site stats Blog da Scarlet: Dica de Viagem: Cambodia-Cambodja

Dica de Viagem: Cambodia-Cambodja

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Você já pode ter visto muitas coisas lindas nessa vida, na TV ou em fotos mas prepare-se uma viagem ao Reino do Cambodia (Cambodja) vai te dar outro sentido à palavra "perplexidade".

Aliás essa seja talvez a primeira sensação os viajantes sentem (e que nós sentimos também) quando avistam o magnífico Templo de Angkor Wat.




Quando ir?
Os meses ideais para visitar o Cambodia estão entre Dezembro e Janeiro, quando a umidade é razoável e as temperaturas ainda não são tão quentes. Além disso essa não é a época das chuvas torrenciais por lá. Em Fevereiro a temperatura começa a subir; nos dias de em Abril facilmente uma manhã atinge 40 graus Celsius. É calor de matar. Uma dica importantíssima: leve muita água nos passeios. Por exemplo, nós bebíamos cada um pelo menos 5 litros de água por dia enquanto caminhávamos nos templos e na floresta. E beberíamos mais ainda fácil, fácil.

O reino do Cambodia é um país extremamente plano, e não tem muitas sombras, poucos elevados e montanhas. A única montanha do país fica na capital Phnom Pehn, e espertamente o único prédio que usa essa sombra durante as tardes é a Embaixada dos Estados Unidos.

Se você tiver tempo disponível, particularmente sugiro visitar entre Julho e Outubro. Apesar de ser um pouco ainda a época das chuvas, você vai ter uma magnífica visão das folhagens verdes e o mini-lago que cerca o complexo de Angkor Wat vai estar cheio. Acredite-me: É uma vista inesquecível.



O que visitar?
Visite Angkor. Angkor Wat é a maior obra religiosa da história, e é gigantesca. Demora-se uns 5 dias para ver todo o complexo. Uma vez lá, todos os viajantes relatam o MESMO comportamento. Em algum momento da jornada você vai sentar em algum lugar elevado de algum templo e simplesmente não conseguirá levantar-se. Não tanto pelo cansaço, mas de fascínio pela extensão e imensidade dessa obra da humanidade. Se não cuidar, provavelmente você passará horas ali simplesmente apreciando toda a maravilha ali diante dos seus olhos. Uma das mais impressionantes obras de arquitetura jamais feita pela humanidade para seus Deuses.

Não é raro vermos viajantes com os olhos lacrimejando de admiração enquanto entram nos templos. A simetria das construções, os enormes corredores ligando os templos, as estátuas estratégicamente colocadas nas janelas, uma conversa com algum dos monges ou das crianças que perambulam pelo local. Tudo muito emocionante.




E ver o pôr-do-sol no topo de Angkor, com os raios fazendo com que os templos mudem de cor, como num espetáculo de luzes ali, ao ar livre. Sem máquinas nem holofotes nem nada, às vezes dando até a impressão de ser pura mágica. De novo, boa arquitetura e inteligente uso das luzes fazem a diferença aqui.

E enquanto apreciamos o por do sol, refletimos sobre a atual situação do Cambodia e durante alguns instantes avaliarmos nossa própria vida, e então notar como as coisas nessa nossa vida são passageiras; o povo Khmer é a prova viva de que até os grandes Impérios tem seu início, seu ápice e seu fim. Se nem o gigantesco império foi eterno como imaginava-se que seria, então nada é eterno mesmo

E por fim descobrir o verdadeiro tesouro do Cambodia: As crianças.

É impossível não apaixonar-se por elas. Uma vez lá entende-se o encanto de Angelina Jolie por uma delas. Depois de tudo isso que falamos dos templos, ainda assim as crianças do Cambodja serão as lembranças mais vivas e fortes de sua viagem. Elas são assim de magníficas.

Continue com mais dicas sobre Cambodia: