site stats Blog da Scarlet: Bali e o Balinismo

Bali e o Balinismo

Ol�,
seja bem vindo mais uma vez ao nosso espa�o virtual :)

Temos mais uma hist�ria para contar:

Templo Tanah LotNo come�o, existia somente uma cobra que era chamada Antaboga.
Depois de muito refletir e verificar a imensid�o e vazio do universo, ela criou outras 2 cobras similares a ela e com menos poderes. Para move-l�s criou uma tartaruga , e a isso chamou Bedwang. Bedwang foi enviada para o submundo para de l�, iniciar o mundo :)
O submundo � governado por Kala e Setesuyara (u�, n�o era somente Antaboga no inic�o?). Esses dois criaram a nossa terra e a luz.

Depois esse casal de Deuses criou as �guas, depois os c�us e o vazio. Como estava tudo dessarrumado, Kala empilhou as �guas sobre a terra, Setesuyara por sua vez empilhou os c�us sobre as �guas e os dois empilharam o vazio sobre os ceus, onde l� vivem o sol e a lua.

Antaboga para mostrar seu poder criou o C�u Perfumado e colocou acima de tudo isso e colocou l� Tjak (um p�ssaro com rosto humano), Taksaka (uma serpente) e v�rias outras serpentes submissas � ela, chamadas Awan.
Nota: Quando uma estrela cadente aparece nos c�us, � um Awan caindo para a terra.

Por do Sol em Bali, Vilarejo de JanbaramNa cren�a, quando o Balin�s fi�l morre, � para l� que ele vai.
Nota: O para�so vive em chamas, similar ao inferno crist�o. Ou seja, n�s inicialmente nascemos e viemos do submundo, e temos como miss�o melhorar a cada dia.

Acima do Para�so Perfumado e incendi�rio vivem os Deuses, descansando. J� que hoje n�o h� muito mais para fazer. Exceto.... lutar entre si. Da� surgem inumeras hist�rias de poder, cobi�a e o j� famoso Bem vs. Mal.

Nota : J� � a terceira vez que visitamos pa�ses e sempre mencionam aqui o cl�ssico indiano Mahabharata servindo como pano de fundo das explica��es. Ou seja, esse ser� o pr�ximo livro a ser lido :)

A partir de hoje colocaremos aqui detalhes da cultura, dos mitos e do povo Balin�s e Javan�s de acordo com nossas viagens que estamos fazendo por estas bandas aqui :) Espero que voc�s nos acompanhem em mais essa tamb�m.