site stats Blog da Scarlet: Um Breve Guia de Modos e Etiqueta no Cambodia

Um Breve Guia de Modos e Etiqueta no Cambodia


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!- Aqui você quiser chamar alguém, um garçom, alguém na multidão, simplesmente acene com sua mão mantendo a palma da mão para baixo! No Brasil a gente levanta o dedo apontando para o céu. Aqui tem uma conotação sexual, do tipo 'vamos fazer...'

- Deixar um par de chopsticks (aqueles pauzinhos usados para comer) cruzados na comida ou no prato, ou com as pontas dentro do prato são bastante similares com os incensos que a população acende para seus mortos. Isso é um simbolismo bastante forte e não é apreciado em lugar algum na Ásia. Deixe os chopsticks lado a lado e em cima do seu prato quando não estiver usando.

- Com respeito aos idosos ou outras pessoas respeitosas, como os monges, tire seu chapéu e olhe para baixo quando falar com eles. Por aqui na Ásia, a cabeça é símbolo do ponto mais alto do ser humano - nunca de tapinhas ou toque a cabeça de um adulto. Brincadeiras do tipo 'pedala robinho', nem pensar!!!

- Troca de cartões de apresentação quando se apresentam duas ou mais pessoas é algo extremamente comum e parte de quaisquer cadeia de negócios, desde apresentar sua namorada para seu irmão até os níveis executivos. Se quiser causar boa impressão nas pessoas por aqui, imprima vários cartões com seu nome e contato e distribua-os feito confete em carnaval. Da mesma forma, quando receber um cartão, passe pelo menos 5 segundos observando o cartão recebido. Isso é sinal de extremo respeito e consideração com o outro. Assim você ganha prestígio.

- Quando for dar ou receber algo, use ambas as maõs. Se não puder, use pelo menos a direita. Se a mão direita estiver ocupada, peça desculpas, desocupe a mão e receba. Em muitos locais, a mão esquerda é usada para limpeza pessoal ou para tratar de coisas sujas. O símbolo esquerdo também é algo visto como 'contra, contrário, não natural'.

- Famíla, Fé e Religião são montanhas poderosas na cultura local, principalmente porque o Budismo tem ajudado milhões aqui na reconstrução de suas vidas despedaçadas. Monges são extremamente respeitados mas também super acessíveis. Se quiser tirar fotos basta pedir e após a foto baixar a cabeça em agradecimento e sinal de respeito, eles não tem problema nenhum com isso. De onde pego essas dicas sobre a população local? conversando com monges. Uma boa parte fala inglês e justamente por premissa do Budismo, todos são extremamente receptivos.

- Aperto de mãos aqui não simboliza muito. Quando duas pessoas de cumprimentam entra em cena o 'sompiah'. Bastante comum na Tailandia tambem. Com as palmas das mãos juntas em sinal de reza, encostadas no seu peito e baixando a cabeça. Quanto mais alto as mãos e mais baixo sua cabeça mais respeitoso é o cumprimento. Minha dica de relações interpessoais na Ásia: Quando for cumprimentar alguém NUNCA tome a iniciativa, deixe ele te cumprimentar primeiro; então você repete o q ele fez. Assim você nunca terá o choque cultural.

- Ao visitar templos não use bermudas, ou camisetas; tire chapéu ou boné se estiver usando; tire os sapatos antes de entrar no templo; se sentar em frente a um Buda, nunca sente de pernas cruzadas; e também importante, NUNCA APONTE SEU DEDO PARA UM BUDA, também nunca aponte a sola do seu pé para ele.