site stats Blog da Scarlet: Usando 2 maos para tudo

Usando 2 maos para tudo

aqui e' a Marina Bay
Asia nao e' so China, claro...mas quero falar um pouco sobre a Asia sino-japonesa como dizem. Nessa Asia, existe um modelo de comportamento profissinal um pouco diferente. Por exemplo:
Cartoes : E' bem comum ver por aqui gente com cartoes de negocio ou apresentacao, mesmo nao sendo profissional. Desde estudantes secundaristas ate profissionais. Segundo as regras aqui, quando voce der seu cartao para alguem, entregue-o com as duas maos. Com a direita ainda e' aceitaval, mas jamais com a esquerda. Alias, entregue o cartao com o seu nome ja a mostra para o receptor, para que ele nao precise mudar ou virar o cartao.
Se alguem se lher um cartao de apresentacao, receba com as duas maos. E nao simplesmente receba. O processo deve ser: receber com as duas maos, fixar o olhar no cartao por alguns segundos (indicando que voce esta dando o devido valor ao cartao)e pronunciar o nome da pessoa ao final, depois guarde o cartao.
Essas pausas sao bem vistas pelos asiaticos. Pausas significam que voce esta dedicando um pouco do seu tempo para outro.
A regra das duas maos e' interessante, e acontece no taxi ao pagar o motorista, no supermercado etc. Jamais use a esquerda para intercambio com alguem, e' considerado rude, mas se voce for estrangeiro, como eu (um 'ang-mo' como dizem), obviamente eles dao um desconto por desconhecimento. Outro lance legal: se voce for estrangeiro, via de regra eles pressupoem que voce nao sabe a regra, portanto quando um estrangeiro segue esse ritual normalmente eles sorriem e dizem:"uaaa", tipo: "aeee, conhece a tradicao hein". Isso e' especialmente util em um primeiro contato, a primeira impressao geralmente fica.
Olho-no-olho : Quando recebe-se algo, desde o troco do supermercado ate um presente, baixa-se a cabeca e estende-se as maos. Via de regra, nunca recebe-se algo olhando o que esta sendo recebido nem olhando aquele que da. Isso e' muito marcante especialmente em paises como Coreia do Sul, China e Japao.
Apresentacao em fila: quando lhe apresentarem num ambiente de trabalho, de mais atencao a ordem de apresentacao. A razao disso e' que as pessoas sao apresentadas seguindo uma ordem decrescente de ranking. Ou seja, comecao apresentando pelo chefe e somente vao para seus subordinados. Em casais tambem, o homem de cada casal se apresenta primeiro e e' saudado primeiro, depois entao as mulheres, o que pode soar machista pra gente. Ouvi falar que em familias ocorre o mesmo, com os mais velhos sendo apresentados e saudados primeiro.

Particularmente eu acho uma pena que cada vez mais, e especialmente a nova geracao, esta perdendo essa nocao cultural e querendo cada vez mais ser ocidental.

Se eu lembrar de mais ainda hoje, eu volto aqui pra escrever.