site stats Blog da Scarlet: Vulc�o Merapi, quase estivemos l�

Vulc�o Merapi, quase estivemos l�


Merapi � o vulc�o mais jovem da Ilha de Java, e leva mais ou menos 1 hora e meia de carro. Pesquisando no Google Earth descobri que onde est�vamos na verdade n�o era o monte Merapi, mas sim alguns kilometros mais ao sul. Como descobrimos? porque na foto tem um lago, e no monte Merapi n�o tem lagos ao redor. Aqui a foto a�rea dele.



Bom, sobre o vulc�o que visitamos, Batur, chegamos l� por causa de uma 'tourist trap', daquelas que o cara te fala: quer conhecer um vulcao? � ativo bla bla bla.
Fomos l� achando que iamos escalar ou fazer algum trekking, mas que nada, na verdade fomos para um restaurante com vista para ele.

Ao redor do vulcao vemos uma faixa de lava solidificada da �ltima erup��o. De longe parece pequena, mas na verdade tem mais ou menos 15km de extensao!! Na foto � a �rea preta que parece uma nuvem. Ali o acesso � imposs�vel. O solo rasga at� pneu de carro. Assim como o Merapi, esse vulc�o tamb�m � ativo e a popula��o que vive ao redor dele n�o se preocupa com isso, na verdade muitos hesitam em sair de l� quando o vulc�o explode. O m�ximo que fazem � ir para a casa de um amigo/parente esperar 'o espet�culo acabar' :) v� entender!

Tamb�m eles s�o em grande maioria animistas, ou seja, s�o daqueles que acreditam que sacrificar um animal acalma o Merapi.

Est�o vendo no canto da foto, uma pequena faixa denunciando um lago? pois �...bom, estivemos perto...mas nem t�o perigosamente perto assim :-)