site stats Blog da Scarlet: Visao Geral do Cambodia

Visao Geral do Cambodia


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!O Cambodia dá a impressão de estar num caminho de recuperação após uma sucessão de anos brutais da época do domínio Khmer Rouge. É uma nação extremamente pobre, mas se compararmos a situação de hoje com o que era alguns anos atrás o futuro está mais brilhante do que nunca para eles. Depois conversarei mais com o pessoal local aqui e falo para vocês o que realmente foram esses anos terríveis aqui e de sua figura emblemática, Pol Pot.

Infelizmente, a corrupção é a lei de ouro por aqui. Como sabemos, o exemplo deve ser dado pelas liderancas, que não o fazem. O exemplo dado pelos políticos (assim como no Brasil) é de somente roubar, roubar, roubar...roubarem o maximo que puderem do povo sem dar nada em troca. Isso vai desde altos cargos públicos ató o cara que trabalha numa repartição pública da imigração quer te extorquir dinheiro porque voce é extrangeiro. Por exemplo, ao chegar logo na Imigração do aeroporto devemos apresentar uma foto de passaporte para recebermos o visto. Se não tivermos, simplesmente paga-se 1 dolar americano e fica tudo ok....mas ninguém te dá recibo desse gasto... e se te cobrarem 10? 50? voce paga, é o jeito. Esse dinheiro vai para o 'buraco negro' do governo (ou quem sabe da caixinha 2 deles mesmos).

Infelizmente a Ásia parece que adora extremos na política.

Felizmente, aqui também é onde podemos verificar como as ONGs internacionais realmente atuam pra valer. Principalmente as Européias, notadamente as Escandinavas (lembram-se: eles estão por todo canto do mundo), Norte-Americanas e Suícas. E eles estão fazendo um trabalho maravilhoso de tentar colocar o país de novo nos trilhos, dando exemplos de civilidade e cidadania para a populacao, já que o governo não ajuda muito nesse sentido.

Coisas simples como por exemplo: depois de beber água mineral, carregar a garrafa vazia até achar um local de lixo apropriado para jogar fora. Assim os Khmers (os cidadãos do Cambodia) veem essa atitude vinda de um povo 'educado e civilizado' e obviamente seguem no intuito de também serem chamados de 'educados e civilizados'..ou seja, realmente fazer por exemplo.

Aliás, para quem tiver planos de visitar o Cambodia temos 2 dicas já de início : 1 - Traga uma foto de para seu visto, assim suas chances de pagar uma taxa sem explicação diminuem bastante; 2 - Seja ecológico e dê exemplo!!! Assim como em outras viagens nossas, não cansamos de falar desse ponto. Nós REALMENTE podemos mudar o mundo com nossa atitude frente aos outros.


E essa coisa de dar exemplo é um trabalho contínuo, que deve ser rígido e disciplinado. Até mesmo porque é difícil para eles fazerem isso e depois irem para casa e no caminho encontrar figuras politicas, normalmente bastante jovens, dirigindo suas BMWs, Lexus e outras 4WD, escutando música americana no volume alto e sorrindo rodeado de 'garotas'. Sim meus caros, a playboyzada também marca presença por aqui. Nós não conhecemos nenhum político local, mas de uma coisa eu tenho quase certeza: O dinheiro que esses 2% fazem é diretamente proporcional ao dinheiro extorquido dos 98% restantes da populacao.

Traçando outros paralelos aqui, assim como na Tailandia, também existe uma família Real. Realeza essa que, para quem acompanha o noticiario mundial deve ter visto, renunciou o trono em 2003 ou 2004. E agora há uma nova realeza, chamada Cambodian's People Party, ou Partido Popular do Cambodia. Apesar de aparentemente não serem tão idolatrados como a família Real Tailandesa, vemos sinais da realeza e do partido por todos os lugares.

Tem também aqui uma figura interessantissima, o Primeiro Ministro Hun Sen. Explico: Ele tem extremo respeito vindo da populacao, afinal de contas ele perdeu um olho durante a guerra civil do Cambodia. Ou seja, quem tem coragem de encarar esse senhor e dizer pra ele, face a face, que ele está errado ?

Sem trocadilhos, aqui na terra onde todos tem dois olhos, aquele que tem somente um olho é de fato o 'Rei'. E ele realmente faz por onde, dando ótimo exemplo de comportamento politico.

Continuamos aqui por Phnom Pehn. Depois tem mais.