site stats Blog da Scarlet: Ônibus em Cingapura

Ônibus em Cingapura



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Vimos essa seguinte notícia no site do G1 essa semana:
Passageiros assistem à TV em ônibus de SP: Aparelhos estão funcionando há um mês em 140 ônibus públicos da capital. Cobrador diz que futebol, novela e Big Brother são sucessos entre usuários.

Utilizando essa deixa, vou falar para vocês como é pegar onibus aqui na super moderna Cingapura, algo que faço diariamente. Aqui vai um guia do estilo how-to.

Pontos de venda do cartao EZ LinkPara começar devemos nos dirigir para alguma das estações de metro ou onibus ou kiosques espalhados pelo país. Lá você pode comprar um cartão chamado EZLink (do inglês 'easy link' ou 'conexão fácil').

Ele custa 7 dolares e já vem com esse valor embutido e será seu companheiro em todas as jornadas. Agora basta você pegar qualquer ônibus, trem ou metrô e utilizá-lo para pagar suas viagens. O débito será automático desse cartão, através de esquema RFID (infra-vermelho). Você passa o cartão na máquina quando entrar e sair do ônibus. O preço e a distância é automaticamente calculado. Por exemplo : Se você pegar um ônibus e descer 4 paradas depois, o preço da viagem custará cerca de 40 centavos. Viagens mais longas o preço vai aumentando, até chegar no máximo de 1.90 dolares.

esse é o cartão EZ Link, ele é a mesma coisa de dinheiro em cash por aquiQuando os créditos do cartão acabarem, é preciso adicionar mais crédito no cartão. Isso pode ser feito em várias máquinas espalhadas pelo país, nos próprios pontos de ônibus, através de cartão de crédito e agora através de debito em conta bancária também. Ou seja, nào precisa sair de casa para colocar crédito nos cartões.

Não é preciso ter dinheiro na mão aqui para muitas coisas. Legal, hein?

leitor de cartão infravermelho dentro dos ônibus. Aqui não precisa de trocador.E tem mais. Esse mesmo cartão pode ser usado extensivamente em quase todo o comércio do país. Pode-se por exemplo pagar táxis com ele. Os taxis aqui estão equipados para lidar com essa tecnologia.

Para pegar metrô, também utiliza-se esse cartão. E ainda tem mais.


Com o mesmo cartão de transporte a gente pode se pagar entrada de cinema. Nas maquinas de refrigerante, podemos comprar coca-cola, pepsi, ice tea..qualquer produto das máquinas através do débito desse cartão.

E tem mais. Se você for estrangeiro e estiver hospedado em algum hotel por aqui, os key cards (as chaves do quarto do hotel onde está hospedado) servem como cartão de transporte também. Ótima sacada!!

E tem mais. Outra coisa interessante é que você pode associar seu cartão com sua identidade, assim quando você perder um, basta denunciar na polícia ou nos postos do metro. O seu cartão antigo fica inutilizado e você receberá um novo. Dizem eles que é para aumentar a segurança; mas eu duvido muito desse método.

campanha publicitaria nos onibus. Asiáticos amam a Hello Kitty por alguma misteriosa Razão...Tuda essa tecnologia custa dinheiro, e muito. Uma das formas de manter o transporte público nesse nível tão ótimo é a própria exploração comercial dos espaços do ônibus. É extremamente comum campanhas publicitárias serem estampadas nos ônibus como um todo.

Assim movimenta-se bastante dinheiro que é imediatamente revertido para a manutenção de toda essa excelente malha de transporte público em Cingapura.

campanha publicitaria nos onibusPegar ônibus aqui também não é dificuldade. Todas as paradas são numeradas, todas as paradas de ônibus tem nome. E todas as paradas de ônibus indicam quais ônibus passam naquele ponto, a que horas eles passam e qual a rota que eles fazem. Não existe erro, se você quer chegar de um ponto A até B, basta ir para qualquer ponto de ônibus e fazer ser caminho ligando os pontos no mapa mostrado.

ponto de onibus indicando quais onibus passam nesse local. cada onibus aqui é numerado.De acordo com as autoridades locais, qualquer ponto do pais pode ser acessado através de transporte público em menos de 1 hora de viagem. Não importa de onde você saia e para onde você vá.

E mesmo que a viagem seja de quase uma hora por exemplo, você tem televisão dentro dos ônibus com ótimo sistema de som. Ter televisão dentro dos ônibus não é algo tão absurdo assim, muitos países tem isso. A diferença é que aqui muitas delas são TVs de plasma !!!


lista de todos os locais onde os onibus naquele ponto passamE se você quiser saber a melhor rota para um determinado itinerário? Existe um site chamado www.streetdirectory.com.sg onde digita-se o endereço de origem e destino e o site te diz como proceder, que ônibus pegar, em que pontos descer, quanto tempo leva caminhando etc. Se você não souber o endereço, simplesmente digite algum ponto de referência como por exemplo "cinema Cathay na Orchard Road" e o site converte para endereço para você.

vista do interior de um onibusCom o transporte público em um nível tão alto, seguro e de qualidade tão excelente, realmente quem mora em Cingapura não precisa ter carro. A não ser que você seja realmente rico e queira mostrar sua Ferrari ou Masserati para todo mundo.

Antes que eu esqueça, também é bom lembrar que todo o sistema público de transporte tem arcondicionado. Ou seja, a viagem é sim confortável...com mais um detalhe-surpresa: acesso à internet sem fio gratuito. Sim, Cingapura é toda coberta com acesso a internet sem fio e gratuito..mas tenha cuidado com crimes.

Mas Disso falamos depois.