site stats Blog da Scarlet: Vesak Day

Vesak Day

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Foto de um 'Buda Deitado'. Atenção para o detalhe: um monge 'Ang-M�' :)
O Vesak Day, em Abril ou Maio, comemora o nascimento de Buda, a sua iluminação e morte. Nesta festividade são celebrados vários atos; entre eles, soltam pássaros enjaulados para simbolizar a libertação das almas cativas, ato conhecido aqui como 'Dana'. Também nesse dia é comemorado a entrada de Buda no Nirvana.

Sobre o Nirvana um breve comentário: para os Budistas, o Nirvana (o mais alto nível espiritual que se pode alcançar) é aqui e agora e de acordo com eles, alguns já perceberam (os iluminados), outros não.

Aparentemente vão acontecer grandes festas e rituais budistas nesse dia, as Danas. Aí segue-se o rito já tradicional em qualquer celebração aqui na Asia: visita a templos, orações e desfiles...e de novo: Feriado! :)

Também é dia de doação de sangue. Mas o mais curioso é que nessa sexta-feira do dia das mães eles não comem carne...e pior, eles assinam um atestado na segunda-feira afirmando que realmente não comeram carne :) Aqui meus amigos já estão imprimindo seus próprios atestados para serem assinados. Vá entender.

Assim como o 9o. mes Chines Taoísta, o Vesak é o mes mais sagrado para os Budistas, e muda de nome em vários paáses: Na índia é chamado de Visakha, no Nepal é Buddha Purnima, na Tailandia é Visakha Bucha, na Indonesia é Waisak.

Durante esse feriado estaremos viajando para a Indonésia, então esperem fotos na próxima semana :)