site stats Blog da Scarlet: Gong Xi Fa Cai

Gong Xi Fa Cai

Em Pinyin, so assim os ang-mos como eu conseguem ler em Mandarin
Comeca hoje um dos maiores exodos do planeta. Chineses de todas as partes migram de volta para as casas de suas familias, a grande maioria na China, para celebrar o ano novo chines.

Gong Xi Fa Cai significa "Feliz ano novo e muita prosperidade" em Pinyin. Pinyin eh a versao da lingua chinesa para ocidental aprender :)

O ano novo chines e' disparado o evento mais importante do ano por aqui. Varios amigos meus vao tirar 2 dias de ferias hoje, fazendo o brasileirissimo 'feriadao', juntando de quinta ate a proxima terca-feira. No Brasil isso daria um baita carnaval e praia :) E o ambiente no trabalho e' parecido com o nosso natal. Todo mundo relax no trabalho e as famosas piadinhas: como vai ser tua entrada de ano? falou cara, a gente se ve somente no outro ano agora, etc.

Alias, o ano aqui ainda nem comecou. Ja e' o 3o feriando somente em janeiro. Teve o fim do Ramadam, o ano novo Indiano e agora o ano novo chines.A gente nem e' tao diferente assim dos orientais como pensavamos.

E esse e' tao importante que existem literalmente dezenas de supersticoes para seguirem, por exemplo:


  • se tiver calculadora de mao em casa, pregue uma moeda nela.

  • na vespera e no primeiro dia do ano novo chines, nao limpe a casa. Se tiver que ser limpa, por qualquer motivo, limpe a partir da porta em direcao ao interior da casa

  • use o maximo da cor vermelho que voce puder. Vermelho e' a cor da fortuna e riqueza.

  • sua casa ira certamente ser visitada por fantasmas novos que vem para substituir os fantasmas antigos que atualmente moram na sua casa (eles acreditam piamente nisso).

  • deixe todas as janelas da casa e portas abertas. para que o maximo possivel de fantasmas entre e more na sua casa, e ao mesmo tempo para que os fantasmas velhos saiam.

  • Nao deixe nenhuma agua corrente (torneira, fonte, cachoeira de piscina). Fantasmas tem medo de agua :)

  • Alguns fantasmas velhos nao vao querer sair da sua casa, por isso voce tem que espanta-los a forca. Por isso existem aquelas bombinhas chinesas tao tradicionais em festivais. Fantasmas tem medo delas (ninguem explica porque ela espanta somente os velhos e nao os novos tb)

  • Esse ano e' o ano do cachorro, encha a sua casa de miniaturas de cachorrinhos dourados (coisa farta no mercado atualmente por aqui)

  • se fizer um jantar, faca com pelo menos 11 pratos diferentes (!!), e sempre em numero impar.

  • se for casado, arrume envelopes vermelhos e coloque dinheiro neles. Distribua entre criancas, empregados e solteiros(??)

Quer participar? mando uma lista com mais umas 20 :)


Leia Também:
- Cerejeira Dentro de Shopping
- Comendo a Própria Sorte