site stats Blog da Scarlet: Durian

Durian


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Deu no jornal do Terra:"Tufão Durian mata 20 em passagem pelas Filipinas - Pelo menos 400 morreram nesta sexta em uma tormenta causada pelo tufão gigante Durian, perto de Legaspi"

Mas você sabe o que é um Durian?

Esse é o Esplanade, a versão local do Sydney Opera House; sua arquitetura é 100% inspirada na fruta-herói local, o DurianPara explicar eu conto algo que aconteceu aqui há mais ou menos um mês depois que chegamos aqui na Ásia. Fomos comprar sorvete num supermercado que fica aqui atrás de casa. Achamos várias marcas conhecidas (Kibon, Haagen Daz etc), isso não é problema; o problema era entender os sabores. Então resolvemos comprar um que fosse de algo típicamente Asiático. O velhinho do caixa recomendou : Ah...vocês tem que experimentar o de Durian!! Uma delícia!!

E explicou o que é o Durian, uma fruta que parece com jaca, suuuuper deliciosa, macia e tal. O velhinho falou tanto desse tal de Durian que parecia até que ele tinha uma plantação disso. Compramos o tal do sorvete e fomos para casa.

Era tarde da noite, colocamos na geladeira e fomos dormir.

No outro dia, a cozinha estava com um cheiro horrível. Como diria o filósofo: Um leve cheirinho azedo de peido de ovo cozido.

Procuramos saber o que era mas não deu para encontrar. Será que era algum bicho morto?...até que abrimos a geladeira. Uma podridão só!!!

Não sei nem explicar, mas a caixa de sorvete estava podre!! Uma catinga horrível só!

E sabe como é catinga na geladeira, né? O fedor passa para o que tiver perto, então alface, tomate, a água, quase tudo lá ficou com o cheiro desse sorvete podre.

Tiramos a caixa de sorvete da geladeira e jogamos direto no lixo. Putz, será que o velhinho pegou a gente? acho que não, não faria uma coisa dessas, vender produto estragado.

Aí mais tarde fomos reclamar com o mercadinho.

vários durians expostos num mercadinho para venda- "Ah, não. É assim mesmo. Ele tem um cheirinho 'diferente' mas é gostoso!" - o atendente Chinês disse.
- "É pode ser, mas aquilo não tinha um 'cheirinho diferente', aquilo estava podre. Tenho certeza. Se comesse aquilo eu ia passar o dia doente." - falei
- "Nããããã, é assim mesmo. Vai aqui na loja de frutas atrás e procura por um Durian"


Fomos por lá, que aliás tem de tudo até médico, até uma barraquinha que vende o tal do Durian. Na verdade, uma pilha deles. E realmente como o velhinho disse, parece uma jaca (só que menor), é macio, super suculento...e como eu disse, PODRE DE FEDORENTO!!


Resumindo
: Durian tem cheiro de merda, podre. Dá pra sentir de longe a catinga.

Aqui é super valorizado. É disparada a fruta número um da Ásia. É de longe a mais consumida pelos Chineses, e é uma das plantações de fruta que dá mais dinheiro aqui nessa região. Chinês adora!! Ama de paixão!! Carrega e come a fruta na mão, depois sai por aí, fedendo. De novo eles e seus gostos exóticos por comida, de novo associado com fedor.

foto de um durian aberto. O cheiro é horrível, pela cara dele, você conseguiria comer?E agora, estando lá, o desafio: Olhar para aquela fruta, suculenta, macia, sentindo o fedor dela e provar um pedaço para saber se é gostosa mesmo.

É algo como alguém te oferecer uma colher e um prato de merda, daquelas todo mole espalhado no prato e dizer: "pode comer. é gostoso!!! hummm...delícia!". Difícil.

Os olhos te mostram aquela aparência estranha; o nariz sente o cheiro podre; os dedos tocam aquela textura mole e pegajosa...e você mesmo assim querer usar outro sentido pra provar como é o gosto ?? Muito difícil.

é proibido levar durians dentro de onibus e metros. O seu cheiro forte fica impregnado em todos devido ao ar condicionadoMesmo assim eu, danado que sou, fui lá e comi: Horrível!! mas também pode ser psicológico, afinal 3 sentidos me indicaram 'alerta' antes, eu já fui comer com uma idéia pre-concebida.

Um detalhe, o Durian tem um fedor tão forte que é proibido trazer consigo em metrôs e ônibus. Multa de 1000 dólares quem for pego.


Hoje sentimos o cheiro do Durian sempre que passamos em frente a algum mercado e não nos impressionamos mais; e também não voltamos a provar mais da fruta. Agora imagina um furacão chamado Durian. Vixe, coisa boa não é!