site stats Blog da Scarlet: Protesto em Cingapura

Protesto em Cingapura


Por várias vezes que passei em um lugar aqui em Cingapura vejo uma mulher no meio da calçada (perto da Orchard Road), parada com os olhos fechados e os braços esticados, as vezes quem ver pode pensar que está meditando. Mas meditando num sol quentíssimo, com cartazes ao redor (o que vi estava em algum dialeto chinês) e com algumas coisas espalhadas no chão? Algumas vezes sozinha (a que está usando uma saia preta) outras poucas vezes com uma ou duas mais pessoas. Bem, nunca consegui identificar o que era mas hoje perguntei a um 'local' o que era aquilo e para meu espanto ele disse:

- É uma 'china' protestando.
- Mas como você sabe que ela é 'china'? (pergunto insegura, afinal todos aqui parecem ter a mesma cara).
- Porque está em frente a Embaixada da China e porque Cingapureano não protesta. Aqui as pessoas não se preocupam com isso e se fizerem serão presos".
- Mas sendo a pessoa de fora porque eles não prendem tamb�m?
- Sendo caso isolado (ela estava em silêncio e sozinha) eles não acham que seja problema. Só se for em grupo.


Comentei com uma outra pessoa e ela soube me explicar que é um protesto contra um cirurgião plástico chinês que operou uma pessoa conhecida ou da família e desconfigurou o rosto da pessoa e logo então esta faleceu. E ela também confirmou:

- Se fosse de Cingapura, mesmo em um protesto em silêncio, a pessoa já estaria presa.

Na verdade as leis de Cingapura são muito restritas também em relação a liberdade de expressao. Para se ter noção, ha um lugar específico chamado 'Speakers Corner', em um parque, em que as pessoas podem discursar 'livremente'... Bem, liberdade maquiada, pois para fazer qualquer discurso primeiramente a pessoa tem que se registrar (!?) na polícia e não pode falar de assunto religioso ou racial (bem, isso ok).

Estes são os tipos de protestos que vemos aqui :-)