�vel para um desenvolvedor �s vezes � muito melhor para sua produtividade que aquela pizza gr�tis durante late-night work.... Meus companheiros de Halo que o digam! N�o gosto de ficar enclausurado e depois receber comida como pr�mio ou motiva��o. "Programadores, n�o sois cachorros; homens � que sois!!"

Ent�o o leitor pode questionar: videogame? horas livres para academia ? pr�prio material de escrit�rio?...tudo isso sai muito caro!!

Meu amigo, se voc� nesse ponto da leitura est� se questionando disto, me desculpe mas pare imediatamente de ler !! Tome uma pausa, talvez um caf�, volte e recome�e a leitura desde o in�cio...prestando mais aten��o dessa vez.

A tarefa de desenvolvimento de sistemas computacionais envolve mais do que uma tarefa bra�al, envolve talento e criatividade. Eu n�o metrifiquei aqui o quanto v�o custar essas solu��es e sugest�es, mas de uma coisa tenha certeza: os ganhos produtivos s�o imensos! o ambiente de trabalho fica mais harmonioso, menos tedioso, mais pessoal... e � bem provav�l que voc� veja aquele programador sozinho �s 23:30 horas trabalhando numa sexta-feira fazendo c�digo sem reclamar de nada da vida, e ainda com um sorriso no rosto.

Afinal ele estar� se sentindo em casa. Think about it!!.