site stats Blog da Scarlet: Andando sobre brasas

Andando sobre brasas


Em outubro quando voltavamos do aeroporto (morrendo de saudade da minha maninha) �s 6h da manha em pleno metro vimos um indiano vestido com um pano amarelo amarrado como saia e os p�s amarelos. A primeira coisa que falamos: Ah... perdemos alguma marmota!!

Nao sab�amos ainda que na madrugada do dia 24 haveria a Cerimonia de andar sobre fogo - Teemedee ou Theemidhi - em alguns templos hindus da cidade. O ritual ocorre uma vez ao ano entre os meses de outubro e novembro, em que as pessoas caminham descal�as sobre brasas. Tudo em devo��o � Princesa Draupadi, citada no Mahabharata (poema �pico hindu), e que teve que provar sua inoc�ncia e fidelidade andando sobre brasas.

Abaixo o poema que fala de Draupadi:

"Draupadi has five husbands - but she has none -
She had five sons - and was never a mother �
The pandavas have given Draupadi �
No joy, no sense of victory
No honour as wife
No respect as mother -
Only the status of a Queen �
But they all have gone
And I'm left with a lifeless jewel
And an empty crown �
My baffled motherhood
Wrings its hands and strives to weep".

A prepara��o para o ritual inicia umas 3 semanas antes, com alimenta��o vegetariana e ora��es para Draupadi. � preciso preparar o f�sico e a mente. E os p�s? Ai ai ai...

Complementando sobre costumes de vestimentas, � comum os indianos usarem um pano at� os p�s (parecido com lencol) amarrado na barriga, em forma de saia, e camisa de manga longa, geralmente quadriculada ou listrada. Sem coment�rios!!

Mesmo Cingapura sendo um pedacinho min�sculo na Asia, a diversidade � percebida constantemente, na verdade h� muita 'marmota', e isso torna a jornada por aqui mais interessante.