site stats Blog da Scarlet: O Kiasu

O Kiasu


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Deixa eu contar algo que talvez não saibam sobre um interessante costume local, na verdade é um comportamento.

Aqui crianças de apenas 12 anos de idade tem tratamento e acompanhamento psicologico. Na televisao, um dos produtos que mais fazem propaganda sao 'loções para deixar a pele mais branca' e 'comida para aumentar o Q.I. de recem-nascidos' , tipo um leite ninho milagroso. Misture com agua e de para a crianca tomar que ela ficará mais inteligente (???). Alias esse é um tema a parte, sistema educacional. Outro dia falo disso.

Mas continuando...

O maior fator de índice de morte aqui, depois de causas naturais e infarto é o suícidio.

O expediente nas empresas normalmente começa 9 da manha, mas a grande maioria chega às 8:20. Conheço gente que não toma café da manha só para chegar mais cedo.

Apesar de aqui existirem 50 mil milionarios (!!), muitas pessoas estão com as contas bancárias bem baixas e mesmo assim ostentam seus BMWs, Lexus e Mercedes por todo canto.

Aqui dificilmente os maridos, especialmente Chineses, não saem com esposas para confraternizacoes: 'a nao ser que sua esposa seja bem bonita e/ou rica' - falam rindo. Pra mim, o humor é a maneira que temos de rir da nossa realidade as vezes triste.

E esse humor de fato representa a realidade até um certo nível aqui, uma espécie de análise comportamental sobre como somos ou aparentamos para os outros que nos cercam. E isso aqui tem um nome: Kiasu.

Kiasu em mandarim significa 'o medo extremo de perder (competitivamente) ou aparentar ser menor/menos que o proximo'.

kiasu significa o medo de perder competitivamente

Sabe quando você está naquela reunião de família, e o pessoal todo se reune muitas vezes de maneira hipócrita para falar do novo emprego, de quanto o seu filho pequeno é mais inteligente, de como o meu carro é melhor, de como cidade X que fulano-que-não-gosto-mora é ruim e feia e cidade Y que-eu-moro é moderna e avançada etc. é também uma defesa utilizando um pouco do Kiasu; mas não é ele exatamente e propriamente dito.

Isso porque o Kiasu é algo extremamente forte. Gera adultos extremamente ambiciosos, com uma incrível sede de sucesso notadamente financeiramente; valendo para isso passar por cima de tudo e todos para chegar nos objetivos. A etica é ganhar, simplesmente; Mas na verdade, nao é o sucesso que é o principal motivo, e sim um absurdo MEDO de fracassar, e pior, fracassar e ser visto com reprova pelos seus companheiros.

Obviamente quem mais sofrem com isso são as crianças. Não se admira que na China e países de cultura Chinesa estejam obtendo tanto sucesso no mercado mundial, mas falhando vergonhosamente no plano das relações pessoais. Perder emprego é motivo suficiente para perder esposa; saber que seu salário é menor que de seus amigos é suficiente para perder amizades; não ser o melhor aluno da escola é motivo para ser isolado nas atividades e brincadeiras; e tudo isso é motivo infelizmente para suicídio.

Nos últimos 40 anos, Cingapura deu um salto fenomenal, especialmente no campo da segurança e negócios, saindo do ostracismo de uma posição mundial secundária, sem nação definida, sem líder/presidente/ministro, sem exército para defender-se, sem recursos naturais (até água aqui é importada) e pobreza do 3o Mundo para um dos países de ponta no 1o. Mundo; saindo do ostracismo de uma nacao secundaria; tudo isso conseguido através de políticas agressivas e leis muitas vezes autoritárias.

Assim, S'Pore (como é chamada aqui) conseguiu em apenas 4 décadas entrar no primeiro mundo; mas infelizmente esse é o preco que a sociedade paga.

Outra. Quando jogamos futebol, eles aplaudem os gols do time adversario; eu particularmente fico 'puto de raiva', principalmente se estivermos em desvantagem: "Pessoal pára com isso, vamos ajudar nosso time, ganhar deles." - eu falo. Mas não; preferem suportar quem estiver ganhando, ou saem do jogo dizendo:"acabei de lembrar que tenho que fazer algo...no escritório!!".

Pô...no escritório?? no meio do domingo assim de repente?? E ainda quer que eu acredite. Os outros acreditam, talvez exista ai um pouco de medo:"poxa, perdemos mas eu não estava lá".

E é por isso que eu acredito que nós vamos superar a Ásia no futuro. Nós partimos pra cima mesmo: se deu certo, massa; se não, arrumamos uma festinha, tomamos uma, esquecemos e bola pra frente.

Outros sinais interessantes:

Vemos na TV um absurdo numero de comerciais de TV vendendo produtos para clarear pele. Não sou racista nem quero ser, mas o fato é que na Ásia, a raça com pele mais escurinha é vista com 'outros olhos'; não adianta, quem disser o contrário para mim é porque não quer aceitar a verdade. Ser Indiano especialmente. Os Indianos são os que sofrem mais com isso e convenhamos, não dá para esconder que não é Indiano. O biotipo deles é marcante. Eu já conheci gente aqui que falou: Nesse sentido nossa raça (Chinesa) é mas pura...sem comentários. Ser branco. Isso aqui também é Kiasu.

Quando a boneca Hello Kitty foi lançada há uns anos, houve quem dormisse 2 dias nas portas da loja oficial; a gente vê as notícias na TV do Brasil, e achamos legal, curioso; mas a TV não explica que o verdadeiro motivo para isso é porque no outro dia eles podem se gabar para outros dizendo:

- ei, cadê sua Hello Kitty? Ah...não tem?? Pois eu, EU já peguei a minha.

Seguem-se calorosos aplausos dos colegas (!?!?)

Quando há uma festa ou buffet, eles colocam comida DEMAIS no proprio prato, com medo que no final eles sejam os únicos que fiquem sem comer.

Numa palestra sobre qualquer produto, o palestrante pergunta:

- Platéia, quem aqui já viu isso? ... ou ja fez aquilo? ... ou gostaria de vir aqui?

Ninguém responde.

- Eu dou um brinde para a primeira resposta...

Ninguém responde nada. O medo da idea sobre 'o que vao pensar de mim' se eu falar algo e depois fizerem piada. Aliás humor é o que falta aqui; Aquele humor de vem de Anima, da alma.

A pergunta que fica é: Como sera a nação daqui outros 40 anos, quando os filhos dessa geração dos poderosos Tigres Asiáticos estiverem no poder?

Vai ver Nostradamus estava certo sobre aquele grande líder que vai emergir da Ásia e tal.