site stats Blog da Scarlet: Visita a familia no Ano Novo Chin�

Visita a familia no Ano Novo Chin�

Alguns pa�ses da Asia se preparam para a comemoracao do Ano Novo Chines ao final do m�s de janeiro. Eles desejam sorte e fortuna - Gong Xi Fa Cai (gong xi = desejar; fa cai = prosperidade) e um Feliz Ano Novo - Xin Nian Kuai Le (xin = novo; nian = ano; kuai le = feliz). Tudo parece muito com o nosso Natal, os enfeites na cidade, um momento familiar... com excecao mesmo os 'desejos' para o novo ano... para n�s � bem estranho...

� tradicao a visita aos pais ao menos na celebracao do Ano Novo Chines (Festival de Primavera) ou nas festas mais importantes. Isso sinaliza a obedi�ncia, o respeito e a aten��o por parte dos filhos, valores fortemente enraizados na cultura chinesa e que se percebe que vem enfraquecendo com a vida moderna.

Como medida, em Shangai, uma associacao de moradores (Rua Nankin Leste, parte da avenida comercial mais longa do mundo) adotou pela primeira vez uma punicao para aqueles que nao visitarem os seus pais durante as comemoracoes ao final do m�s. Primeiramente haver� a emissao de duas advertencias verbais aqueles que nao comparecerem e sendo a falta cometida pela terceira vez o seu nome estar� publicado no boletim do distrito - ou seja, a punicao ser� humilhacao p�blica, o que � vergonhoso, ja que na cultura chinesa, o conceito de "honra" ("mian zi") - imagem que algu�m projeta nos outros - � de uma import�ncia absurda, e perder essa condi��o � uma das coisas mais graves que podem ocorrer a um chin�s.

Bem, agora aguardemos as noticias no in�cio de fevereiro

Sobre o Ano Novo Chin�s postarei outro dia :)