site stats Blog da Scarlet: Sistema Educacional e Pressão nas Crianças

Sistema Educacional e Pressão nas Crianças



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Essa semana houve uma reportagem que vi nos num jornal aqui sobre crianças de 12 anos de idade que sofrem disturbios emocionais pelo que eles chamam de teste PS, uma espécie de vestibular para crianças de 12 anos nos colégios. Algumas crianças nessa semana inclusive tem crises de choro de acordo com a data que vai se aproximando.

Pode parecer estranho (??) mas o exame consiste em saber se você aos 12 anos de idade está no mesmo nível escolar de outras crianças de 12 anos de idade?

O Ministério de Educação disse que não há nada de errado nisso, o exame existe já fazem alguns anos e eles acham importante esse 'dado de avaliação'; mas a questão aqui não é o exame, e sim o que essas crianças estão aprendendo? ou ainda mais, que valores elas estão cultivando para o futuro?

Interessantemente, essas mesmas crianças chegam as universidades e vão estudar, quase como via de regra aqui, na Europa ou Austrália, e lá, com um sistema educacional beirando o ótimo, eles percebem que a performance não se baseia na verdade num 'score' que você atinge nas provas. Em testes aplicados, Asiáticos normalmente são os primeiros da classe; mas em interação, em criatividade, em construtivismo estão bem distantes dos seus colegas. Muito distantes.

Não estou dizendo que as crianças de 12 anos de idade devem entender o sistema de notas, mas no meu ponto de vista é preocupante que elas já sofram desde bem cedo essa pressão da sociedade por resultador. Acredito que crianças nessa idade não devem perder noites de solo ou chorando desesperadamente por causa de ranking no colégio. Quando se tem 12 anos, chora-se porque ele quebraram seu brinquedo favorito, ou porque perderam-se dos pais num shopping center ou porque fizeram alguma travessura...mas não por causa de um ranking escolar!

Mas isso não é 100% culpa do sistema educational de Cingapura; Aqui isso não é perfeito, mas também não é necessariamente ruim, mas como em outras áreas sociais eles tem uma enorme dificuldade e achar o meio termo. Por isso a partir do próximo ano vários especialistas principalmente vindos da Europa estarão trabalhando aqui junto com o Ministério da Educação para reformular o curriculum escolar. Curiosamente, a principal mudança é tirar esse ranking escolar aos 12 anos de idade.

Entretanto não quero dizer que os exames escolares não são importantes, mas obviamente a enfase está sendo aplicada no local errado. Claro que ter uma ótima nota no colégio não é bom, mas se pararmos para pensar..putz, são de crianças que estamos falando! Deveriam estar expostas a outro tipo de educação, tipo atividades fora da sala de aula, brincando, fazendo travessuras, ocupando suas mãos e mentes com a natureza, e não trancadas 8 horas em salas de aula memorizando coisas.

Dia desses vi num site brasileiro a notícia de um incrível jovem chinês que conseguiu calcular 67 mil dígitos decimais no número Pi!!! Bom, é assim que a notícia chega no Ocidente; mas nós que moramos aqui sabemos que na verdade ele passou os últimos meses de férias dele trancado no seu quarto apenas comendo, bebendo água...e memorizando números. Na verdade ele não calculou nada; só para se ter uma idéia de como é valorizado a memorização aqui como método de medir inteligência.

Sim, aqui mais do que em vários locais do mundo (inclusive no Brasil e o nosso famoso vestibular), boa memorização é sinal de inteligência. E os pais são orgulhosos de seus filhos de 15 anos de idade que já resolvem várias equações complicadas e integrais sem problemas de regras ou fórmulas.

o que nos leva a questionar outra coisa: Não seria isso também culpa dos pais? Que incentivam esse sistema para depois 'exibirem' seus filhos como troféus de inteligência?

Crianças somente crescem uma vez na vida, e pelo que sei não há necessidade de submete-los a tal pressão nessa hora. Talvez seja a cultura Chinesa do Kiasu que é extremamente forte na Ásia.

Obviamente nem todos os pais são assim. Nós conhecemos pais que levam seus filhos para o zoológico, deixam eles jogarem futebol de pés descalços no prédio, brincam com eles na areia e fazem palhaçadas. Essas já crescem sabendo que a vida deles, em momentos de crise, não vai oferecer um teste de memorização para salvá-los. E vejam só, o que há de comum nesses pais aqui? São todos pais que viajaram bastante para outros paises. A exposição a outras culturas mudou a concepção deles (ou de seus pais) a tempo.

Crianças não precisam de rankings escolares, precisam de amor e travessuras. E todos nós precisamos viajar mais e conhecer o mundo.