site stats Blog da Scarlet: Deuses do Futebol vs. Deuses Hindus

Deuses do Futebol vs. Deuses Hindus


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!
Esse e' o templo de Sri Mariamannam, logo que entramos no templo avistamos este "gopuram" (torre que fica na entrada), onde ficam todas essas esculturas dos deuses, deusas e bestas mitologicas. Todos os gopurams ficam bem alto, para que assim todos os fieis por mais distantes que estejam consigam ainda assim direcionar suas oracoes sem precisar entrar no templo.
Um cheiro de manga e' constante no templo, isso porque esse cheiro representa "boas vindas" e "pureza" na cultura hindu.

Assim como todo templo hindu, alguns rituais devem ser observados. Nos tiramos os sapatos, antes de entrar. Na porta, vimos que os devotos tocam um sino que fica pendurado na porta. Isso 'e uma solicitacao ao seu Deus para que atenda suas preces e promessas. Dentro do templo, lavamos as maos e os pes, significando que as aguas de um templo sao sagradas e nos purificam. Tambem respingam agua na cabeca, como se fosse uma bencao.

Ja um pouco mais adentro, vi que alguns fieis estavam dentro de umas salinhas aos pes de algumas imagens e estavam partindo cocos. Depois me foi dito que esse simbolismo representa a quebra de seus egos e orgulhos, para revelar sua verdadeira pureza e assim poder fazer uma prece mais pronfunda, se assim podemos chamar.

O templo e' circular, de forma que damos uma volta nele no sentido horario. Detalhe: nunca deve-se dar um numero de voltas pares. Impares sao numeros de boa sorte.

Interessantemente cada tipo de oferenda significa algo: Bananas (abundancia), mangas (felicidade), flor de lotus (simbolo da vida).

A cultura hindu e' bem caracteristica nisso de associar frutas e cheiros com divindades e boa sorte e felicidade, entretanto nao e' segredo nenhum aqui na Asia que os proprios indianos tenham um odor caracteristico. Alias, garanto nada agradavel.
E sim, o fiel que aparece na foto esta com a blusa do Brasil. Afinal de contas, e' ano de copa, e ate os deuses hindus cedem espaco para os Deuses da bola :)