site stats Blog da Scarlet: O Mundo tem as portas abertas para a Escandinavia

O Mundo tem as portas abertas para a Escandinavia


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!É mais ou menos essa a constatacao que tenho e reafirmada cada vez mais. Como sabem Erik e Peter são Escandinavos, um da Noruega outro da Suécia. Esses caras tem sim portas abertas por todo lugar.

Quando a gente mora no Brasil, a ideia que temos é de que: O mundo adora o Brasil, Brasileiro é bem recebido em todo lugar, O Brasileiro é um povo alegre, simpatico e sem guerras... O que é, diga-se de passagem, verdadeiro; mas nem por isso temos a vida facilitada nos outros países.

Onde quer que eu vá, com o passaporte verdinho, ele é sinal de parada para investigacao. E não falo isso a toa, por circunstancias da vida eu tenho já algumas viagens acumuladas para os Estados Unidos, entrando por Miami, LAX (Los Angeles) e Atlanta. Em todas elas invariavelmente fui parado para aquelas perguntas que enchem o saco: o que vim fazer, o que trabalho, quanto tempo vou ficar, onde vou ficar, se sou casado, a quanto tempo, o que a esposa faz, ela esta vindo tambem depois...sim ja perguntaram isso. Algumas perguntas beiram ridiculo, mas enfim vá la, é a casa 'deles'.

Alias, nao pense voce que o simples fato de ter visto significa que voce pode visitar o pais. Se o cara da imigracao nao for com sua cara, mesmo com visto e tudo, com passagem de volta e com reserva de hotel; se quiser ele te manda de volta. Alem disso, risca teu passaporte todo, e enchem de carimbos com a palavra "EXIT", claramente para quem abrir o passaporte ver "vixe, esse foi mandado de volta"; Basta tirar outro passaporte e tudo volta ao normal, mas é chato, é incomodo...enfim essa é a toada comum da nossa vida de 3o Mundo por ai...quem mandou nascer no Brasil.

Agora... se voce for da Escandinavia...ah meu amigo, a conversa é completamente diferente.

Numa dessas viagens, o meu amigo Noruegues foi comigo. Ele passa direto sem perguntas, enquanto que o garotao aqui ficou la falando explicando "que nao sou ameaça a sua economia, prometo que nao faço nada errado no seu país e me prometo que comporto direitinho aqui".

Em outra, estavamos atrasados para pegar voo saindo de Londres, sabe o que ele fez:
- Edge, deixa comigo, me da teu passaporte e deixa comigo.

Fomos juntos para o balcao da imigracao. Chegando lá:
- qual o destino? - perguntou o oficial
- estamos indo para 'Asia' - respondeu Erik - aqui meu e o passaporte dele.


O oficial de imigracao me olhou, eu fiquei caladinho, ele nao perguntou nada. Carimbou nosso passaporte, saimos.

Detalhe aqui: Ele nem mencionou que lugar da Asia; foi mais ou menos como dizer assim."Olha, sou da Noruega, la dinheiro nao é problema, emprego tambem; por isso eu viajo o mundo para onde quiser, quando quiser; la temos 4 meses de ferias por ano e se precisar de dinheiro, escrevo pro governo e eles me pagam 2000 euros por mes. Quem estiver comigo esta seguro".

Chegamos na Asia. A mesma toada. Fiquei caladinho, observando como é bom passar ileso e sem perguntas, sem problemas e pensando: "Putz...como é bom ser da Escandinavia!! Bem que eu podia ter nascido na Suecia, Dinamarca, Noruega..."

Outra. Em Bangkok na Tailandia, por exemplo, eles tem fila especial....é doutor; igual a que os Suíços tem na Europa.

Os Escandinavos tem as portas abertas em literalmente centenas de países. No Brasil por exemplo, eles nem precisam de complicacao para trabalhar. Alias, podem trabalhar sem visto por 2 anos!!

Que outra? Meses depois a gente daqui de casa foi para a Indonésia. Chegando no aeroporto, ja indo para a Imigracao vimos um cartaz enorme para todo mundo ler: Lista de Paises que NAO precisam de visto. Adivinha quem estava lá? Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlandia.

A mais recente: Estamos de malas pronta para o Vietnam, e o visto de lá é um dos mais complicados. Vietnam é um pais super controlado, comunista, socialista. Com bandeira vermelha e tudo.

O nosso visto leva 5 dias para ficar pronto. e ele é válido por X dias. Ou seja, se passarmos 15 dias, o visto é valido por aqueles exatos 15 dias somente, especificando dia de entrada e saida. Se quiser voltar la, tem que tirar outro!! Cada visto custa 90 dolares!!

Entao na embaixada do Vietnam tem a lista de países que NAO precisam de visto, advinha quem esta la na relacao? tá escrito assim: "Scandinavians have free transit inside Vietnam". Escandinavos tem transito livre no Vietnam. É mole??

As vezes acho que nós brasileiros (aka. 3o mundo) somos como nenem dos outros: é lindo, cheiroso, todo mundo gosta, se diverte...mas que sua mae que cuide dele.