site stats Blog da Scarlet: Brasil na Lista Negra de Doenças Exóticas

Brasil na Lista Negra de Doenças Exóticas

O Brasil voltou para a lista negra de países infectados com doenças exóticas (leia-se: doenças de países pobres).

Fomos comprar a passagem de natal da gente e do bebê. E o bebê viajar novinho não é problema nenhum. Muita gente viaja com nenem de 2,3, 4 meses de idade para Europa, Estados Unidos, Japão.

Acontece que não estamos indo para Europa, Estados Unidos ou Japão. Estamos indo para o Brasil.

E olha só: o Brasil acabou de voltar para a lista negra de países com doenças de países pobres e de saúde precária. A gente ali, juntinhos com Angola, Zimbabue e companhia. E vai ficar lá por mais 10 anos.

"Como assim? Aqui está tudo bem no país!" você pode dizer.

Então vi nos sites de notícia que o Brasil está tendo em algumas regiões epidemia de Febre Amarela. E cá pra nós, epidemia de febre amarela em regiões do Brasil, em pleno século 21, Que vergonha!!! E não tô falando de Amazônia não.

Inicialmente eu achava que não estava sendo noticiado suficientemente, mas acontece que fui saber disso em época de carnaval e não foi óbvio achar o link da notícia. A Patty já me corrigiu nos comentários e mandou o link também.

Por outro lado, carnaval, as musas beijando foliões e mulheres peladas ganham cobertura 100%. dá vergonha dessa cobertura toda e esquecer de outras notícia do país ? dá sim. Pane et circenses.

Agora o bebê provavelmente não vai poder viajar para o Brasil enquanto não fizer 6 meses de idade. Curiosamente se fôssemos para outro país de primeiro mundo, estaria tudo beleza.

Mas estamos indo para o Brasil. Que é a mesma coisa que ir para o Zaire ou Quênia nesse sentido. E aceitando o pedido de correção do Adolfo, via email, O Brasil não é o Zaire ou Quênia, mas nesse sentido da obrigatoriedade da vacina, é. Assim como São Paulo é comparável a New York em outros sentidos.

O Governo Australiano mantém um website excelente, que é atualizado diariamente com informações de viagem sobre países e condições. Veja só o site do Governo que fala sobre o Brasil. Lá vi que esse ano está tendo febre amarela até em Brasília, na capital do país. Ou seja, provavelmente o estrangeiro aqui (eu) é mais informado do Brasil que o Brasileiro no Brasil. Mas ainda bem que existe a internet e gente de boa vontade para corrigir quando vemos errado.

Chato é ainda saber que tudo que está escrito lá é verdade :-(