site stats Blog da Scarlet: Estivemos sob um Ataque Terrorista

Estivemos sob um Ataque Terrorista

Acordamos hoje e horas depois vimos na televisao a noticia que estavamos sob um ataque terrorista.
Explico: Ocorreu qua na manha de hoje houve uma simulação de um ataque terrorista no País. A simulacao envolveu explosões de bombas em 3 estações do metro, uma explosão num terminal de onibus e uma simulação de ataque químico.

Esse foi o primeiro exercício de simulação de ataques terroristas na Ásia, talvez o primeiro no mundo pelo menos dessa proporção. Eu nunca ouvi falar de outro em algum País. A idéia é preparar a população de uma maneira consciente sobre como reagir e como comportar-se no caso de uma emergência dessa magnitude.

Apesar do enorme esforco do governo em tentar preparar a populacao para a possibilidade de um ataque real, as opiniões em geral ficaram divididas. Nós aqui particularmente achamos que foi uma muito boa iniciativa. Além de curiosa, já que não esperávamos isso.


Eis algumas fotos tiradas no momento do exercício, estão pequenas porque foram tiradas com celular. Eu apoio a iniciativa, mas talvez não da maneira como foi conduzida. Quando uma bomba explode num metro ele simplesmente não para, ele explode, pega fogo, sai dos trilhos...talvez leve os muros da estação junto.

Quando pedaços de gente aparece por todos os lados, não é facil seguir as orientações de "por favor, sigam por esta porta ordenadamente..". Mas mesmo assim valeu demais e acredito que o governo local acertou em cheio nessa audaciosa campanha de prevenção.

Outra simulacao deve ocorrer ainda esse mês, desta vez durante a semana e provavelmente num horário de pico.