site stats Blog da Scarlet: Lose Face, Big Face, Negocios na Asia

Lose Face, Big Face, Negocios na Asia


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Por aqui no Cambodia voce vai escutar muitas expressões ligadas a palavra 'rosto', 'face' ou 'cara'. Algo que em inglês tem uma tradução perfeita. É dito 'face'. Mas não é a face propriamente dita, é mais uma metáfora, uma atitude, um comportamento, um status.

É difícil explicar isso que se vive no dia a dia, mas tentarei ser o mais claro possível. Na Ásia é IMPORTANTISSÍMO que alguém tenha 'big face' (especialmente na Ásia Chinesa). A tradução mais próxima que achei disso é algo que no Brasil chamamos de 'viver de aparências'. A diferença é que no nosso caso, 'as aparências' é relativo a dinheiro; aqui é relativo à imagem pública.


figuras esculpidas no templo de Bayon, Siem Reap


Ter 'big face' demonstra prestígio, e seu vizinho vai lhe monitorar por isso; e prestígio é algo que todos querem por aqui. (aliás, talvez no mundo todo?).


vista da entrada de Angkor Thom, Siem Reap As famílias, inclusive as mais pobres (80% da população) são quase que obrigadas a dar gordos banquetes para festas, especialmente de casamento. Essas festas podem arruinar durante meses, ou até anos, as financas dos envolvidos...qual a razão disso? porque essa é a maneira mais comum de ganhar 'prestígio'. Ganhar 'face'. Algo realmente nós não conseguimos compreender após ver tanta miséria e carência no país. Aparentemente a ruína financeira é imensamente melhor que a ruína do prestígio.

Paralelamente, ninguém quer perder prestígio. Ficar estressado, raivoso, emocional ou nervoso e expressar isso público, discutir com amigos ou familiares é visto como não-gentil, e causa grande perda de prestígio perante os outros. É algo que não se oficializa, niguém revela, ninguém comenta, mas todos sabem que 'fulano ontem perdeu prestígio'. Pronto. Está sacramentado.

Aliás isso serve também para os estrangeiros. Aproveito e fica aqui uma dica: Numa situação de stress com algum Asiático, de novo...principalmente Chinês, nào entre em confronto de quem grita mais. A dica é manter a calma, respirar fundo e recomeçar o argumento. Acredite, isso o fará imediatamente repensar também os argumentos dele porque agora você deu o sinal. Ninguém vai te falar, mas todos vão entender sua mensagem: 'hey, eu conheço seu jogo, e com essa minha atitude eu estou preparado para ganhar prestígio. Se voce não fizer o mesmo, você pode ate ganhar a peleja, mas você perderá face'.

E essa situação é extremamente perturbadora para eles. Especialmente pelo que os outros vão pensar. Fazer negócios na Ásia é acima de tudo entender a cultura na qual estão inseridos. A humanidade as vezes é um grande jogo.

criancas brincando livremente com seu amiguinho monge no Cambodia