site stats Blog da Scarlet: O que é o Feng Shuei, Feng Shui

O que é o Feng Shuei, Feng Shui

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem   vindo!Os Chineses, notadamente um dos povos mais supersticiosos que eu ja vi, acreditam que existe uma força energetica espacial, sideral, energética ou coisa que o valha. É uma forca tão poderosa que pode determinar o destino de muitas coisas, tipo fazer gente ficar doente em determinado lugar, ou matar peixes num lago, ou destruir fortunas. Ela é chamada de Feng Shui (pronuncia-se Fon chu-ei) e traduzindo para o Português significa: vento e água. Funciona assim: O vento carrega essa energia, e a água a mantem ou fixa em algum lugar.

predios do Suntec, em Cingapura. Feitos na forma dos dedos da maoVeja só que engraçada / curiosa essa crença: de acordo com a crença deles, essa forca que é invisível, universal e extremamente poderosa, que altera tantas coisas ao redor, é ao mesmo tempo tão frágil que basta um desavisado colocar um prato, um copo, um chinelo num lugar errado que pronto, desmantela e desequilibra tudo. Veja só que superstição besta.

Mas é isso mesmo. Alguns exemplos:
  • você tem noites de sexo ruim? um entendedor de Feng Shuei vai dizer que é culpa da janela que fica atrás da sua cama.
  • Você está gastando muito dinheiro? Não consegue economizar? Não culpe o dinheiro gasto nas cervejas ou no preço dos alimentos, e sim a porta de entrada da sua casa que fica na mesma reta da porta de saida.
  • O seu filho fica doente facilmente com gripe? resfriado? Não é o inverno, ou aquela virose que está pegando todo mundo; as culpadas são tomadas na paredes do banheiro que você tem em casa.
E para os arquitetos e engenheiros aqui na Ásia, Feng Shui tem força de lei!!! Passam 4 ou 5 anos estudando exatas e calculos e desenho, e no final tem que ajoelhar frente a uma força invisível. Bancos, principalmente em Shangai e Hong Kong, usam essa técnica.

torre Taipei 101, em Taiwan. Sua forma foi inspirada num bambuExistem casos interessantíssimos como edifícios de Taiwan construidos e apontando em forma de seta para a China, como forma de afastr a influência do governo Chinês do Pais, e tem o Taipei 101 que é construido em forma de bambu. Em Xangai o prédio da sede do HSBC é 100% desmontável, não possui estruturas internas e a luz utilizada para iluminação é a solar, refletida em milhares de espelhos ao longo de todos os andares...um magnífico projeto de arquitetura, mas tudo dentro das leis do Feng Shuei.

Em Cingapura, existe um complexo chamado Suntec City de 5 edifícios, todos eles construidos na forma de uma mão com a palma para cima onde cada edifício é um dedo. E no centro deles, a maior fonte de água do mundo. Talvez Suntec City seja o maior expoente do Feng Shuei por aqui: Uma mão com uma fonte de água corrente na sua palma.

A montanha atras desse apartamento é chamada montanha do dragão; por causa do nome da montanha tiveram que fazer um buraco no meio do projeto do predio - para nao barrar o vento do Dragao e assim enfurece-lo (??)Como o pop não poupa ninguém, e portanto a moda espalhou-se pelo mundo. Afinal de contas, hoje é chiq (in) dizer que tem ou fez algo baseado na cultura Chinesa ou da China. Desde uma técnica de depilação com bambu até se auto-proclamar especialista em Feng Shuei (comprando livros online, claro). Sim, existem especialistas em Feng Shuei.

Até mesmo no Brasil se um arquiteto ou decorador não incluir Feng Shuei no seu vocabulario e projetos, talvez ele seja visto como 'manel' (out) pelo cliente.


no segundo andar do Suntec em Cingapura um rio artificial de agua corrente. Agua é elemento importantissimo no Feng ShueiNa minha opinião... não acredito nessas superstições, mas pelo menos os prédios e construcoes acabam virando edificios estilosos e realmente bonitos de se ver. Enchem o prédio de curvas, amplos espaços, tetos altos, escadas em espiral e com poucos degraus...fica bonito mesmo. As maluquices do projeto aumentam os custos enormemente, claro, mas o projeto final fica lindo. Enorme desperdício de espaço? Uns diriam que sim, mas esteticamente falando ficam lindos.

E aqui não poderia ser diferente. Cingapura que tem apenas 40 anos, teve a oportunidade de ser quase toda projetada usando Feng Shuei. E se algo não tem o Feng Shuei, simplesmente derrubam e constroem novamente. Afinal, um predio de 50 anos não tem tanto valor historico assim. Imagina alguém chegando em Machu Picchu e derrubando o local com a desculpa que ela é a culpada da pobreza no Peru? Impossível.

O Ba-Guá é o principal símbolo para a prática do Feng Shui moderno. Tem a forma octogonal que corresponde aos quatro pontos cardeais da bússola e às suas quatro subdivisões. Ele comumente é usado para melhorar o Feng Shui de sua casa, dividindo-o em oito setores ou ângulos. Esses setores são identificados de acordo com as direções da bússola e cada setor é relacionado a uma aspiração de vidaAqui uma história curiosa: Cingapura até os anos 60 e 70 era um país que vivia em palafitas, casinhas de teto de palha, populacao pobre e velha. Um país com NENHUM recurso natural. Até a água daqui é importada. Um senhor Chinês especialista em Feng Shuei determinou para o Primeiro-Ministro: A tarefa é difícil. O seu país é muito sem recursos, para seu país progredir, somente se cada habitante tem que trazer consigo um bagua (pronuncia-se pá kuá), de forma que o baguá se espalhe por todos os cantos do país.

O bagua, junto como o símbolo do Ying e Yang, é um dos simbolos mais fortes do Yi Ching (I Ching, pronuncia-se: i txin), o livro Chinês das mudanças (Book of Changes).

Mas como fazer (ou tentar fazer) cada um da população de um país carregar um símbolo desses? e os estrangeiros? e os indianos que não acreditam nisso? e os mulçumanos, o Islam? A solução foi genial: imprimiram na moeda de 1 dolar aqui o formato do bagua.

Pronto! agora todo mundo carrega um baguá consigo e todos (mesmo sem querer) ajudam com as energias positivas aqui.

Se vão construir qualquer coisa : uma linha de metrô, um prédio, uma rua, colocar um sinal de trânsito...antes tem que contratar um especialista em Feng Shuei para dar o aval. Senão, ele chega pro engenheiro Alemão ou para o arquiteto Italiano e fala: "Esse prédio aqui, quem colocar loja vai falir". Pronto! Os caras ficam putos da vida e ninguém quer comprar o projeto. Por isso mesmo as empresas estrangeiras seguem o Feng Shuei, mas que fiquem sabendo que muitas vezes não é pela forca invisível Chinesa e sim pela força invisivel do dinheiro.

Se voce é daqueles que acreditam em Feng Shuei, aqui umas dicas que colhi com o pessoal por aqui:

  • na sua mesa de trabalho, fique de frente para a porta de entrada do escritório, e nada deve bloquear sua visao até ela.
  • na cama do seu quarto, quando deitar-se a sola dos seus pés não podem ficar apontadas para a porta de entrada de casa.
  • os espacos devem ser amplos, quanto mais melhor. Esvazie a casa, quanto mais vazia no centro, melhor.
  • evite encher sua mesa com bugingangas, brinquedinhos ou muitas decoracoes. Canecas, copos, cadernos, bonecos, miniaturas, maquetes, tudo isso bloqueia energia ou podem estar alamdiçoados sem você saber e trazerem má sorte.
  • Espíritos maus tem medo de água corrente (??) por isso todo local deve ter pelo menos uma daquelas fontes de água.
  • Se voce tem visão bloqueada por algo coloque espelhos ou cristais para vê-las. Até copo com água serve, contanto que esteja apontada para o local que você quer ver.
  • As ruas nunca devem ser completamente retas. A razão (??) disso é que os espíritos maus (de novo, eles) não fazem curva (??). Espíritos maus só andam em linha reta.
  • Evite construir em locais onde morreu gente (coitados da Escandinávia e do Japão...devem estar muito pobres hoje)
  • As áreas nobres devem ter formato ferradura, usadas por cavalo. Elas atraem dinheiro.
  • Alguém está com mal olhado para você? Precisa de proteção? coloque uma estátua de leão chinês por perto.
  • Sobre sexo: Não fique deitado perto de janelas no seu quarto. Ela rouba sua energia e apetite sexual (coitados dos exibicionistas)