site stats Blog da Scarlet: A Palavra Bomba

A Palavra Bomba

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Se você planeja visitar Cingapura, por favor fique sabendo que as autoridades aqui são extremamente rígidas com uma palavra de 5 letrinhas, especialmente se ela for dita dentro do Aeroporto daqui, o Changi Airport.

Não estou falando de nenhum palavrão em inglês do calibre de "fuck" ou "shit", também não é nenhuma palavra em Mandarim ou Indiano Tamil.

Explico: Essa semana uma família de Chineses, daqui de Cingapura mesmo, passor o pior inferno com as autoridades no aeroporto simplesmente porque um deles mencionou a palavra "bomba"; na verdade, como regra geral hoje em dia essa palavra já cria pânico em muitos aeroportos. Principalmente se fizer como aqueles jovens brasileiros que em Miami há um tempo falaram brincando que traziam uma bomba nas bagagens para os oficiais da imigração. (Na verdade era uma bomba hidráulica.)

Obviamente o caso so ficou público porque ela escreveu uma carta para o governo explicando os absurdos que ela sofreu, e como sempre eu só fiquei sabendo disso através de sites do exterior já que aqui a censura do governo se publica isso por perturbar a paz pública. (aliás eu explico o que significa isso aqui) Por isso conto o que li e fiquei sabendo, não vi nada disso na tv ou jornal por aqui.

Olha só, a família da sra.Tan (marido e casal de filhos) estavam indo no dia 9 de março para Darwin na Austrália passar um feriado, um destino bem comum aqui já que as passagens para Austrália custam até 60 dolares.

Ela chegou na imigração cedinho, já tinham feito o check-in e estavam naquela fila da autoridade que dá acesso aos terminais, ali naquele ponto onde todos se despedem dos familiares quando eles vão viajar. O pai e filho foram passear enquanto a mãe e a filha preferiram ir para o terminal logo.

Depois de terem os passaportes verificados eles foram passar em mais um scanner, escanear a bagagem de mão e o corpo agora. A filha de 9 anos passou, quando chegou a vez da mãe a oficial de imigração pediu que ela tirasse os sapatos para ser escaneada junto com a bagagem de mão e laptops. Ela o fez prontamente.

Quando a pequena filha perguntou: "Mãe, porque a senhora teve que tirar os sapatos?"

Depois de verificada, e enquanto calçava novamente os sapatos, a mãe respondeu que "eles (oficiais de segurança) tem medo que alguém traga alguma coisa suspeita escondida no sapato como uma...bomba".

ops!!!

Imediatamente o agente de seguraça postou-se de frente a ela (mãe) e começou a falar em tom alto e extremamente intimidante: "repita o que você acabou de falar!!". Ela então explicou o que falou para a filha, que nesse momento já estava extremamente assustada com a cena.
"Senhora, eu falei para você repetir exatamente a frase que você falou para sua filha?" - grita novamente com ela.

Então a mãe fez exatamente o que o oficial pediu. Ela disse:"Eu falei para minha filha que eu tirei os sapatos porque vocês temem que alguém traga coisa suspeita escondida no sapato, como uma bomba, por exemplo"

Alerta disparado. Imediatamente o oficial disse: "Madame, por favor vá aqui para o lado" (o famoso e terrível 'mam, step aside please', se você escutar isso de algum oficial, principalmente Americano é sinal de problemas). Ele falou também que ela espere ali enquanto ele iria 'reportar' o acontecido para o seu superior.
"A senhora falou a palavra bomba, 2 vezes. As leis aqui são rígidas com isso."

Entra em cena outro oficial, uma mulher, que começou a fazer busca de armas na mãe e na pequena filha de 9 anos e disse que ela falou a palavra "bomba" 2 vezes e isso é contra a lei e por causa disso ela pode ser presa e para decidir isso precisavam chamar a polícia. Enquanto isso o numero de oficiais aumentava e a polícia estava sendo chamada pelo inter-comunidador.

De acordo com o relato da mãe, essa mulher da segurança foi tão rude e ignorante que deu um empurrão na mãe e na pequena filha que quase as derruba, e recusava-se a escutar alguma explicação. De fato, ela ficou tão agressiva que um outro oficial presenciando a cena teve que intervir e parar com as grosserias verbais dela para com a dupla mãe e filha. A sra. Tan acha que os oficiais as estavam provocando de forma deliberada para ver se elas esboçavam alguma reação, e assim perante o juri justificar suas ações.

Mãe e filha caem em choro. Imagina o desespero.

A sra. Tan mora em Cingapura, e sabe muito bem o que pode acontecer com ela por aqui caso pelo menos olhe estranho para algum oficial, por isso ela manteve-se o mais recluso possível. As leis aqui são extremamente seguidas, inclusive com pena de morte.
Nesse momento ela sentou ao lado da filha e começou a anotar os nomes dos oficiais envolvidos no celular dela e mandar SMS. Disseram para ela que esperasse por outro oficial superior para decidir sobre esse caso. Suas esperanças eram de que esse oficial superior fosse um pouco mais razoável e visse o absurdo da situação, sendo presas e acusadas de terrorismo por causa de uma simples conversa com sua filha, e que foi interpretada completamente fora de contexto.

O oficial superior chegou, escutou a explicação delas e... recusou-se a decidir sobre esse assunto; Por isso elas foram enviadas para a polícia do estado (uma espécie de polícia federal). Ele ainda explicou que a razão disso era que apalavra "bomba" é extremamente sensível e que ela não a deveria ter dito 2 vezes, não importa o contexto, era a lei.

Uma hora depois pai e filho passam pela imigração e ficam sabendo do que aconteceu. Ele tentou explicar para as autoridades que era apenas um feriado para eles; suas explicações foram recusadas.

A companhia aérea explicou que descarregou as bagagens da família e iria decolar. Eles perderam o voo. Em seguida, a polícia do estado chegou para pegar seus testemunhos.

De acordo com a sra. Tan, felizmente os oficiais da polícia estadual foram extremamente profissionais e lúcidos,e ofereceram consolo e conselhos para a família. Também eles reconheceram que o incidente foi extremamente mal guiado por parte dos oficiais da imigração.

Ao final daquela manhã, a família foi liberada e nenhuma queixa foi prestada contra eles (a família).

Por causa de todo esse absurdo, a sra. Tan quer uma resposta das autoridades sobre o caso no seguinte:

* se os oficiais de segurança são treinados para tratar de forma rude e com má atitude os passageiros e quais as medidas que serão tomadas contra eles. Falou também que eles assistam o que as cameras do circuito de tv gravaram.

* que medidas serão tomadas para os agentes de seguranca (e listou o nome de todos eles)? Tais pessoas não merecem pertencer no quadro de pessoal de um aeroporto que é tido há vários anos como o melhor do mundo.

* é realmente esse o protocolo padrão sempre que a palavra "bomba" for mencionada 2 vezes por alguém (mesmo sendo pressionada por um oficial para repeti-la), e não importa o contexto ou tom de voz, e o perfil da pessoa que disse?

Ela disse ainda que não imaginava que tal coisa pudesse acontecer na vida deles, e que simplesmente estavam viajando de férias. Nenhuma palavra foi direcionada para nenhuma autoridade ou para alguém do aeroporto.

Então, se você vem para Cingapura, lembre-se : Por favor EVITE falar essa palavra proibida no aeroporto!